Estou já na Finlândia-Impressões
Estou já na Finlândia-Impressões
Bem, apesar de não participar muito no fórum confesso que sou um leitor mais ou menos assíduo.
Decidi então deixar aqui um breve testemunho sobre a minha experiência na cidade de Rovaniemi, situada a 3km do círculo polar ártico.
Então é assim: Cheguei na Finlandia em Agosto deste ano para realizar o meu período de ERASMUS durante 1 semestre, ou seja, até Dezembro. Não fazia idéia de como seria a vida cá, nem como funcionaria ao certo o sistema de estudos. E relativamente ao país, tinha apenas conhecimentos gerais, ou seja, sabia que era um país frio e o custo de vida seria elevado,
etc...
Os primeiros dias: Bem, como é sabido, os primeiros dias são difíceis e penosos... As primeiras impressões foram um bocado assustadoras: Um mero café na rua custa 2,50€, o taxi foi caríssimo, a minha residencia fica a 6km da universidade e em pleno´verão´ estavam 10 graus! Ah! e também estranhei o facto de que não anoitecia, ou seja, mesmo a meia noite ainda era de dia
] Pra piorar a situaçãõ fiquei alojado num quarto sem internet, televisão ou rádio! Com tudo isso fiquei um bocado desanimado e pus me a pensar se teria feito a escolha acertada em vir para a Finlandia...
Convém referir que não sou nenhum novato nesta matéria de viver longe de casa, pois já vivi no Brasil(Rio de Janeiro), Estados Unidos(Bostos), por um breve período na Suiça(Samnaun), e também em Bragança e Braga. Mas mesmo assim, e acho que é normal, os primeiros dias foram complicados e tristonhos.
Mas como sempre depois uma pessoa se acostuma, e foi o que aconteceu: Comecei a conhecer melhor o pessoal ERASMUS, e com as sucessivas saídas a noite(uma cerveja 4,30€:sh) )e festas nos nossos flats, acabamos por nos conhecer melhor... Também fui transferido para um flat onde consegui ter acesso a net wireless, graças à um casal(ela russa, ele da Tanzânia) que mora comigo.
A questão da distância relativamente a universidade foi contornada com a compra de uma bicicleta usada, já que as novas aqui custam pra lá de 250€!!! Fiquei impressionado com a adesão dos Finlandeses às bicicletas como meio de transporte. Aqui quase toda a população se desloca de bicicleta e mesmo as crianças e os idosos as utilizam, mesmo surpreendente! Mesmo hoje de manhã fui para a uni de bike e apesar de estar a chover e a temperatura próxima dos 2 graus, via-se mesmo muita gente de bike!
O que mais posso dizer?[

]
-Bem, o clima é lixado, ontem à noite já estavam -5C e este fim de semana já é previsto nevar... No inverno as temperaturas chegam facilmente aos -30C
-O sistema de estudos é diferente, funciona por módulos e a maioria das minhas cadeiras serão feitas por book exams, ou seja, sem aulas. As poucas aulas que terei serão leccionadas em inglês, o que eu acho muito positivo e que deveria ser feito em Portugal também.
-O custo de vida é alto, mas se evitarmos os cafezinhos etc... e fizermos compras no LIDL, até nem é tão mal.
-Pelo que pude perceber, é um país com muitas oportunidades a nivel de emprego. Não sei quanto serão os salários, e se alguém tiver mais experiencia no assunto, opine sff!
Enfim, desculpem se o post estiver um pouco confuso, mas acho que já da para ter alguma idéia. Ah! Eu estudo Relações Internacionais na Universidade do Minho e estou no último ano do curso.
Cumprimentos
P.S-Vou colocar este post também no tópico que abri há uns meses atrás sobre Erasmus na Finlândia