Focus Capotou...e agora? Sucata?

artur29

New member
Boas a todos,

Hoje por circunstancias com pouca explicação um familiar meu teve um acidente e capotou o meu Focus 1.8 tdci van, o carro basicamente ficou com todos os painéis amolgados, sem a maior parte dos vidros e a frente do lado esquerdo bem partida...mas felizmente foi apenas isso e a pessoa em causa ficou bem =)

A minha duvida agora é o que posso fazer?

O carro foi levado por uma empresa da bosh car service aqui da zona, e agora esta la arrumado num terreno deles, a GNR apreendeu os documentos do carro, e passou-me um documento para ir ao imtt cancelar a matricula.

Agora peço para me levarem o carro para um terreno meu e vendo o carro a algum tipo de sucata ou oficina? cancelo a matricula e mando para a sucata? ou tiro as peças que achar que se vendem e mando o resto para a sucata? Não sei mesmo o que fazer, o carro tinha o motor bom, os bancos, as jantes de traz e os pneus estão bons...será que vale alguma coisa? :S

Obrigado desde já a todos o que puderem ajudar-me

Agora, pedes um reboque para levar o carro para o teu terreno, tiras o que tiver em bom estado e vendes (olx), o resto, sucata.

O motor, se o carro virou, pode ter ficado com danos, vê se ele funciona. Mas a caixa, presumo que esteja boa, jantes que nao tiverem com empeno ou danos, bancos, material de interior (interruptores, botoes, volante se o airbag nao disparou etc).

1.º- Apesar da GNR te ter apreendido os documentos não és obrigado a abater o carro. Se achares que o arranjo é viável podes fazê-lo. Depois tens de fazer uma inspeção tipo B e se ficar com folha verde recuperas os documentos.
2.º- Se realmente o arranjo do carro não justificar o investimento podes consultar um centro de abate e saberes quanto te oferecem pelo carro. Se concordares com o valor oferecido entregas o carro e eles tratam do cancelamento da matrícula.
3.º- Podes como referes tentar despir o carro ao máximo e ires vendendo ás peças. Vais esperar mais tempo para receber o dinheiro e ainda tens que arranjar um centro de abate que te fique com o "resto" do carro.

Dependendo da idade do carro, eu pediria orçamento de reparação. Já me aconteceu algo idêntico e era só chapa e valeu a reparação. Mas cada caso é um caso.

Mediante o orçamento de reparação logo decides se vale a pena ou não avançar. Mas faz isto num mêcanico de confiança onde depois possas pedir o desmantelamento das peças que quiseres para venda com ajuda dele. Ou então pede orçamentos de compra em empresas que compram carros e que vendem peças em segunda mão.

Arranjar esta fora de questão, é um carro com 250 mil kms, 12 anos, e já com pouco valor comercial, nunca justificaria. Eu tenho onde o por, só não tenho como o desmanchar(motor e componentes), por isso, e até agora, o mais sensato seria contactar um centro de abate a ver o que me ofereciam...

Vendes a sucata,cancelas a matricula e recebes algum, e o teu familiar que te dê o restante do valor do carro, quando se está com um bem que não é nosso esse bem está a nossa responsabilidade...

Vendes a sucata,cancelas a matricula e recebes algum, e o teu familiar que te dê o restante do valor do carro, quando se está com um bem que não é nosso esse bem está a nossa responsabilidade...

O familiar é causa é uma pessoa bem próxima, e foi ele inclusive que me ofereceu o carro, da minha parte portanto, só quero saber como resolver a questão da melhor forma e que ele melhore rápido

Isso de vender a uma sucata e cancelar a matricula como funciona? Não tens que "dar" o carro numa oficina de abate oficial para te poderem passar o papel para cancelar a matricula, ou chegas lá pedes o papel e eles passam-to sem ter que dar o veiculo?

Voltar
Superior