Focus - Distribuição Partida

bruno35720

New member
Boas...

Ontem na hora de almoço estive com uma amiga que tem um focus de 2006 (1.6 tdci de 90cv) com cerca de 70mil km.
Durante o almoço disse-me que durante a viagem notou um barulho estranho vindo do motor. tipo barulho metalico.

No fim de almoço fui com junto do carro e lá abrimos o capot, feitos mecanicos de bancada, e ela pos o carro a trabalhar. parecia uma ford transit com 1milhao de kms. parecia uma malhadeira... e parecia que o barulho vinha da zona do lado esquerdo junto as correias. mas era um barulho mto intenso. um tec tec tec tec tec. parecia que algo estava solto. disse-lhe para desligar o carro. e depois tentou po-lo a trabalhar mas ja não mais pegou.

Foi de reboque para a oficina, mas só hoje é que vão ver o que se passou.

Alguém tem ideia do que poderá ter sido.????

Ela disse que n sentiu perda de potencia, simplesmente fazia barulho. até que berrou de vez.

Obrigado

Last edited:
Boas...

Ontem na hora de almoço estive com uma amiga que tem um focus de 2006 (1.6 tdci de 90cv) com cerca de 70mil km.
Durante o almoço disse-me que durante a viagem notou um barulho estranho vindo do motor. tipo barulho metalico.

No fim de almoço fui com junto do carro e lá abrimos o capot, feitos mecanicos de bancada, e ela pos o carro a trabalhar. parecia uma ford transit com 1milhao de kms. parecia uma malhadeira... e parecia que o barulho vinha da zona do lado esquerdo junto as correias. mas era um barulho mto intenso. um tec tec tec tec tec. parecia que algo estava solto. disse-lhe para desligar o carro. e depois tentou po-lo a trabalhar mas ja não mais pegou.

Foi de reboque para a oficina, mas só hoje é que vão ver o que se passou.

Alguém tem ideia do que poderá ter sido.????

Ela disse que n sentiu perda de potencia, simplesmente fazia barulho. até que berrou de vez.

Obrigado

Pode ser muita coisa... o tec tec tec [:D]

Mas o mais provável:

- Injectores
- Touches (embora fosse estranho não pegar de seguida)
- Capa de biela

Tinha óleo o carro?

Correia de distribuição, volante do motor...

Vai a irmandadefocus.com que o pessoal por lá partilha do mesmo carro e pode dar-te uma ajudinha... ;)

Em relação ao óleo...pelo menos a luz de aviso não acendeu...

Em relação ao barulho... n me pareceu que viesse do bloco do motor... mas sim junto da correia (ou corrente) de distribuição.

mas sinceramente... assim à primeira vista nao vi nenhuma coisa a abanar ou com folgas...

Qd souber o que foi tb digo alguma coisa.

Mas se tiverem mais sugestões... agradeço.

Obrigado

A parte mais positiva é que o carro ainda tem garantia... pq se for mmo uma biela partida deve ser um tombo o arranjo.

É normal num carro com 70mil km e manutenção adequada, acontecer isto???

Pelo que li, uma biela pode partir por falta de lubrificação... mas se o nivel de oleo estava bom... será defeito de fabrico??

Conhecem outros casos associados este motor ou modelo?

Boas!

Motor PSA 16HDi, logo poderá ser a polie da cambota que está com o amortecedor de vibrações desvulcanizado. Ficam com folga e as partes metálicas da polie tocam-se originando esse ruído metálico. Isto na melhor das hipoteses. A nãp ser que haja "chatice" mais grave.

Saudações alfistas!

Boas!

Motor PSA 16HDi, logo poderá ser a polie da cambota que está com o amortecedor de vibrações desvulcanizado. Ficam com folga e as partes metálicas da polie tocam-se originando esse ruído metálico. Isto na melhor das hipoteses. A nãp ser que haja "chatice" mais grave.

Saudações alfistas!

Tb faz sentido...

E se estiver mto danificada o carro não pega, certo?

Essa polie fica do lado esquerdo do motor??? junto às correias???

Ela que reze para que não seja a correia de distribuição partida... já me aconteceu num Renault 19 (1.9 D) e o motor foi par a sucata...:sh)

Diagnóstico:

Distribuição Partida

Ainda vão abrir o motor mas pelos vistos parece estar tudo partido!!!!

Solução mais provável é a substituição do motor...

Agora imaginem se ela não tinha garantia..... ----da-------se

Quanto custaria o bloco de motor ra este modelo, 5 000 €???

Abraço, e obrigado a todos pelas opiniões!

o meu carro partiu a distribuição aos 90.000 e não tinha garantia, era um motor Alfa 1.9JTD de 150cv, e o arranjo ficou por 1.200€ na marca. Agora digam lá que a manutenção da Alfa é má. [:p]

Pois, uma pessoa quer pensar outra coisa mas o barulho naquela zona e depois ele não pegar mais..tudo indicava para este desfecho. Tem garantia, menos mal.

O preço de uma reparação destas depende sempre do estado do material. Se foram só válvulas e pouco mais repara-se por 1000 e poucos euros. Se o bloco em si ficou danificado (pistões marcados, cilindros riscados, etc) mete-se um usado e está o assunto arrumado, coisa para 2000 euros.

Neste caso como ainda tem garantia da marca, leva um motor novo.

Cumprimentos.

Quais serão as causas mais prováveis para uma distribuição partir???

Admitindo que é um carro de 2006 com 70mil km e com manutenção em dia.

O barulho de martelos a bater contra ferro (tipo ford transit) indicam que algo ja estava partido. ou seja, a correia (ou corrente) não partiu. até porque o carro andou durante alguns kms com esse barulho.

Back