Fiscalidade verde - Sacos de plástico

kushinadaime

New member
Como a minha noção de impostos especiais sobre o consumo e aduaneiro é quase zero estou com muitas incertezas acerca dos sacos de plástico.
Se percebi bem os produtores e importadores (intra-comunitários e externos) de sacos de plástico leves com alsas devem coloca-lo num entreposto, ir ao portal das finanças emitir a declaração e esperar pela carta para pagar a contribuição, e só depois sai do entreposto.
O comerciante normal há-de comprar o saco ao seu fornecedor nacional por um preço que inclui esta taxa.
Depois o comerciante há-de vender o saco, não o pode dar, tem que o vender, pelo menos pelo preço da contribuição, e tem que haver na factura uma parcela que diz saco de plástico 0,08c (+iva).
Os sacos de plástico que já estão no circuito, fora dos armazém desses tais importadores, e produtores estão isentos desta taxa, por causa que a fase em que estavam sujeitos a elas foi antes da entrada em vigência da lei.

Sinto que há coisas aqui que me escapam..., estou muito inseguro...

Eu devo ser muita estúpido, mas se estão preocupados com o ambiente que obriguem as superfícies a usar sacos de papel como nos States.

Acho que se deve reduzir não so os sacos como outras coisas bem pior que prejudicam o meio ambiente,mas como com os sacos da para roubar mais o bolso dos portugueses a que criar isso.
Ao menos que ponham sacos de pano,ou o dinheiro que se deixa nos hiper nas compras não da para isso,se vamos la compras os produtos eles tem que dar os sacos para se trazer as coisas.

Concordo em absoluto com a medida. Já há algum tempo que uso sacos reutilizáveis quando vou ao super. Hoje em dia até me faz impressão a velocidade com que se gastam sacos de plástico numa fila de pagamento de supermercado.

Tinha umas ideias para os mentores do esbulho "verde"...

(Atenção : cenas violentas. Os mais susceptíveis abstenham-se de carregar no play[;)])

Por acaso estava à espera de pagar pelos sacos nos sítios onde eram oferecidos.
Mas tal não aconteceu.

As pessoas têm que se habituar a reutilizar os sacos.
Não sei é como é que vamos fazer para colocar o lixo nos contentores.

Por acaso estava à espera de pagar pelos sacos nos sítios onde eram oferecidos.
Mas tal não aconteceu.

As pessoas têm que se habituar a reutilizar os sacos.
Não sei é como é que vamos fazer para colocar o lixo nos contentores.

Compras sacos proprios para o efeito...

... mais um imposto....

Que Saco !

[8b]

N8K9yKE.jpg

Acho medida parva.

Quando ando na rua o que vejo de lixo é papel e embalagens de plástico de bebidas.

Como o Tuga é espertalhão, alguns revendedores vão vender sacos acima da espessura que obriga a pagar taxa, ficam mais caros, mas compensa.

Se por um lado concordo plenamente que se tem de fazer algo em relação a tudo o que é plástico, por outro acho que este imposto é apenas mais um imposto sem fundamento.

Falo por mim e provavelmente pela grande maioria, os sacos de super-mercado que entram em casa tem todos reaproveitados como saco do lixo, não os tendo, vou ter de comprar sacos plásticos para colocar o lixo, os fabricantes de sacos plásticos vão deixar de fazer sacos de super-mercado e vão passar a fazer muitos mais sacos para lixo...

Pode-me estar a falhar algo, mas não estou a ver como é que o meio ambiente vai ganhar com esta medida... :confused:

Se por um lado concordo plenamente que se tem de fazer algo em relação a tudo o que é plástico, por outro acho que este imposto é apenas mais um imposto sem fundamento.

Falo por mim e provavelmente pela grande maioria, os sacos de super-mercado que entram em casa tem todos reaproveitados como saco do lixo, não os tendo, vou ter de comprar sacos plásticos para colocar o lixo, os fabricantes de sacos plásticos vão deixar de fazer sacos de super-mercado e vão passar a fazer muitos mais sacos para lixo...

Pode-me estar a falhar algo, mas não estou a ver como é que o meio ambiente vai ganhar com esta medida... :confused:

Parece-me que vai passar muito por aqui...mas vamos ver como vão fazer os supermercados, estou curioso

Back