Formação de Formadores-Ainda vale a pena?

Infelizmente a SHST tornou-se num escape para quem tirou cursos superiores que não dão para nada e assim conseguirem mais uma saida profissional.

Depois acontecem coisas engraçadas, como uma professora de português ter um curso de 500 horas e ser TSSHT e eu, com 7 anos de experiência na área, ter um curso de 1200 horas e ser TSHT.

Não tenho nada contra ninguem, mas entristece-me ver estas coisas!

Vale sempre a pena.
aprendes muita cena fixe nisso:)
agora também é o seguinte, se nao teres curso superior as portas da formação sao bem limitadas...eu que o diga[8)][8)]

citação:Originalmente colocada por jcpr

O que fez ela para ser TSSHT e tu não fizeste para seres só TSHT?

Já agora, o que querem dizer essas siglas?:D

TSSHT -Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho-nivel V;

TSHT - Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho-nivel III.

É Técnica Superior de Segurança e Higiene no Trabalho e eu sou Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho. Ou seja, qualquer um que tenha uma licenciatura em "antropologia dos saguins da guiné" pode ser TSSHT.:D

Muito honestamente, não tirei um curso superior porque não quis e até hoje, 16 anos volvidos, não me arrependi e cada vez acho que fiz melhor opção. Nada me move contra quem tem cursos superiores, mas fico boquiaberto quando um professor de português pode ser o Gestor de Segurança responsável por uma obra de grande envergadura, um viaduto por exemplo.......para mim, algo está mal!

Cumps.

em cargos de gestão de segurança já "apanhei": engenheiros civis, biologos, licenciados em direito; sociologos; licenciados em psicologia e afins.

De todo os mais profissionais são as pessoas que teem noção do assunto, no caso os eng civis.

O que me parece, e pode ser só impressão minha, sinto nos outros uma certa frustração de não estarem a exercer aquilo que estudaram; mas la está é só uma impressão mminha

citação:Originalmente colocada por Hanhart

em cargos de gestão de segurança já "apanhei": engenheiros civis, biologos, licenciados em direito; sociologos; licenciados em psicologia e afins.

De todo os mais profissionais são as pessoas que teem noção do assunto, no caso os eng civis.

O que me parece, e pode ser só impressão minha, sinto nos outros uma certa frustração de não estarem a exercer aquilo que estudaram; mas la está é só uma impressão mminha

Tocaste no ponto.;)

Se uma pessoa recebe uma formação para exercer uma profissão não vejo qual é o problema...

No fundo uma lei qd é aprovada é pq passou por muitas pessoas que concordarem com ela. Ainda para mais o governo tá minado de engenheiros...

citação:Originalmente colocada por Vanquish

É Técnica Superior de Segurança e Higiene no Trabalho e eu sou Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho. Ou seja, qualquer um que tenha uma licenciatura em "antropologia dos saguins da guiné" pode ser TSSHT.:D

Muito honestamente, não tirei um curso superior porque não quis e até hoje, 16 anos volvidos, não me arrependi e cada vez acho que fiz melhor opção. Nada me move contra quem tem cursos superiores, mas fico boquiaberto quando um professor de português pode ser o Gestor de Segurança responsável por uma obra de grande envergadura, um viaduto por exemplo.......para mim, algo está mal!

Cumps.

Vanquish,

Aproveita agora bolonha. Fazes isso em 3 anos, e depois já podes ser TSSHT. Suponho que isso também venha com um acréscimo de ordenado, não?

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Cumps.

Vanquish,

Aproveita agora bolonha. Fazes isso em 3 anos, e depois já podes ser TSSHT. Suponho que isso também venha com um acréscimo de ordenado, não?

Não tem a ver com isso jcpr. Na empresa para a qual trabalho é dada formação e não é exigivel nenhum desses cursos. Eu tirei o meu por querer saber mais e ter uma certificação e um bocado por caroliçe, mas ganho o mesmo que os outros, que diga-se é bem mais do que muitos técnicos superiores ganham.

Eu não quero ser mal entendido nas minhas palavras, o que está em causa não é o ter ou não curso superior, mas sim as competências de base que cada um tem para poder desempenhar plenamente as funções que o curso lhes permite.

Agora não sei, mas a minha intenção é, de facto, um dia destes voltar a estudar e, se o fizer, vai ser algo relacionado com a actividade.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Se uma pessoa recebe uma formação para exercer uma profissão não vejo qual é o problema...

No fundo uma lei qd é aprovada é pq passou por muitas pessoas que concordarem com ela. Ainda para mais o governo tá minado de engenheiros...

O problema até pode nem existir, mas isso depende do que essa pessoa for fazer....

