Formação Exchange Server - Vale a pena ?

EscapeLivre

Well-known member
Boas.

Gostaria de saber as vossas opiniões acerca de formação em exchange server. Estive a ver por alto algumas formações, é tipo 30 H = 1500 euros, será muito ?

Sou técnico de informática na vertente de manutenção, reparação ( HW e SW ) , redes, windows server, e mais algumas coisas, mas queria ir sondando oportunidades de me especificar em algo que o mercado tenha mais procura por não haver tantos formados nessa área, e fiquei com a ideia de que Exchange é uma dessas áreas.

Ou então se souberem de outras áreas, seria interessante saber.

Obrigado desde já.

Vou abarcar esta thread para mim também.

Também sou técnico de informática +- nas mesmas áreas que tu. São tantas as formações que existem, para todos os preços, que acabo por me perder um pouco no que realmente é importante.

Venham de lá essas sugestões [;)]

A formação depende muito do teu trabalho , se sentes lacunas na area que estás ou esperas vir a estar ... penso que seja uma boa opção.

As formações especificas microsoft são bastante caras sempre a volta de 50 a 60€/h . Isso deve ser praí na Rumos ... Já lá dei formação, têm excelentes formadores.

A entidade patronal nao tem verba para formação ?

No que à minha parte, a verba existente é canalizada apenas para seniores com formações ITIL, Microsoft, etc.

Basicamente trabalho num grupo de saúde e dou assistência desde impressoras, a aplicações internas, Windows, etc.

Tenho lacunas essencialmente em redes (que nem é uma área que goste muito), mas gosto por exemplo de suporte a aplicações microsoft etc.

É igual em todo o lado, o gestor de projecto é que fica sempre com as formações.
Os funcionários mais abaixo se quiserem que a paguem do bolso. Não interessa que saibam muito e possam vir a pedir aumentos ou bazar da equipa/empresa.

Mesma coisa aqui

Respondendo ao autor do tópico.
Se vires que de facto está a haver muitas migrações de servidores para exchange, então vale a pena. Se na tua organização isso não vai acontecer, ou não pensas em sair de onde estás, escolhe algo mais adequado onde de facto chegues a colocar as mãos

Last edited:
Vale sempre a pena. Se bem que não é ciência aeroespacial... Podes aprender tb por livro ou simulado redes virtuais.

Mas a formação certificada é sempre uma mais valia.
Tenta ver se o patrão paga metade ou 25% Eu aceito sempre comparticipar formação por iniciativa do trabalhador.

Comparticipação devo ter até devido ao sistema de pontos que a empresa tem, que dá belos descontos, em alguns casos apenas se paga a inscrição.

Comparticipação devo ter até devido ao sistema de pontos que a empresa tem, que dá belos descontos, em alguns casos apenas se paga a inscrição.

E irás ter possibilidade de mexer em exchange ou vais fazer apenas e só pra conhecer? De 3 sítios onde trabalhei, as migrações de email fora 1 pra exchange e 2 para Zimbra.
Não sei se mexes em AD mas não haverá por aí formações da MS mais compatíveis com o teu trabalho?

Em AD mexo agora apenas o básico, mas no trabalho anterior configurava DHCP, e coisas assim.

Mas não, se tirar formação não vou aqui poder mexer em exchange, quanto muito vou é perceber melhor o seu funcionamento com base no troubleshooting que aqui efectuamos.

Se fosse uma área com muito retorno financeiro tambem dava jeito [:p]

Camaradas estive a ler este artigo , calculo que exchange ainda seja uma boa aposta. Aconselham uma formação de exchange 2016 ou esperar pelo 2019 que sairá possivelmente no final deste ano ?

http://www.enowsoftware.com/solutio...e-last-seven-years-and-the-future-of-exchange

"

It’s certainly been an exciting 7 years, but knowing we’ll have a supported on-premises Exchange Server version for at least the next 11 years will hopefully ease some fears.

"

A tendência é servidores on-prem serem cada vez mais substituídos por office 365 e exchange online.
Ou então em modo hibrido.

Certo a questão é que o exchange online tb precisará de suporte no limite nos servidores que suportam cloud, mas será em numero menor diria eu.

Se calhar mais vale apostar em formação tipo MCSA, windows server ou redes microsoft windows quem sabe.:confused:

Back