Fim do Windows na Europa?

Tux

Well-known member
Será que finalmente vamos abrir os olhos e começar a usar o que mais nos convém?
Mais um país que baniu o Windows dos seus sistemas.
https://exame.com/tecnologia/porque...na-europa-sinaliza-uma-nova-era-para-o-linux/
A pergunta que deixo aqui: Portugal não poupava uns largos milhões ao trocar o Windows pelo Linux?

Eu pessoalmente cá em casa já tenho Linux instalado. Sou contra a estupidez da Microsoft querer mandar PCs completamente funcionais para o lixo. Ainda por cima, o Linux está muito mais intuitivo.
Acho que é tudo uma questão de tempo para mudar o chip.

Será que finalmente vamos abrir os olhos e começar a usar o que mais nos convém?
https://exame.com/tecnologia/porque...na-europa-sinaliza-uma-nova-era-para-o-linux/
A pergunta que deixo aqui: Portugal não poupava uns largos milhões ao trocar o Windows pelo Linux?

Eu pessoalmente cá em casa já tenho Linux instalado. Sou contra a estupidez da Microsoft querer mandar PCs completamente funcionais para o lixo. Ainda por cima, o Linux está muito mais intuitivo.

Tenho a impressão que antes disso a microsoft vai permitir instalar o win11 nas máquinas que presentemente dizem que são incompatíveis. Linux, cheguei a experimentar nos inicios de 2000, e acabei por não me adaptar aquilo, mesmo porque na altura o suporte era muito pouco. Caso o win10 comece a dar muitos problemas, vou ter de ver alternativas.

é só fumo, no final fica tudo igual porque o Linux não está feito para o consumidor final. Para empresas e instituições fazem bem em usar, e é uma boa ideia gastar dinheiro em open source, incluindo funcionários para manter o sistema a funcionar, em vez de gastar dinheiro em licenças da Microsoft. No final a diferença de custos não é assim tão grande e nem todos mudam.

A China, graças ao bloqueio do Trump, foi "obrigada" atraves da Huawei a desenvolver o HarmonyOS, um sistema operativo completo, para computador, telemovel, relogio e tablet, completamente blindado de sanções ou tecnologia americana, criando uma verdadeira alternativa para consumidores ao dominio americano.

Na realidade todos nós ou a esmagadora maioria já usa Linux sem saber. Tanto o Android como IOS são distribuições feitas com Linux.
Pessoalmente só vejo vantagens: é grátis, seguro, fácil de usar e tem a esmagadora maioria de software necessário para o utilizador comum.
Para as escolas é excelente, para controlar PCs e fazer as reparações à distância, isto para o sistema E-Escola.

é só fumo, no final fica tudo igual porque o Linux não está feito para o consumidor final. Para empresas e instituições fazem bem em usar, e é uma boa ideia gastar dinheiro em open source, incluindo funcionários para manter o sistema a funcionar, em vez de gastar dinheiro em licenças da Microsoft. No final a diferença de custos não é assim tão grande e nem todos mudam.

A China, graças ao bloqueio do Trump, foi "obrigada" atraves da Huawei a desenvolver o HarmonyOS, um sistema operativo completo, para computador, telemovel, relogio e tablet, completamente blindado de sanções ou tecnologia americana, criando uma verdadeira alternativa para consumidores ao dominio americano.
Sim, o objetivo é ser usado principalmente pelas empresas e função pública. O grosso da poupança estaria aí.
A nível pessoal só muda quem quer, mas para quem tem um PC em vias de ficar obsoleto, aconselho vivamente a experimentar o Ubuntu ou o zorin os. São muito bons e super estáveis.
O Zorin foi mesmo feito para quem quer fazer a transição mais facilmente.
É só expreitar:
https://blog.zorin.com/2016/11/18/zorin-os-12-core-and-ultimate-are-here-our-biggest-release-ever-2/

Na realidade todos nós ou a esmagadora maioria já usa Linux sem saber. Tanto o Android como IOS são distribuições feitas com Linux.
Pessoalmente só vejo vantagens: é grátis, seguro, fácil de usar e tem a esmagadora maioria de software necessário para o utilizador comum.
Para as escolas é excelente, para controlar PCs e fazer as reparações à distância, isto para o sistema E-Escola.

Eu vejo imenso potencial, mas infelizmente as coisas ainda não estão lá.

Numa exemplo pararelo, a app Signal é tudo o que as coisas digitais deviam ser, é open source, privacidade máxima, fazer o basico (Mensagems, chamadas, video) bem, não tem o lixo e inutilidades de um whatsapp sempre a adicionar funcionalidade e maneiras de extrair informação do consumidor, etc.

Faz falta mais coisas com a mesma filosofia.

• Like
Reactions: Tux

Dizer isso é o mesmo que dizer que o ser humano descende do macaco. Não é verdade. iOS e Linux têm um antepassado comum, que é o UNIX, mas desenvolveram-se por linhas completamente distintas.
O iOS vem do MacOS, que foi desenvolvido a partir de um SO "Unix" chamado Darwin desenvolvido pela própria Apple, com um kernel XNU e componentes FreeBSD.
O Android, sim, usa um kernel Linux.

Mas pegando no Linux para desktop, o "problema" é que, por muito bom que seja um SO open source, este só se torna um sucesso global se tiver uma máquina comercial muito forte a puxar por ele. E isso, por definição, não existe em open source. Por isso é que as únicas implementações de Linux realmente bem sucedias são aquelas em que o sistema permanece escondido.

Last edited:

Estas notícias vão aparecendo de forma cícilca e na verdade há muita coisa a correr Linux na retaguarda em servidores, etc. Mas continua a haver muita resistência ao nível do "frontend". Há uma curva de aprendizagem relativamente inclinada nestas coisas e "toda" a gente está muito habituada ao Windows. Por outro lado temos que admitir que as aplicações Linux, quando existem, ainda não chegaram ao nível de sofisticação, facilidade de uso e familiaridade que as do Windows. É também muito difícil convencer por exemplo uma Software House de aplicações de contabilidade, ERP, etc, a desenvolver para um SO cuja base de utilizadores é muito pequena.

Para já nem entrar na questão do suporte. Não há nenhuma distribuição LINUX que esteja preparada para levar com um crescimento de milhões de utilizadores em pouco tempo.

O problema não é tanto o Windows, mas mais o Office.

A nível empresarial, seria muito difícil abdicar de Active Directory, serviços de domínio Windows e Office.

Mas por outro lado, cada vez mais estamos a migrar para ambientes em que do lado dos utilizadores, tudo o que é necessário é um browser e ligação à Internet, por isso mais cedo ou mais tarde vamos deixar de ficar presos a um sistema operativo.

Back