Finland...ERASMUS

Proactiv

New member
Boas, como o próprio título indica, vou de ERASMUS para a Finlandia, mais propriamente para Rovaniemi.[:cool:]

Gostaria de saber se algum membro já esteve por aquele país ou se me podem dar algum feedback...[kiss]

Vou ficar por lá durante 6 meses, alojado numa residencia universitária, na University of Lapland.

Qualquer informação é bem vinda[;)]

É volante á esquerda e escala em Km/h não é ?

Não é um país inglês pois não ?

Então força, é País nórdico e isso é muito bom !

É volante á esquerda e escala em Km/h não é ?

Conduzir à esquerda é fácil, é apenas uma questão de hábito... este fim-de-semana conduzi pela 2a vez em inglaterra, 2000km por inglaterra e escocia (de autoestrada até caminho de cabras.) Em 1 ou 2 horas habituas-te

Todos os carros com escala em MPH tem também escala em KPH. Mas de qualquer forma a conversão é tao facil que não importa

Não é um país inglês pois não ?

:confused::confused::confused: Qual o problema dos paises ingleses? Dos melhores ambientes que se arranja ainda é nos USA

Então força, é País nórdico e isso é muito bom !

É bom, é verdade [;)]

Quando á condução á esquerda..epá tudo bem, mas faz-me confusão meter mudanças com a mão esquerda [:D] A escala em MPH apenas fica feia no velocímetro [:D]

USA ?? esse país pode ter muita coisa boa, e para cada boa, tem 2 más [:p]

Quando á condução á esquerda..epá tudo bem, mas faz-me confusão meter mudanças com a mão esquerda [:D] A escala em MPH apenas fica feia no velocímetro [:D]

USA ?? esse país pode ter muita coisa boa, e para cada boa, tem 2 más [:p]

Quem ouvir o Magno a falar até pensa que ele conhece meio mundo, mas depois fala mais um bocadinho e percebe-se que nunca deve ter saído do bairro dele mas pensa que por ter visto uns filmes já pode falar sobre tudo.

Quanto à Finlândia, estive lá pouco tempo e só na capital, mas deu para perceber, se dúvidas houvesse, que é um país muito frio, incluindo as pessoas. As mulheres não são nada de especial, principalmente quando comparadas com os espécimes mais a sul (Polónia e Letónia pe). Vive-se muito o heavy metal e as pessoas são por norma depressivas (pudera, com a falta de luz que por lá há...). O custo de vida é caríssimo comparado com Pt.

Os Finlandeses com quem trabalho são tipos muito eficientes, mas muito pouco criativos, no final apresentam o trabalho bem feito, sem surpresas, mas também sem excederem espectativas.

Obviamente que 6 meses são 6 meses, mas não seria o meu destino perfeito de Erasmus, mas de certeza que conheces lá umas Espanholas ou umas Italianas com quem te entreteres e conheceres o país que é lindíssimo.

Quem ouvir o Magno a falar até pensa que ele conhece meio mundo, mas depois fala mais um bocadinho e percebe-se que nunca deve ter saído do bairro dele mas pensa que por ter visto uns filmes já pode falar sobre tudo.

[:)]

Isso acontece com muito boa gente por aqui...

Quanto à Finlândia, estive lá pouco tempo e só na capital, mas deu para perceber, se dúvidas houvesse, que é um país muito frio, incluindo as pessoas. As mulheres não são nada de especial, principalmente quando comparadas com os espécimes mais a sul (Polónia e Letónia pe). Vive-se muito o heavy metal e as pessoas são por norma depressivas (pudera, com a falta de luz que por lá há...). O custo de vida é caríssimo comparado com Pt.

Os Finlandeses com quem trabalho são tipos muito eficientes, mas muito pouco criativos, no final apresentam o trabalho bem feito, sem surpresas, mas também sem excederem espectativas.

Obviamente que 6 meses são 6 meses, mas não seria o meu destino perfeito de Erasmus, mas de certeza que conheces lá umas Espanholas ou umas Italianas com quem te entreteres e conheceres o país que é lindíssimo.

Obrigado pela resposta[;)]

Era mesmo essa a idéia que eu tinha, especialmente das mulheres[:D]

Contudo, não sei até que ponto o custo de vida será muito mais caro, pois ficarei instalado numas residencias(Quarto individual; 125€\mes) e poderei almoçar na cantina a 2.30€. Espero que de resto não seja assim tão caro, pois não tenho muitos €€€

Eu até pensava em ir antes para a República Checa, mas a universidade não pareceu grande coisa e as cadeiras não tinham muito a ver com o meu curso:( .

