[Sociedade] Forças Armadas, bem ou mal?

Falo, por exemplo, o exercito colocar os seus meios para ajudar na prevenção e no combate aos incêndios.
Falo, por exemplo, na ajuda ás populações em obras locais.

Já sei o que vem aí:

Isso é responsabilidade dos bombeiros.
Isso é responsabilidade das pessoas da construção.

Falo, por exemplo, o exercito colocar os seus meios para ajudar na prevenção e no combate aos incêndios.
Falo, por exemplo, na ajuda ás populações em obras locais.

Andas um bocado esquecido.

A Engenharia Militar têm aberto muitos caminhos florestais e corta fogos, que na época de incêndios são bastantes uteis. Durante os mesmos têm sido colocados militares a efectuar patrulhas para a prevenção de inicios de novos fogos, assim como a partecipação activa na extinsão dos mesmos.

Ora os militares não são bombeiros por vocação. Por este principio, os bombeiros que estão nos quarteis por vezes dias e semanas sem fazer quase nada, tambem podiam ir ajudar as populações nas suas tarefas do dia a dia.

Para elem do mais, existem empresas de construção civil e municipais para executarem essas obras e assim dão trabalho a operarios. Ora se essas obras fossem feitas pelos militares, então teriamos ainda mais pessoas no desemprego

Last edited:
Mas esse exemplo que dás é precisamente o que eu digo, usar os meios existentes para terem utilidade para a sociedade! Penso que nesse aspecto a Força Aérea e a Marinha fazem um papel mais importante do que o exército.

Se não me engano a marinha ajuda em operações de resgate no mar e mesmo apoia o combate ao crime (tráfico de droga por exemplo). Se não o fazem, era algo que podiam fazer.

No exército, também tem utilidade para a sociedade, ora vejamos assim por alto:

-Ainda neste fim semana, vi uma noticia que havia um regimento (não me recordo qual) , que semanalmente fazia comida na sua cozinha e oferecia-a para os pobres entregando a uma instituição civil, ou Junta de freguesia, já não me recordo os pormenores......

-Existe um regimento de engenharia com máquinas pesadas que permite construir pontes provisórias e arranjar estradas. Como o caso recente da Madeira.

-No interior, nas serras existem patrulhas (jipes) do exército a vigiar as florestas na época do verão.

-Sempre que uma autarquia tenha uma escola impraticável para dar aulas, o exército oferece as suas instalações provisórias para poderem dar aulas.

Não me recordo de mais situações.....

No exército, também tem utilidade para a sociedade, ora vejamos assim por alto:

-Ainda neste fim semana, vi uma noticia que havia um regimento (não me recordo qual) , que semanalmente fazia comida na sua cozinha e oferecia-a para os pobres entregando a uma instituição civil, ou Junta de freguesia, já não me recordo os pormenores......

-Existe um regimento de engenharia com máquinas pesadas que permite construir pontes provisórias e arranjar estradas. Como o caso recente da Madeira.

-No interior, nas serras existem patrulhas (jipes) do exército a vigiar as florestas na época do verão.

-Sempre que uma autarquia tenha uma escola impraticável para dar aulas, o exército oferece as suas instalações provisórias para poderem dar aulas.

Não me recordo de mais situações.....

E se por vezes não fazem mais, é porque estão limitados por cortes orçamentais (tem sido uma constante todos os anos), ou por falta de meios adequados.

Que acham das Forças Armadas? Fazem o que lhes é suposto, eficazmente? Ou por outro lado podiam ajudar mais de perto as pessoas?

Aqui um desenterranço no tópico para associar esta pergunta do autor do tópico á noticia de Sexta Feira.

Pescadores salvos pela Força Aérea - RTP Noticias, Vídeo

Tripulantes estavam com "frio, medo e pânico"

Já agora um "pormenor" importante, o EH101 Merlin, estava em missão de patrulhamento e fiscalização de actvidades pesqueiras.

Por estes e outros motivos deve haver muito cuidado quando criticam cegamente as FA's.

E quando se apoia cegamente também, já que estas patrulhas são uma pequena parte das forças armadas.

http://www.emfa.pt/www/po/esq751/

Pode tentar minimizar, mas 2635 vidas dizem o contrário, e a tarefa é hercúlea.

Tente encontrar alguém na imensidão do oceano, ou tente resgatar alguém no convés de uma traineira ou arrastão que esteja a baloiçar com vagas de 5 metros, conta com os mastros , cordame e carga a baloiçar.

Depois vem aqui e tenta minimizar com conhecimento de causa o trabalho destes homens.

Pode-se criticar as FA's mas há que reconhecer mérito quando existe, a critica fanática e cega é sempre o pior em qualquer sociedade.

Pode tentar minimizar, mas 2635 vidas dizem o contrário, e a tarefa é hercúlea.

Tente encontrar alguém na imensidão do oceano, ou tente resgatar alguém no convés de uma traineira ou arrastão que esteja a baloiçar com vagas de 5 metros, conta com os mastros , cordame e carga a baloiçar.

Depois vem aqui e tenta minimizar com conhecimento de causa o trabalho destes homens.

Pode-se criticar as FA's mas há que reconhecer mérito quando existe, a critica fanática e cega é sempre o pior em qualquer sociedade.

Mania de tirar dos comentários coisas que não foram escritas. Eu não minimizo nada mas como disse de forma simples e directa, estas patrulhas são uma pequena parte das forças armadas. Tentar justificar a existência das forças nos moldes actuais apenas com base neste tipo de serviços é que é um esforço hercúleo.
Esta é a parte boa das Forças armadas assim como outras, mas há uma percentagem muito maior de despesismo e inactividade muito bem paga.

Back