Quanto ás Leis, o que não falta para ai são Leis absurdas e feitas á pressão para agradar a lobbyes.

Pelo que me conta o meu pai, na TOC há formadores a ganhar 1000€/dia..

Ah, só um pormenor: Eu pedi o meu CAP em Junho/Julho e só deve chegar para Novembro..

Eu fiz a formação na Cenatex, em Guimarães.

Já agoram, eu tb estava a pensar tirar esse de Técnico Sup de Higiene e Segurança..
Qual é a diferença entre esse e o Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho?
O primeiro também se pode tirar nessas escolas de formação ou é só nas univs?

citação:Originalmente colocada por mário silva

Ah, só um pormenor: Eu pedi o meu CAP em Junho/Julho e só deve chegar para Novembro..

Já agoram, eu tb estava a pensar tirar esse de Técnico Sup de Higiene e Segurança..

Sim, há (poucos) casos em que se ganha isso... os tais 150€ hora que eu falei ha pouco, em 8 horas de formação são 1.200€... mas isso é para formadores topo de gama !

Já nas universidades é diferente !

Um simples assistente chega a começar com 50-60€ hora e há professores catedráticos a ganhar mais q 200€ hora !

Conheço um Prof. Catedrático, que recebe, de uma das muitas universidades em que ensina em Portugal e no estrangeiro, cerca de 9.000€ por 50 horas de aulas !

citação:Originalmente colocada por mário silva

Para teres CAP de Tecnico Superior de SHT tens de ter um bacharelato ou licenciatura.

Ter o CAP de borla? Claro que vale a pena, mesmo que nunca venhas a ser formador! É uma nova aprendizagem e adquires novas competências!

Quanto aos valores a pagar pela formação, as empresas privadas pagam e cobram o que entendem (literalmente), agora tudo o que estiver na alçada directa e indirecta do IEFP os valores são mais restritivos e vão descer... e muito! Não posso dizer mais nada, mas muita gente vai sofrer na pele e de que maneira!!!

citação:Originalmente colocada por petrus

Ter o CAP de borla? Claro que vale a pena, mesmo que nunca venhas a ser formador! É uma nova aprendizagem e adquires novas competências!

Quanto aos valores a pagar pela formação, as empresas privadas pagam e cobram o que entendem (literalmente), agora tudo o que estiver na alçada directa e indirecta do IEFP os valores são mais restritivos e vão descer... e muito! Não posso dizer mais nada, mas muita gente vai sofrer na pele e de que maneira!!!

Dos que são financiados e c-financiados pelo IEFP, já há muita coisa de borla mesmo ! Mesmo para empresas ! ;)

Eu sou formador regular pós-laboral desde 2001 e tem rendido algum dinheiro. Primeiro que tudo é preciso abrir-se uma porta e, se gostarem do teu trabalho, passas a ser formador "da casa". Digo isto porque na empresa onde dou formação queixam-se imenso de formadores que se estão nas tintas para a formação e só querem chegar lá, fazer passar as horas e receber o cheque (que realmente demora). lembrem-se que, se form formação a sério, financiada e oficial, há muita papelada a tratar. Além disso, quando levada a sério, não são só as horas de formação efectiva. Posso dizer que, para um curso de 60 horas p. ex., além das 60 horas efectivas gasto outras tantas ou mais entre preparar as sessões, tratar da papelada, elaborar manuais, elaborar testes e corrigi-los, etc.. Neste momento, a formação financiada nível 3 é paga a 28,93/hora mas todo o material de apoio é da responsabilidade do formador. Estou à rasca neste momento porque tenho um curso com um móduloo de MS Publisher e não consigo encontrar um manual ou tutorial em que me basear. Já procurei no google e tudo e ainda não encontrei nada. Eu não plagio manuais mas gosto de ter uma base.
Se o curso que vais tirar é de graça, então não vejo por que não tirá-lo. Como já disseram aqui aprendem-se coisas muito interessantes mesmo que não venhas a dar formação efectivamente. Mas lembra-te que, tendo o CAP, pode sempre surgir alguma coisa.
Ah, para dar formação também é preciso gostar-se. Se for só fazer o frete para ganhar uns trocos, não vale a pena. É que os formandos apercebem-se quando estamos num dia mau (e nem todas as sessões correm bem), quanto mais quando não há prazer e vontade em dar formação.

Só a título de curiosidade o meu curso irá custar (a quem o vai pagar) 290€+IVA, e será daqueles à distância, com apenas 6 sessões presenciais, sendo o resto atraves de um plataforma informática online (seja la o que isto for).

cumps

Voltar
Superior