Cumps

Eu por acaso já estive a trabalhar na Finlândia,mais propriamente na cidade de Salo que fica localizada entre a capital Helsínquia e Turku.
A nível profissional posso dizer que a experiência foi óptima, pese embora os 30 graus serem negativos.
As pessoas são bastante "frias" a não ser às quartas e sextas ou sábados que além de quentes também são mais abertas .
As mulheres não são muitos bonitas, principalmente quando comparadas com as vizinhas da Suécia ou da Estónia .
Relativamente Às pessoas que conheci ligadas à investigação ou professores, são de uma forma geral pessoas simpáticas que tratas por "tu" sem manias nem complexos.
O nível de vida é barato se não optares por luxos, pois por lá também já existe o lidel e os preços são semelhantes.
Caso optes por ir tomar café, lanchar, ir jantar fora, ter carro então passamos para um patamar bastante caro. O preço de entrada nas discotecas sem direito a nenhuma bebida são entre 7,5 a 10 euros e depois cada bebida custa no mínimo 5 euros, além disso como levas muita roupa tens sempre de pagar o bengaleiro.
Outra coisa é que não há talhos nem peixarias pelo menos na cidade onde eu estava para comprar carne era no supermercado, as carnes já vem embaladas e preparadas com molhos, se quiseres um conselho de amigo lava sempre a carne antes de a prepares para tirares os molhos, o desses molhos é muito mau.
Se quiseres bebidas alcoólicas tens de te dirigir à uma loja do alcool.
Não te esqueças que não deves sair de casa com o cabelo molhado, se saires com 25 graus negativos vais perceber porquê!
Leva meias calças, como aquelas dos bebés, e alguns gorros mas dos quentes cachecóis e luvas das da serra de estrela.
Já agora o grau de dificuldade de lá é inferior ao de cá no que aos estudos diz respeito, mas são muito metódicos e organizados.
Outra coisa se te convidarem para um churrasco leva sempre a tua coca-cola ou cerveja e salsichas.
O melhor meio de transporte e que se arranjares um bom negócio compra é uma bike é que os tranportes também são caros.
Um abraço e se precisares de algo mais que eu te possa ajudar envia-me uma mensagem.

depois de ler mta coisa aqui... e a lingua?

como conseguirao aprender a materia (afinal vao la acabar o curso) numa lingua estranha? (ainda se fosse ingles... agora finlandes ou sueco... :S :S)

depois de ler mta coisa aqui... e a lingua?

como conseguirao aprender a materia (afinal vao la acabar o curso) numa lingua estranha? (ainda se fosse ingles... agora finlandes ou sueco... :S :S)

As aulas normalmente são dadas em Inglês. Mesmo na rua a grande maioria da população fala inglês.

Já agora não se esqueçam que para muitos deles o inglês é quase uma segunda língua, é normal leccionarem em inglês, principalmente nas áreas das engenharias e recursos humanos, isto porque se preocupam com a integração dos estudantes no mundo do trabalho e como este mundo é cada vez mais global; pensam eles que mais vale prevenir do que remediar.

Tem das melhores bandas do mundo!
Quem me dera ir so para 'tar nos gigs todos apr:)

De resto nao posso ajudar muito, a unica coisa que sei da lingua é que a palavra "Takatalvi" significa "Inverno Nuclear", deve ajudar pouco :sh)[:D]

Tenho um prof que esteve na Finlândia a estudar, diz ele que teve lá uma namorada, por isso... com um bocadinho de sorte vais lá...
Quanto ao cabelo molhado: Já aqui eu fico com a garganta a arder se fizer isso, imagino lá...

Obrigado pelos conselhosapr:)

Bom, quanto ao clima, acho que não terei grandes dificuldades, pois já vivi um ano em Boston nos States onde até era bem frio.

Um amigo meu disse-me que era possível viver lá com 400€/mês, incluindo residencia, comida etc...

O que acham desse valor, é realista?:confused:

Eu estive na Noruega em Erasmus e os 400€ já com o alojamento não acredito (eu pagava 250/300€) eu aconselhava-te a contares na casa dos 700€ sem te esticares muito.

