Formatar o disco...

carregalhe

New member
Bem...é desta que vou formatar isto. Já me anda a irritar, só bugs, blue screens, agora para gota de água o PC não reconhece o MP3...[:vm)]

Conselhos para não fazer m3rda? E em relação a partições?

Thanks desde já [;)]

Apesar de para a maioria ser algo de muito básico, acredito que possa vir a ajudar alguns
wink.gif

Antes de formatar o pc, convém guardar todas as drivers dos dispositivos e fazer um backup dos arquivos que acharem necessários.

MATERIAL NECESSÁRIO:
- 1 PC;
- 1 CD de instalação do WIN XP.

FORMATAÇÃO/INSTALAÇÃO:

-- Primeiro que tudo será necessário aceder à BIOS e configurar a mesma para FIRST BOOT com CD (isso fará o PC, ao iniciar, arrancar através do CD).
Antes de sair da BIOS, será necessário inserir o CD de instalação do WIN XP na drive de CD-ROM e gravar as alterações efectuadas em BIOS.

-- O pc vai então reiniciar e arrancar a partir do CD.

-- Irá aparecer a seguinte mensagem: Pressione qualquer tecla para iniciar do CD - bastará então carregar em qualquer tecla de forma a dar início ao processo.

-- A instalação vai começar por fazer alguns testes ao pc (e vão sendo apresentadas algumas mensagens).

-- Após alguns segundos, irá aparecer um script fornecendo 3 opções distintas:
- Instalar o XP
- Entrar na consola de recuperação
- Sair da instalação

-- Neste caso deveremos seleccionar a 1ª opção através da tecla ENTER. A instalação vai então começar por procurar instalações anteriores do Windows.

-- Quando o processo terminar, vai aparecer uma listagem de informações, neste caso deveremos carregar em ESC e chegámos então ao início da formatação.

-- Vão então aparecer 3 opções : criar, excluir, formatar partições. Neste caso devemos seleccionar a partição onde está instalado o WIN (geralmente C: ) e carregar em DEL. Vão aparecer as confirmações do DEL e depois deveremos carregar na tecla L.

-- Neste momento a partição já está vazia. Agora poderemos optar em criar uma ou duas partições consoante acharem mais vantajoso.

-- Vamos então começar a instalar o Windows. Selecciona a primeira (ou única) partição e tecla ENTER.

-- Agora será necessário escolher um método de formatação. FAT 32 ou NTFS. O FAT 32 pode ser lido em DOS mas não suporta ficheiros com mais de 4GB. O NTFS não pode ser lido em DOS, mas suporta grandes ficheiros.

-- Depois de escolher o método de formatação, é só carregar em ENTER.

-- A partir daqui é só ter alguma paciência. A instalação proseguirá automáticamente e reiniciará o PC algumas vezes.

No final, quando quase tudo estiver concluído, vai aparecer um script já com algum grafismo em que já será possivel movimentar o mouse.Será somente uma questão de preencher os campos de texto (nome, empresa, nº de série, etc....) e .... voilá, o PC está fresquinho de fresco.

Agora é somente instalar um AV, FireWall e um SpyWare e todos os teus programas favoritos

O PC é de alguma marca das grandes?
Se tiver Cd de recuperação é muito facil.

Não te esqueças das copias de segurança!

O PC é de alguma marca das grandes?
Se tiver Cd de recuperação é muito facil.

Não te esqueças das copias de segurança!

Não, o PC é de uma marca normal...epah, [:D][;)]

Vou hoje á tarde comprar DVD's paa guardar a tralha toda que tenho no PC...quer dizer, toda não [:D][;)]

Compra de marca boa, para depois não te aparecer "erro de redundância ciclica" [:D]

Se tiveres €€ compra um disco externo, estão bastante baratos e são mais práticos [;)]

ot: É verdade, e a consulta [:p] ?

Compra de marca boa, para depois não te aparecer "erro de redundância ciclica" [:D]

Se tiveres €€ compra um disco externo, estão bastante baratos e são mais práticos [;)]

ot: É verdade, e a consulta [:p] ?

Ligeira fimose apenas [;)] Ah, eu é que tinha medo de puxar mais. A médica puxou-me aquilo para trás na boa, e não doeu nada [:cool:]

Não tenho euro, por isso é que vou aos DVD's [:D]

Além de que não vou precisar de mais de 3-4 [;)]

No caso de portáteis é necessário ter por exemplo um CD de instalação para os
drivers dos botões?

Afinal vou fazê-lo hoje...isto está tão...cheio de bugs que nem me deixa fazer o burn das fotos num CD. :sh)

Não tenho paciência, vou só guardar as principais na pen (no MP3, vá...[:D])

O que é que vai acontecer aos meus mails? Nada, espero eu, certo? [:D]

Aproveita e cria duas partições, uma para o SO e outra para a tralha. Da próxima vez só precisas de formatar a partição do SO, e a tralha está segura na outra partição.

Eu desde de domingo passado tenho um PC novo sem gastar um tostão: format ao fim de 2 anos.

A gota de água foi o Itunes que me arrebentou literalmente com o SO. Mas só depois de o ter desinstalado.

Eu desde de domingo passado tenho um PC novo sem gastar um tostão: format ao fim de 2 anos.

A gota de água foi o Itunes que me arrebentou literalmente com o SO. Mas só depois de o ter desinstalado.

Neste caso a gota de água foi ele não deixar que eu instalasse o sofware do MP3 devidamente.

Isto aliado aos blue screens e crashes subitos de programas como o Firefox ou itunes...[:vm)]

Back