vou-te falar na optica de utilizador de um 206 2.0hdi à 150000km's.
é de 11/2002, deu-me algumas dores de cabeça na garantia, por isso fiz uma extensão por mais 2anos ou 120000km. fiz 120000 na semana em que a mesma terminava.
o problema mais grave foi a avaria da bomba de alta pressão e 2 transmissões direitas.
tive outras pequenas chatices, nomedamente troca do volante do motor, apoios de motor, debímentro, catalisador, com 2000 ... mas nada que impedisse carro de circular. o volante do motor estava bom, era só o barulho que me incomodava, dava grandes pancadas em seco e mandei trocar. catalisado ate foram eles que detectaram e trocaram pq estava rachado..nem tinha visto, a manete do com 2000 teve de ser trocada pq avariou mesmo, o debimerto ou medidor de massa de ar tb foram eles que detectaram....enfim....a marca ate foi fixe. problemas q eu tenha detectado foi so mesmo transmissao e a bomba
apartir de 2004, o carro apanhou fiabilidade, e so o ano passado é que tive de por um motoventilador novo pq o rolamento gripou. 120€ de despesa.
agora as coisas boas:
posição de condução naquelas baquets é soberda
o volante é 5*
interiores, nomeadamente o quadrante é lindo
estetica exterior, associada às jantes 15" sirocco fica um look mt porreiro
desenvolve bem...ok não é um tdi, não tem intercooler mas chegas aos 170/180 com alguma facilidade e consome relativamente pouco. o meu anda na media dos 5.5l/100km. gasoleo sempre do + barato.
manutenções:
20000 em 20000km oleo esso 5w40 ultron diesel + filtro de oleo e ar
filtro gasoleo 1x ao ano
filtro habitaculo 2x ao ano (entrada da primavera e outono)
correia distribuição em cada 80000km (marca recomenda 110000..devem ser é tolos!!)
a cada 15000 1lts de oleo (ou produtos STP) no deposito de gasoleo de 50lts
ahhhh.........e pneus qd pede LOL
quanto ao focus:
não faço ideia! lol