Em relação ao tempo eu na Noruega com 0 graus vinha a rua de t-shirt levar a roupa e o contentor ficava a +- 300m. Frio insuportável só quando baixava dos -10, mas estava no interior, não sei como é na zona onde tu vais.

Estou já na Finlândia-Impressões

Estou já na Finlândia-Impressões

Bem, apesar de não participar muito no fórum confesso que sou um leitor mais ou menos assíduo.

Decidi então deixar aqui um breve testemunho sobre a minha experiência na cidade de Rovaniemi, situada a 3km do círculo polar ártico.

Então é assim: Cheguei na Finlandia em Agosto deste ano para realizar o meu período de ERASMUS durante 1 semestre, ou seja, até Dezembro. Não fazia idéia de como seria a vida cá, nem como funcionaria ao certo o sistema de estudos. E relativamente ao país, tinha apenas conhecimentos gerais, ou seja, sabia que era um país frio e o custo de vida seria elevado,
etc...

Os primeiros dias: Bem, como é sabido, os primeiros dias são difíceis e penosos... As primeiras impressões foram um bocado assustadoras: Um mero café na rua custa 2,50€, o taxi foi caríssimo, a minha residencia fica a 6km da universidade e em pleno´verão´ estavam 10 graus! Ah! e também estranhei o facto de que não anoitecia, ou seja, mesmo a meia noite ainda era de dia![:D] Pra piorar a situaçãõ fiquei alojado num quarto sem internet, televisão ou rádio! Com tudo isso fiquei um bocado desanimado e pus me a pensar se teria feito a escolha acertada em vir para a Finlandia...
Convém referir que não sou nenhum novato nesta matéria de viver longe de casa, pois já vivi no Brasil(Rio de Janeiro), Estados Unidos(Bostos), por um breve período na Suiça(Samnaun), e também em Bragança e Braga. Mas mesmo assim, e acho que é normal, os primeiros dias foram complicados e tristonhos.

Mas como sempre depois uma pessoa se acostuma, e foi o que aconteceu: Comecei a conhecer melhor o pessoal ERASMUS, e com as sucessivas saídas a noite(uma cerveja 4,30€:sh) )e festas nos nossos flats, acabamos por nos conhecer melhor... Também fui transferido para um flat onde consegui ter acesso a net wireless, graças à um casal(ela russa, ele da Tanzânia) que mora comigo.

A questão da distância relativamente a universidade foi contornada com a compra de uma bicicleta usada, já que as novas aqui custam pra lá de 250€!!! Fiquei impressionado com a adesão dos Finlandeses às bicicletas como meio de transporte. Aqui quase toda a população se desloca de bicicleta e mesmo as crianças e os idosos as utilizam, mesmo surpreendente! Mesmo hoje de manhã fui para a uni de bike e apesar de estar a chover e a temperatura próxima dos 2 graus, via-se mesmo muita gente de bike!

O que mais posso dizer?[:D]

-Bem, o clima é lixado, ontem à noite já estavam -5C e este fim de semana já é previsto nevar... No inverno as temperaturas chegam facilmente aos -30C
-O sistema de estudos é diferente, funciona por módulos e a maioria das minhas cadeiras serão feitas por book exams, ou seja, sem aulas. As poucas aulas que terei serão leccionadas em inglês, o que eu acho muito positivo e que deveria ser feito em Portugal também.
-O custo de vida é alto, mas se evitarmos os cafezinhos etc... e fizermos compras no LIDL, até nem é tão mal.
-Pelo que pude perceber, é um país com muitas oportunidades a nivel de emprego. Não sei quanto serão os salários, e se alguém tiver mais experiencia no assunto, opine sff!

Enfim, desculpem se o post estiver um pouco confuso, mas acho que já da para ter alguma idéia. Ah! Eu estudo Relações Internacionais na Universidade do Minho e estou no último ano do curso.

Cumprimentos

P.S-Vou colocar este post também no tópico que abri há uns meses atrás sobre Erasmus na Finlândia

Muito bem!

Por acaso, é uma experiência que me falta (trabalhar fora) e gostava de experimentar um país como a Finlândia.

Tenho de pensar nisso mais a sério.

Quanto ao resto, é um bom Diário de Bordo! Tenta mantê-lo actualizado, mesmo com fotos e assim! :)

Back