Fórmula 1 2023

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Não percebo nada de aerodinâmica, mas pelo que percebo, quanto mais downforce menos o carro escorrega, por isso supostamente poupa mais os pneus. Tenho ideia de ouvir sempre isto.
Com pouco downforce o carro vai patinar e fugir muito mais.

Andar sem downforce nenhum para os pneus seria mais ou menos como conduzir com o pé no pedal da embraiagem é para a duração da mesma....

Última edição:
Pelo contrário, quanto menos downforce, menos carga vertical tens sobre os pneus e como tal vais ter menos aderência ao piso e por isso para fazer a mesma curva à mesma velocidade vai ter que compensar com um maior ângulo de escorregamento e os carros vão tender a deslizar mais na curva. Além disso, com menos carga vertical os carros tendem a absorver pior as irregularidades a ser mais "saltitões" e como tal é mais fácil perder a compostura do carro em curva.

Isto significa que a superfície do pneu vai ser sujeita a maior abrasão pelo maior deslizar dos pneus e vão estar sujeitos a uma maior energia térmica.

Abrasão e os ciclos térmicos que estes Pirelli detestam são precisamente o que resulta naquilo que se chama de degradação dos pneus.

Agora... Estes Mercedes conseguiram trazer um setup que não só tem pouco top speed como come pneu. É um falhanço em toda a linha.

Ainda na época passada tivemos o exemplo da RB que era o carro com menos downforce e era igualmente o carro que comia menos pneu.

Ainda na época passada tivemos o exemplo da RB que era o carro com menos downforce e era igualmente o carro que comia menos pneu.

Mas porque achas que tinham menos downforce?

Eu acho que tinham mais do que os outros, tinham é menos arrasto, porque ao contrário da downforce gerada pelas asas que gera imenso arrasto, o downforce feito pelo efeito de solo gera muito menos resistência ao avanço. E os RedBull tinham uma enorme vantagem na sua aero eficiência, ou seja, para o mesmo nível de arrasto conseguiam gerar muito mais downforce.

Última edição:
Os outros são todos uns bananas®, molinhos e morninhos, que não sabem tirar proveito de nada nem andar no limite da pista e das regras. São figurantes, como dizes.

a brincar que o digas, o dany ric, o alonso e o ham, se tivessem carros melhores, davam mais luta que toda a tralha que lá anda.

Gosto do Sainz e pouco mais. Eu acho que se tivesse a velocidade do LEC, punha os marretas todos da ferrari a piar fino [:D]

Se quiseres um lenço é só dizer…

Eu não aplaudi uma única coisa, eu constatei um facto, que foi tu reclamares que eles faz algo mal, ele faz o oposto e tu dizes novamente que está mal. Tu queres é falar mal do gajo, e já nos todos sabemos isso.
Ao menos falo de F1, já tu so vens fazer observações incendiárias sobre mim neste caso.
Fala de F1, dá a tua opinião sobre o tema e deixa lá essa postura de heroi de teclado que já tens idade pra ter educação e respeito pelo proximo.

O Lando podia ter mantido a primeira posicão no inicio se tem apertado o Max convenientemente (como este fez ao Lec no ultimo GP).
De resto foi uma boa sprint, todos a rodar muito juntos.
Surpresa a degradação dos pneus no Mercedes e suspresa a não degradacão nos Ferrari.
Se o tempo ajudar, vai ser uma bela corrida amanha.

Os outros são todos uns bananas®, molinhos e morninhos, que não sabem tirar proveito de nada nem andar no limite da pista e das regras. São figurantes, como dizes.

Acho que não vale a pena caíres nesses exageros, referi o Norris porque è o que se tem vindo a ver, estamos a falar de alguém que nunca ganhou um grande prémio, não devia ter mais vontade e arriscar tudo as vezes? È que infelizmente ou felizmente está a correr na época do Max….não se põe fino não ganha coisa nenhuma.

Isso não é básico assim. Dois carros com a mesma força lateral F, gasta menos pneu o que tiver mais downforce.
No entanto o que tiver mais downforce consegue aplicar uma força maior, levando o pneu mais ao limite. E isto depende de mais factores

É por aí, em dois carros iguais e com todo o setup igual é diferentes cargas aerodinâmicas, gastará mais pneu o que tiver menor carga. Mas são imensos os fatores que poderão influenciar o desgaste, só assim se explica o feito da Mercedes.

Que foto!
506f800122a6512495d4c11bc2fb1daf.jpg

Estava a dizer adeus aos outros 😁

É sim. Mas se queres ir por esse caminho, ele também falou de F1, apenas comentou a tua visão na F1 sobre o mesmo de sempre.
Falou? Ora explica-me lá qual foi a opinião dele sobre o alegado impeding de hoje o qual foi alvo do meu comentário.
A opiniao dele sobre mim e a minha forma de ver as coisas é facil de perceber, agora a opinião sobre o tema... essa não apanhei.
Se isto é uma tertúlia e estamos aqui para gozar uns com os outros, avisem que eu tambem o sei fazer, embora não faça parte da minha educação.

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior