Fim da Ecovia - Coimbra

citação:Originalmente colocada por Nafs

A Ecovia nunca deu nada porque cá em Portugal as pessoas habituaram-se a usar o carro para ir a todo lado. De facto é mais prático pois não temos de estar sujeitos a horários nem nada. Sempre que precisamos temos o nosso carro à espera. É uma mentalidade que é preciso mudar, mas para ajudar a mudar também é preciso existir melhorias nos serviços... No percurso que faço diariamente, demoro cerca de 10 minutos quando vou de carro. De transportes públicos demoraria + de 1 hora...

Falar é fácil... a malta de LX anda mto mal habituada.

Cenário.

tens um part-time no Polo I durante 3 horas de manhã. Sais às 12:30h para ir almoçar ao Polo II e entrares na aula ás 14h.

Como fazes?

De transportes públicos com a brilhante carreira para o Polo II duvido.

Para agravar as coisas imagina que começas o dia do outro lado do rio e tens que apanhar pelo menos 2 autocarros.

De carro fazia cada etapa em menos de 10m. Isto às horas de ponta. A pé demorava cerca de 5m a 10m (conforme a minha vontade LOL ).

No polo II o estacionamento é mais fácil e as distancias percorridas = 2 ou 5m.

À noite para casa demorava tb 15m.

Diz-me um autocarro em coimbra que fizesse estes tempos...

S. Martinho -> Polo I
Polo I -> Polo II à hora do almoço
Polo II -> S. Martinho.

Falar é fácil, fazer é complicado...

Falar ainda é mais fácil qdo mtos estão acostumados a ter autocarros e metros à porta.

RR

citação:Originalmente colocada por Peaf

citação:Originalmente colocada por Nafs
No percurso que faço diariamente, demoro cerca de 10 minutos quando vou de carro. De transportes públicos demoraria + de 1 hora...
Está aqui tudo explicado...

A unica vantagem que me trouxe a Ecovia foi darem-me permissão para utilizar o parque junto à Estação B. Fiz um prova de pericia e não paguei qualquer valor pela utilização do espaço :D :).

O que mais detestava era circular atrás duma carrinha dos tipos. Aquela porra largava alta fumarada...dasssss [|)]

Andar de mota atrás deles então era impossível LOL [}:)]

RR

citação:Originalmente colocada por SOneca-II
Falar é fácil... a malta de LX anda mto mal habituada.

SOneca-II, o Nafs é de Coimbra e na sua ultima frase que citaste, acaba por estar em concordancia com este teu ultimo post ;)

Acho que aqui existe uma confusão entre senhas de viagens e senhas de estacionamento.

As senhas da Ecovia é que dão direito a 2 ou 4 viagens de autocarro, não são as senhas de viagens nos autocarros que dão direito a estacionamento.

Quanto aos transportes públicos, para além de não satisfazerem os meus horários, não gosto muito de andar neles. Fico enjoado de andar nos autocarros por causa dos cheiros e coisa e tal...

Eu que fikei sem carta agora... que remédio tenho eu de andar no belo 34 pro polo II ..

entre sair de casa, ir pra paragem, esperar pelo autocarro e a viagem em si, nunca demoro menos de meia hora a chegar lá..
de carro eram 5m e n tava dependente de horarios nem nada.. enfim.. :/

Infelizmente as pessoas continuam a ser muito comodistas e a querer levar o carro até ao destino. E consequentemente os problemas em arranjar estacionamento em Coimbra mantêm-se...

citação:Originalmente colocada por margalhau

Infelizmente as pessoas continuam a ser muito comodistas e a querer levar o carro até ao destino. E consequentemente os problemas em arranjar estacionamento em Coimbra mantêm-se...

Sabes que muitas vezes o problema são os transportes. Quando me deram lugar de garagem no meu antigo emprego passei a ir todos os dias de carro, demorava 20 minutos já a contar com o transito. De transportes demorava sempre 1h10 a 1h30, dependendo dos horarios e das corridas que dava para trocar de transporte.

Chama-me comodista se quiseres mas há percursos em que eu só uso os transportes publicos porque agora n tenho outro remédio...

