Formação de Atendimento / Vendas

neuttron

New member
Queria pedir a vossa ajuda no seguinte, tenho que fazer umas apresentações (tipo powerpoint) para formação em atendimento ao publico.

Os formandos vão desde funcionárias de lojas de vestuário até balconistas de restauração rápida. Claro que as formações serão diferentes consoante a audiência.

Caso alguém saiba onde possa ir buscar alguma informação para trabalhar, sejam páginas da net, apresentações, etc, ficava muito agradecido.

Qualquer dica ou opinião também será muito bem-vinda!

Em qq livraria tens bons livros de atendimento ao público, normalmente na parte de gestão/ marketing.

Agora, e não me leves a mal a questão. Como aceitaste dar formação de uma área q não dominas?

Como vais conseguir dar uma boa formação?

Na parte de Gestão e Marketing ainda não encontrei nada sobre atendimento, apenas sobre equipes de vendas e não muito virados para o que procuro.

hpventura, claro que não levo a mal, a questão é pertinente e faz sentido.

É para ajudar um familiar, que nesta altura não tem disponibilidade financeira para uma prestação de serviços profissional.

Conseguir dar uma boa formação, bom, vou tentar recolher o máximo de informação possível e tentar recordar o pouco que sabia quando era coordenador de formação.

Pedro_Rof, obrigado. Segue e-mail.

Formação comercial / vendas dada por alguém sem experiência não é boa ideia.

Eu fiz uma formação em vendas de 4 dias com um senhor dos seus 60 e tal anos que foi vendedor e chefe de vendas toda a vida. É impressionante a coisas que ele conseguia transmitir além do que estava nos manuais da formação que já por si eram muito bons...

A conclusão que cheguei é simples: a grande maioria dos vendedores não quer vender. Dos que querem vender, a maioria não sabe como...

Já me aconteceu várias vezes dar dicas a vendedores. Alguns ficam a olhar desconfiados outros explicam que estão ali pq a vida os lá colocou e outras histórias...

A dica que te dou é o E-mule. Há lá muitos documentos sobre o tema (e-books etc)

Eu se calhar não me expliquei bem.

Embora já tenha sido coordenador de formação, responsável pela implementação de um sistema de gestão pela qualidade, planeado, coordenado e avaliado várias acções de formação durante alguns anos, não é de comerciais e/ou equipas de vendas que estou a falar.
Refiro-me a atendimento básico, balconista.
Existe imensa literatura sobre técnicas de vendas mas nunca encontrei algo tipo "Como estar atrás de um balcão" e era disso que necessitava.

Obrigado pela dica neoxic, vou ver na mula.

Infelizmente, e em relação a essa área específica, não te posso ajudar assim no imediato.

Quiçá com mais tempo.

Boa formação, colega!

Provavelmente isto não te vai servir de nada e se calhar até já passaste os olhos por coisas destas, mas encontrei isto na busca que fiz...:

http://www.pmelink.pt/pmelink_public/EC/0,1655,1005_25932-3_41104--View_429,00.html#02

http://www.pmelink.pt/pmelink_public/EC/0,1655,3_41102--View_427,00.html

http://www2.uol.com.br/jornaldecampos/411/empresas.htm

http://www.forpas.us.es/aula/pildoras_formativas/5_reglas_de_oro_para_atender_al_publico.pdf

Como sabes não é a minha área, mas do que li encontrei a expectativa do cliente relativamente retratada, por isso, olha, pode até ser que consigas aproveitar alguma coisa!;)

Encontrei mais material mas não me pareceu (...) ser o que procuras, pois interpretei como sendo algo mais "simples" o material que te interessa, concretamente visando o trato directo com público, e não tanto aspectos de "gestão de clientes"...

Um abraço.

Nuno já mandei e-mail...
Espero que ajude, só vi agora que na parte de gestão e marketing não encontraste nada...
O Livro de que te falei é o Mercator XXI, ora este livro é razoavelmente recente e vem completar o Mercator...
O trabalho que te envio, por exemplo, só aparece neste mais moderno... talvez por isso ainda não tenhas conseguido encontrar, pelo menos espero eu.:)
Depois diz se ajudou...
Cumps

Justamente Pé Leve...
Referi isso mesmo no e-mail que mandei... é fixe o site!!!
Acho que só peca mesmo por ser demasiado simplista e abordar as questões por cima...
Cumps

citação:Originalmente colocada por neuttron

Bem aparecido MMC! Obrigado pela disponibilidade.

Como vão essas formações?

Andando, andando.

Em Agosto já tenho mais uma acção agendada em Gaia.

Quando voltar a Viseu, apito!

Abraço, bro!

citação:Originalmente colocada por Pé Leve[...] ser o que procuras, pois interpretei como sendo algo mais "simples" o material que te interessa, concretamente visando o trato directo com público, e não tanto aspectos de "gestão de clientes"...
Exactamente, obrigado Pé Leve, já é uma boa ajuda como base de trabalho.
citação:Originalmente colocada por Pedro_Rof

Nuno já mandei e-mail...[...]
Obrigado Pedro, já recebi, vou ver com atenção hoje...bom hoje talvez não depende como correr mais logo :D

Obrigado pela atenção.;)
citação:Originalmente colocada por Miguel Melo de Carvalho

[...]
Em Agosto já tenho mais uma acção agendada em Gaia.
Óptimo, nessa altura devo andar por Gaia uns tempos, depois combinamos algo. Abraço!

Back