Eu sei, ubunto é "debian based"...mas penso que a partir de certo ponto, separam "águas", por isso estou tentado a testar o debian, como disse estará uma distro mais sólida.
Não é assim TÃO diferente...
Grosso modo o processo é o seguinte.. No desenvolvimento do Debian há 3 ramos (ou 4 se contarmos com os repositórios experimentais), ou 3 patamares que os pacotes têm que percorrer..
As novas versões dos pacotes começam por entrar no repositório instável.. Depois, aquilo que é suposto entrar no próximo lançamento estável é passado para o repositório testing, onde os bugs são corrigidos... E a cada 2~3 anos, é congelado o repositório testing e passa a estável.. E mantém-se estável até que o próximo testing passe também a estável daqui a outros 2 ou 3 anos.
O Ubuntu tal como Debian tem por base o repositórios Debian Unstable, que é por onde começa.. Mas depois tem um ciclo diferente de desenvolvimento.
O que acontece, é que no inicio de cada ciclo do Ubuntu é feita uam sincronização dos pacotes com o Debian Unstable... São importados os pacotes directamente do repositório do Debian para o do Ubuntu. Depois são adicionados os programas próprios do Ubuntu, como os vários assistentes, as personalizações, como os temas e tal, são adicionados drivers.. E em alguns programas mais importantes são escolhidas versões mais recentes do que as que normalmente havia no repositório do Debian na hora da sincronização (Firefox, OpenOffice, Gnome, etc..)..
E ao fim de 6 meses sai uma nova versão do Ubuntu...
Ou seja, a base é a mesma, que é o repositório Debian Unstable.. Agora o ciclo de desenvolvimento do Debian é diferente.
Cada um tem as suas vantagens..
- O Debian sai quando está pronto, não há prazos fixos. O Ubuntu tem um ciclo fixo de lançamentos que coincide com os lançamentos das novas versões do Gnome (6 em 6 meses) tornando os lançamentos 100% previsíveis. E permitindo as pessoas ter versões actualizadas e estáveis.
- O Debian é mais estavel, embora as versões LTS do Ubuntu que saem a cada 2 anos, a julgar pelo Dapper também sejam muitíssimo estáveis.
- O Debian suporta 11 arquitecturas e mais de 20 mil pacotes de forma oficial. No Ubuntu de forma oficial apenas 4000 e tal pacotes para x86, AMD64 e Sun são suportados. O suporte dos restantes 16 mil e tal pacotes e da arquitectura PowerPC é não oficial.