Nomeadamente o casa<->faculdade que ja referi acima
Ou o Figueira <-> Coimbra .. mais de 1h de comboio pra fazer um percurso que se faz nem em meia hora de carro.. e dentro dos limites da lei! Pq apanhando a A14 vazia como costuma estar.. lol[:p]
Adicionando a isso o tempo que se demora a ir para/vir da estação de autocarro com as malas às costas... Claro que sempre tens os taxis mas enfim..(€€€€) lol

Pra n falar que se vai muitoooo mais confortavel no carro..

Em Coimbra os transportes publicos são ineficientes. Não se compreende como numa cidade tão pequena se demora tanto tempo a ir seja onde for usandos os transportes publicos. A melhor solução por cá ainda vai mesmo sendo o carro ou andar a pé.

Eu não tinha problema nenhum em usar diariamente o autocarro SE este fosse eficiente.

Agora... obviamente que não o vou fazer quando de carro demoro a ir para a faculdade no máximo 10 minutos, e de autocarro demoro (e já o fiz algumas vezes) quase 1 hora, e isto fazendo uma parte do caminho a pé. Para fazer sempre de autocarro demora mais de 1 hora e tenho que apanhar dois..

Ao pé de minha casa até há bastantes paragens, a questão é que os trajectos estão mal distribuidos e doua volta à cidade quase toda.

citação:Originalmente colocada por bimm€r

Eu que fikei sem carta agora... que remédio tenho eu de andar no belo 34 pro polo II ..

entre sair de casa, ir pra paragem, esperar pelo autocarro e a viagem em si, nunca demoro menos de meia hora a chegar lá..
de carro eram 5m e n tava dependente de horarios nem nada.. enfim.. :/

Deixa estar que te podes queixar mutio com as boleias que te tenho dado lolol.

Antes de ter carta, dizia que para poupar gasolina e poluir menos, ia continuar a usar transposrtes públicos mas de facto, desde que tenho carro, nunca mais andei de autocarro aqui em Coimbra. Em percursos que tinha de apanhar 2 autocarros em hora de ponta, chegava a demorar 1h30, sendo que agora demoro aí uns 10/15 minutos... Por muitas vantagens que os transportes públicos tenham, não os podemos levar muito a sério em Coimbra!....

citação:Originalmente colocada por Japh

Erm...

Numa cidade em que a "hora de ponta" dura 10 minutos ... era de prever :P

"V"

lol epa claro que o trânsito de coimbra não é como o de Lisboa mas também não estou a falar das zonas mais mvimentadas tipo rua fernão de magalhães (para quem conhece)... Mas de autocarro, principalmente no inverno, era um sofrimento...
Ah! E a hora de ponta não dura 10minutos! O tempo que eu demoro é que anda à volta disso =)

citação:Originalmente colocada por bimm€r

Chama-me comodista se quiseres mas há percursos em que eu só uso os transportes publicos porque agora n tenho outro remédio...

Nomeadamente o casa<->faculdade que ja referi acima
Ou o Figueira <-> Coimbra .. mais de 1h de comboio pra fazer um percurso que se faz nem em meia hora de carro.. e dentro dos limites da lei! Pq apanhando a A14 vazia como costuma estar.. lol[:p]
Adicionando a isso o tempo que se demora a ir para/vir da estação de autocarro com as malas às costas... Claro que sempre tens os taxis mas enfim..(€€€€) lol

Pra n falar que se vai muitoooo mais confortavel no carro..

Quase 1 hora demora o comboio de coimbra-cantanhede.

Para além disso, faz quase 40kms enquanto de carro se faz cerca de 20kms.

Como é óbvio, de carro faz-se, no máximo, 1/3 parte do tempo.

O comboio só serve para quem tem muito tempo.

Muito tempo ou pco €.

De qq maneira o objectivo da Ecovia tb era o de descongestionar o crónico problema da falta de estacionamento. Lembro-me nomeadamente da Universidade e da Fernão de Magalhães/Rua da Sofia/Baixa. Para ir lá tem q se deixar uma fortuna (sim pq com o fraccionamento do preço 1a hoar ficou bastante mais cara) no ... Bragaparques ... lol

Back