Formação de Formadores-Ainda vale a pena?

AS habilitações TECNINCAS não são dadas por NENHUM desses cursos de formação, ou de formação de formadores....

NINGUEM no seu perfeiro juizo contrataria um tsht ou mesmo um tssht, para gerir, orientar, controlar, por exemplo um laboratorio de investigação universitaria, hospitalar ou mesmo privado, pois as habilitações não são dadas por esses cursitos.

As habilitações são dadas pelas escolas politecnicos e universidades, com curriculos definidos, reconhecidos e determinados, fortemente vocacionados para as profissoes...e não por "formadores"

Todo e qualquer aluno na area da saude/biologia/ciencias em geral tem formação mais do que suficiente não só ser autosuficiente em ambiente laboratorial, mastambem para a orientação de outros utilizadores.

logo esses cursos de formação são totalmente inuteis para quem não tem a verdadeira HABILITAÇÃO academica em laboratorio
por exemplo um sociologo ou professor de PT ou advogado, mesmo com a sua licenciatura e mesmo com a formação em TSSHT NUNCA seria admitido numa institição das que referi, para a realização de funções de gestão laboratorial e supervisionamento....

Já um biologo etc, pessoal das ciencias com praticas laboratoriais e engª, talvez aprendesse qq coisita mais, quanto aos outros é desperdicio, e nem deveriam sequer ser admitidos a essa "formação"

Foliv, eu até estou de acordo com o facto de se ter uma formação de base na área na qual se trabalha, mas não estou a ver onde um Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho ou um Técnico de Segurança e Higiene no Trabalho se enquadra na gestão, orientação e controle de um laboratório, como dizes.

A Segurança Higiene e Saude no Trabalho é transversal a todas as áreas económicas e a todas as actividades, mas na vertente de prevenção de riscos laborais e não propriamente na gestão de laboratórios. Os laboratórios tambem devem ter sistema de gestão de SHST, mas não serem geridos por um TSSHT ou TSHT.

Cumprimentos

Mas para se fazer a gestão de riscos é preciso saber que riscos CONCRETOS existem no local de trabalho/laboratorios.

Posso te dar varios exemplos de equipamento laboratorial incrivelmente complexo, imponeten, vistoso, mas totalmente infencivo para quem quer e o que quer que seja, e posso dar exemplo de um simples frasco que aparenta ser agua e ter acido, mas estar fora do local normla de armazenagem...

Evidentemente que pessoal sem pratica e sem formação profissional em laboratorio nunca podera discernir o que é perigoso do que não é, nem quantificar, e relatar esses mesmos perigos.

Os laboratorios são por definição locais de perigosidades variadas ( tanto são que tem normas de classificação numerica de risco) e de tipos de risco variados, laboratorios com o mesmo indice de perigosidade podem não ter nada a ver um com o outro, um pode ser um laboratorio "biohazard" e um outro de radiação, tem ambos o mesmo indice como disse mas são totalmente diferentes, logo requerem COMPETENCIAS totalmente diferentes na sua utilização, definição, manutenção e controlo...

Não estou a ver portanto o que um TSSHT que não seja da area, faz caso destes.....não pode fazer nada pois não sabe de nada, e o que estou a escrever não é um mero ponto de vista,é uma constatação.

Mais uma vez, estou de acordo contigo. Apenas não entendi a forma como escreveste. Fiquei com a ideia de que falas na gestão global de um laboratório e um TSHT faz, no máximo, a gestão de segurança de um laboratório ou qualquer outra actividade.

O TSHT não tem forçosamente que conhecer todos os perigos de uma actividade, tem sim que identificá-los e avalir o risco para, a partir dai, implementar medidas de prevenção eficazes.

Óbvio que, em determinados ramos muito especificos - como laboratórios - a formação de base na área é preponderante para a execução de um bom trabalho. Mas tambem com isto não quer dizer que tenha que ter uma licenciatura ou bacharelato, pois um técnico qualificado com experiência tem naturalmente um profundo conhecimento da área. Isto é extensivel a todas as áreas.

Estou a falar em concreto na propria gestão da segurança...

Para fazer essa gestão é preciso como disse, conhecer o que são os riscos, quais os riscos, discernir entre os tipos de perigosidades, e conhecer os geradores de risco ( equipamentos, materais etc...).....

...É preciso um conhecimento PROFUNDO não só do laboratorio mas como se o utiliza, e isto apenas para um tipo ou um laboratorio em concreto, quanto mais para os varios tipos de laboratorio e de equipamentos existentes....

... mais uma vez, não vejo qual a mais valia de um desses TSSHT ( que não da area do laboratorio em questão) face aos funcionarios e utilizadores habituais dos mesmos, que tem obrigatoriamente a formação especifica para com os materiais, equipamentos, e funcionamento do laboratorio em causa....

...até porque cada laboratorio é obrigado por lei a ter sinalização externa do nivel e grau laboratorial, um invetario discriminativo dos equipamentos e respectivos graus de perigosidade, um plano de socorro/evacuação/ e respectivos equipamentos bem visiveis e sinalizados, entre outros intems e procedimentos de segurança, NATIVOS ao proprio laboratorio....

