Fiquei apeado

Partiram todos os pistões?

Isso das repros é muito lindo, principalmente enquanto o motor tem poucos quilómetros ou não se andou muito tempo. Já é o 2º caso que conheço de um TDi que rebentou assim com repro. Posso dizer que com a repro os injectores passam a trabalhar sobredimensionados e depois com os quilómetros vão perdendo precisão até que um dia injectam fora do tempo e depois..parte o pistão e causa outros danos em diversos componentes.

Obviamente não posso afirmar que tenha sido isso a acontecer neste caso mas que é extremamente parecido, isso é. Tira a repro com o motor "novo".

Cumprimentos.

Certo[;)]
Quando tiver mais informações eu depois relato...
O motor já está encontrado, tem cerca de 70.000km, espero que esteja em bom estado, pelo menos dão-me 2 anos de garantia...

Avança, ainda por cima com garantia, nem penses duas vezes...

Guarda as peças do outro, sobretudo, injectores, turbo etc... as peças mais valiosas e susceptíveis de avariarem!

Cumps!

Partiram todos os pistões?

Isso das repros é muito lindo, principalmente enquanto o motor tem poucos quilómetros ou não se andou muito tempo. Já é o 2º caso que conheço de um TDi que rebentou assim com repro. Posso dizer que com a repro os injectores passam a trabalhar sobredimensionados e depois com os quilómetros vão perdendo precisão até que um dia injectam fora do tempo e depois..parte o pistão e causa outros danos em diversos componentes.

Obviamente não posso afirmar que tenha sido isso a acontecer neste caso mas que é extremamente parecido, isso é. Tira a repro com o motor "novo".

Cumprimentos.

Só esperava era que dos primeiros componentes a notar-se desgaste seria mesmo o turbo ou a embraiagem, não acredito muito que tenha sido da repro, talvez da utilização que levou em tempos, na altura esticava demasiado pelo motor...

Edit: Quanto á repro ,não vou mexer em nada, não sei se eles vão mexer na gestão do motor novo ou não, fica da maneira como me entregarem o carro, tenha ele repro ou não...

Last edited:
Avança, ainda por cima com garantia, nem penses duas vezes...

Guarda as peças do outro, sobretudo, injectores, turbo etc... as peças mais valiosas e susceptíveis de avariarem!

Cumps!

Não vou fazer da minha garagem uma sucata...lol, o turbo penso que fica o mesmo, não vejo razão para ser mudado...

Só esperava era que dos primeiros componentes a notar-se desgaste seria mesmo o turbo ou a embraiagem, não acredito muito que tenha sido da repro, talvez da utilização que levou em tempos, na altura esticava demasiado pelo motor...

O turbo, desde que a pressão esteja dentro dos parametros, não tem problema.

O mal é a mistura do excesso de combustivel e de pressão de admissão dentro da câmara de combustão.
Enquanto o motor é novo vai aguentando mas com os kms e com o respectivo desgaste, os segmentos e outros componentes podem não aguentar e ceder.
Não esquecer que tudo isto também aumenta a temperatura dentro das câmaras de combustão.

Edit: Quanto á repro ,não vou mexer em nada, não sei se eles vão mexer na gestão do motor novo ou não, fica da maneira como me entregarem o carro, tenha ele repro ou não...
~

Se estás assim naquela de ter repro, então mais vale tirá-la.

Não corres riscos e não desgastas precocemente o material. É só um conselho.

Cumprimentos.

PS: não estou a dizer que tenha sido a repro, limitei-me a constatar uma serie de factos. Claro que nestas ocasiões poucos dizem o que realmente se passou ou até se aconteceu alguma coisa. Eu falo do assunto a sério porque vi in loco o que se passou e pude também ouvir muitas histórias iguais. Agora aparece aqui mais um exactamente na mesma situação, mesmos sintomas, mesmas peças partidas e repro. Como se costuma dizer, cada um sabe de si.

Last edited:
pois, a repro poderá estar relacionada com o problema... mas agora que surgiu um problema a culpa vai logo prá repro, mesmo que não esteja nada relacionado...

já se viu que pretendias mais potencia, porque não metes um tdi 150 ou de 130cv?

já agora esse motor que compraste, em quando te ficou, se não quiseres dizer, tás à vontade [;)]

pois, a repro poderá estar relacionada com o problema... mas agora que surgiu um problema a culpa vai logo prá repro, mesmo que não esteja nada relacionado...

