Formato de casa

paulp

New member
Viva,

Estou neste momento na fase de desenho do formato de uma casa num terreno que tem 18m de largura e 31m de profundidade.
A orientação do terreno não é a ideal Norte/nascente nas traseiras e Sul/poente na fachada principal.

De modo a tirar o melhor proveito possível da luz solar decidimos juntamente com o arquitecto que, ao invés de chegar a casa toda para a frente do terreno ficando com uma área grande nas traseiras, o melhor será encostar a casa mais para um dos lados e fazê-la crescer para as traseiras de modo a aproveitar a área do terreno com melhor exposição solar (Sul/Poente).

Assim estamos a pensar em construí-la em formato L (mas invertido). A perna mais curta ficará nas traseiras e a mais comprida estender-se-à ao longo do terreno.

a minha questão prende-se com a largura da casa. tendo em conta que tenho que deixar 3m de distância do vizinho do lado e que quero ter um jardim de tamanho razoável, estou a pensar em fazer a casa com 7m de largura (na perna mais longa do L invertido). Em profundidade terá cerca de 20m.

O que acham? acham que é uma largura aceitável ou vai ficar estreita de mais?

18 por 31, uma casa em L acho que mais vale voltares há ideia inicial e fazer a casa rectangular com o jardim atrás, e estudar a luz solar de outra forma, pois se o terreno fosse maior a casa em L até ficava com umas dimensões razoáveis para o que estás a pensar, agora assim, só de cabeça a área disponível, vai-te limitar a dimensão da casa...

por outras palavras tu não estás a visualizar as dimensões 7 de largura por 20m de comprimento é uma coisa pequena, a não ser que estejas a pensar em 1º andar...

o melhor mesmo é sentares-te a mesa com o teu arquitecto e discutirem várias opções perante a dimensão do terreno...

Eu acho os 7 m de largura um pouco insuficientes, com essa medida é um corredor ao longo com acesso a cada divisão?
O ideal era colocares aqui a planta, nem que seja um desenho feito à mão.

espero (not) que o teu arquitecto tenha uma tabela de preços do estilo da deste mecánico

tabela_mao_de_obra.jpg

[:D][:D][:D][:D]

18 por 31, uma casa em L acho que mais vale voltares há ideia inicial e fazer a casa rectangular com o jardim atrás, e estudar a luz solar de outra forma, pois se o terreno fosse maior a casa em L até ficava com umas dimensões razoáveis para o que estás a pensar, agora assim, só de cabeça a área disponível, vai-te limitar a dimensão da casa...

por outras palavras tu não estás a visualizar as dimensões 7 de largura por 20m de comprimento é uma coisa pequena, a não ser que estejas a pensar em 1º andar...

o melhor mesmo é sentares-te a mesa com o teu arquitecto e discutirem várias opções perante a dimensão do terreno...

Obrigado pela resposta. Sim terá 1andar também. exclusivamente para os quartos.
O meu receio é se 7m de largura não será uma casa estreita?!

MrsX, sabes o q também tem piada? Ver-te a falar sobre o meu dinheiro sem fazeres ideia do que dizes ;)

Última edição:
Obrigado pela resposta. Sim terá 1andar também. exclusivamente para os quartos.
O meu receio é se 7m de largura não será uma casa estreita?!

Se é para fazer corredor encostado à parede exterior e uma "linha" de divisões, não é. Se quiseres 2 "linhas", aí já é.

Mete aí um esboço da planta, para se entender melhor.

Se é para fazer corredor encostado à parede exterior e uma "linha" de divisões, não é. Se quiseres 2 "linhas", aí já é.

Mete aí um esboço da planta, para se entender melhor.

nem terá corredor sequer. A única coisa que terá a ocupar espaço útil será o vão de escadas. Vou tentar meter um desenho.

Voltar
Superior