Inclusive há laboratorios de grau superiror, em que simpesmente não se pode entrar sem ter autorização, assinatura, habilitação e termo de responçabilidade profissional, para exercer qq tipo de funções no seu interior....

Mesmo a limpeza manutenção da laboratorios relativamente normais, tem que ser feita por pessoal especializado, não pode ser qq companhia de limpeza generica de escritorios a funcionar em laboratorios....

Posto tudo isto, gostaria de saber em CONCRETO quais as valencias, capacidades e funções reais que um TSSHT fará num ambiente laboratorial.

citação:Originalmente colocada por antoniop

Eu sou formador regular pós-laboral desde 2001 e tem rendido algum dinheiro. Primeiro que tudo é preciso abrir-se uma porta e, se gostarem do teu trabalho, passas a ser formador "da casa". Digo isto porque na empresa onde dou formação queixam-se imenso de formadores que se estão nas tintas para a formação e só querem chegar lá, fazer passar as horas e receber o cheque (que realmente demora). lembrem-se que, se form formação a sério, financiada e oficial, há muita papelada a tratar. Além disso, quando levada a sério, não são só as horas de formação efectiva. Posso dizer que, para um curso de 60 horas p. ex., além das 60 horas efectivas gasto outras tantas ou mais entre preparar as sessões, tratar da papelada, elaborar manuais, elaborar testes e corrigi-los, etc.. Neste momento, a formação financiada nível 3 é paga a 28,93/hora mas todo o material de apoio é da responsabilidade do formador. Estou à rasca neste momento porque tenho um curso com um móduloo de MS Publisher e não consigo encontrar um manual ou tutorial em que me basear. Já procurei no google e tudo e ainda não encontrei nada. Eu não plagio manuais mas gosto de ter uma base.
Se o curso que vais tirar é de graça, então não vejo por que não tirá-lo. Como já disseram aqui aprendem-se coisas muito interessantes mesmo que não venhas a dar formação efectivamente. Mas lembra-te que, tendo o CAP, pode sempre surgir alguma coisa.
Ah, para dar formação também é preciso gostar-se. Se for só fazer o frete para ganhar uns trocos, não vale a pena. É que os formandos apercebem-se quando estamos num dia mau (e nem todas as sessões correm bem), quanto mais quando não há prazer e vontade em dar formação.

http://www.apostilando.com/download.php?cod=2295&categoria=Office

O link acima está direccionado para uma sebenta de MS Publisher, Para fazeres download apenas tens que te registar.
Este site também tem muitas outras sebentas sobre aplicações MS, linux, Hardware, etc.
Espero estar a ajudar.

Pessoal, como estão as coisas actualmente neste contexto??

Tanto eu como a minha namorada estamos a pensar tirar o CAP a curto prazo. Conheço 2 casos de pessoas que estão com bastante trabalho na área da formação devido aos cursos EFA.

Nós gostariamos de dar formação em pós laboral para ter um extra...

Será que é chão que já deu uvas ou ainda há oportunidades?

Pessoal, como estão as coisas actualmente neste contexto??

Tanto eu como a minha namorada estamos a pensar tirar o CAP a curto prazo. Conheço 2 casos de pessoas que estão com bastante trabalho na área da formação devido aos cursos EFA.

Nós gostariamos de dar formação em pós laboral para ter um extra...

Será que é chão que já deu uvas ou ainda há oportunidades?

Ultimamente tenho recebido algumas propostas de emprego onde me pedem CAP.. tenho mesmo que o tirar.

Infelizmente a SHST tornou-se num escape para quem tirou cursos superiores que não dão para nada e assim conseguirem mais uma saida profissional.

Depois acontecem coisas engraçadas, como uma professora de português ter um curso de 500 horas e ser TSSHT e eu, com 7 anos de experiência na área, ter um curso de 1200 horas e ser TSHT.

Não tenho nada contra ninguem, mas entristece-me ver estas coisas!

Isto já tem uns anitos mas não posso deixar de responder, com isto: apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)apr:)

Ps: Não fazia ideia de haverem tantos TSHT por aqui...

Depois de escavar um bocado.. [:D] fica a pergunta:

Hoje em dia ainda vale a pena?

Há quase 5 anos que abri este tópico, e acabei por fazer o curso (a empresa pagou).

Horas de formação dadas fora da empresa: 0:sh) Dentro da empresa já lhes perdi a conta[;)]

Desisti de enviar CV's para formador, por que esbarro sempre no problema de não ter formação superior...

Na minha área (segurança), a grande maioria dos formadores continuam a ser pessoas sem experiência prática, na área que leccionam, mas isso já são contas de outro rosário.

Se tiveres oportunidade, faz o curso: mal não te vai fazer[;)]

Exactamente.
Eu acho que vale sempre a pena, quanto mais não seja pelos conhecimentos ao nível da pedagogia, tão vulgarmente esquecidos em cursos de engenharia, como o meu.

Eu fiz o curso em b-learning, e recomendo vivamente!

Nunca fiz da formação profissão, mas já paguei o curso algumas vezes à custa disso...

Na zona do Porto recomendam algum sitio bom para o fazer? Tenho andado à procura mas não encontrei muita coisa. Se alguém puder dar feedback de locais para o fazer, agradeço.

Voltar
Superior