Tens um motor que em 160 mil kms parte um ou mais pistões. No entanto achas que pode não estar relacionado com a repro?...Uma mistura muito rica vai sempre causar desgaste nos pistões e nos segmentos. Qual foi mesmo a peça que partiu?...

Não existia uma série de blocos do 1.9TDI com problemas de racharem?
Lembro-me de uns tópicos a falarem disso...

No grupo VAG houve uma grande polémica em torno dos 2.0 TDI que rachavam a cabeça. Do 1.9 nunca tinha ouvido falar.

Belshior,

Para que isso tenha acontecido é certo que o motor foi muito "esgravatado" ao longo da sua vida.

É preciso agora ter mais calma com o novo "coração".

Tens um motor que em 160 mil kms parte um ou mais pistões. No entanto achas que pode não estar relacionado com a repro?...Uma mistura muito rica vai sempre causar desgaste nos pistões e nos segmentos. Qual foi mesmo a peça que partiu?...

também há pessoas com problemas nos pulmões e que nunca fumaram... mas se fumassem, diziam logo que tinha sido causado pelo tabaco...[;)]
é neste sentido que eu digo: provavelmente foi da repro, mas pode não ter sido... [;)]

Pois não sei se poderá estar directamente relacionado com a repro, é possivel, pela explicação que o Alpiger deu, será realmente um dos pontos fulcrais resultante da avaria, eu sei que por vezes também não fui muito meigo com o carro...
Lembrei-me agora que á pouco tempo fiz uma tirada de 100km com o carro sempre a rondar o red line e quando parei na portagem parecia que o motor ao ralenti estava solto, achei um pouco estranho, mas no dia seguinte estava normal, por vezes faço destas asneiras e o material ressente-se, independentemente da repro, mas esta leva o carro ainda mais ao limite e poderá ser daí...
Agora não estou para andar a forçar de novo espero ter mais juízo[;)], senão a carteira vai-se ressentir...

LH, ainda não tenho valores concretos tudo indica que irá rondar os 2000 e tal euros, mas quando souber os valores reais não tenho problemas em revelar...
Quanto ao motor do 130\150 cv, aí teria que mudar mais que o próprio motor, pois o bloco em si será á partida o mesmo...

LH, ainda não tenho valores concretos tudo indica que irá rondar os 2000 e tal euros, mas quando souber os valores reais não tenho problemas em revelar...
Quanto ao motor do 130\150 cv, aí teria que mudar mais que o próprio motor, pois o bloco em si será á partida o mesmo...

Não creio que o bloco seja o mesmo por uma razão muito simples. O grupo VAG de à poucos anos para cá que tem vindo a "selar" os blocos, ou seja, se um componente do mesmo ficar danificado por um motivo qualquer, todo o bloco tem de ser substituído.
Á coisa de 5 meses tive numa oficina ao lado dum bloco 2.0 TDI que tinha empenado a cambota e como tal a sua vida ficou por aí pois os blocos estão selados. Meteu dó, visto que o motor só tinha 70.000km.

No máximo, virá é um bloco "novo" ao qual lhe será montada a cabeça do teu actual motor. Mas sinceramente não acredito que seja assim pois o que vem é sempre o motor por inteiro.

Boas, já tenho a máquina de novo...

Então é assim, vou tentar explicar mais ou menos o que entendi da explicação que me deram...

O piston ou injector devido á pressão a que estava sujeito partiu o orificio para onde injectava combustivel :confused::confused:, lol...

Conclusão levou um motor com cerca de 70.000km, com garantia...
Motor, correia distribuição, bomba de água, óleo, filtro de óleo, anticongelante e mão de obra ficou pela módica quantia de 2117€ + iva...

Andei hoje com o carro e está porreiro, mas não me quis esticar muito...

Em relação á repro, para ser sincero não consigo notar foi alterada ou não...
No entanto não vou esticar demasiado nos próximos tempos...

Já te deram a razão, que vai de encontro ao que eu escrevi.

Agora está nas tuas mãos reprogramar para origem, se não o fizeres vai esperando pela próxima .

Cumprimentos.

Pois, parece que a repro deverá ser a grande responsável pela avaria...
Sempre pensei que o primeiro problema notava-se no turbo, afinal....

Back