Eu tenho uma Focus SW e, apesar de gostar da estética dos Focus em geral, realmente admito que este Focus CC está um caco! Fica bem melhor sem capota, parecendo mais proporcional. Mas quando se lhe pôe a capota em cima...
Não é pelos farolins traseiros (que podiam ser mais bonitos) que a coisa fica mal, mas sim, como disseram e bem, as dimensões da traseira que estão completamente desproporcionadas em relação ao resto do carro (mas eu vou dizer mais à frente que na realidade são proporcionais, só que não parecem). O Focus CC, tal como qualquer Focus, até tem trunfos já comprovados para conquistar o mercado, mas falhando assim na estética (crucial para um CC), não vai lá... merecia algo um pouco melhor...
Pegando neste post com as fotos do Focus CC com e sem capota dá para ver que há uma desproporção na traseira. Como já aqui disseram e bem, a traseira está comprida de mais. Eu acho é que se olharmos ora para a frente, ora para a traseira, em comparação, até está equilibrada. A traseira não está nem mais curta nem mais comprida que a frente. O que eu vejo é que a traseira parece ser mais comprida e que fica mal (bem mal) é porque o vidro traseiro e os respectivos ****res estão muito avançados para a frente. Isso é que faz com que a traseira fique comprida e muito desagradável à vista. Ora reparem, não é preciso apenas olhar para o comprimento da frente e comparar com o comprimento da traseira para ver que não é assim tão comprida. Bastava recuar o vidro e ****res traseiros que encurtava a traseira e que vista de perfil ficava logo estéticamente um carro perfeito (ou quase, porque nada é perfeito). É por estas razões que eu e muitos de vocês concerteza acham que sem capota não parece tão feio, porque não vêm o vidro e ****res traseiros no sítio e, portanto, já não fica mal. Isso é que está mal colocado e desfeia o carro, parecendo a traseira exageradamente comprida! Se estes estivessem um pouco mais recuados ficaria mais ao estilo de um coupé tipo Mercedes CLK com aqueles vidros traseiros laterais mais compridos também. Ficava logo outra coisa, mas enfim...
Má nota na estética do Focus CC e no campo dos CC's é muito importante.