AyrtonRose
New member
Isso cheira-me a coiso
Tentar mudar um pouco os ares….que se fala para 2025? Será a última era destes carros.
Sim, em 2026 pelo que já se sabe vai alterar drasticamente... uma coisa excelente é que os carros vão mingar, embora ainda consigam ficar mais pesados.Tentar mudar um pouco os ares….que se fala para 2025? Será a última era destes carros.
Mas neste exemplo, se as epocas do Shumi tivessem 22 corridas, dado a superioridade do Ferrari, seriam muitas mais.Pelo que se lê aqui são claramente 3 cepos..
Eu sou fã do Shumi e do Max, do Ham nem por isso, mas menosprezar o que ele ou qualquer um deles fez/faz é ver F1 com palas...![]()
Só agora vi este post! Fim de semana de corrida é sempre complicado para mim ter tempo para vir ao Fórum.Eu não te vou convencer que o Max é tão ou melhor que o Hamilton nem tu o contrário.
Embora seja curioso como as nossas preferências nos toldam a razão pois há coisas que criticamos no outro e ignoramos quando o nosso preferido faz ou fez o mesmo, mas moving on. O mesmo sobre as equipas do Max e Hamilton.
Da mesma forma que no passado já aqui expliquei detalhadamente o porquê do Max ser dos melhores de sempre e, para mim, melhor que o Hamilton. Se não querem aceitar os meus argumentos tudo bem, amigos na mesma. Mas é pena porque foi algo bem investigado e documentado, enquanto do outro lado só vejo argumentos a nível da escola primária.
Seja como for com um dos piores carros ninguém ganha campeonatos obviamente, nem o Max nem o Hamilton e nem o Senna.
Então vais buscar um exemplo onde o Norris perdeu pontos "por azar" (como se ele não tivasse tentado nessa corrida várias ultrapassagens com um certo grau de risco) e ignoras o facto do Norris não ter tido um único DNF mecânico quando o Max teve um? Ainda para mais numa fase onde o RB era o melhor carro e havia fortes hipóteses do Max ter levado os 25pts para casa.
Concordamos todos que o Perez não é um piloto de topo, no entanto o ano passado conseguiu o segundo lugar do campeonato (sim eu sei, tinha o melhor carro nas mãos mas lá cumpriu o pedido embora à rasca). Se este ano ele está considerevalmente pior e o Max ainda assim mantem a liderança do campeonato isso não te diz algo? Não te diz que o Max é um piloto muito acima da média? Diz-te o quê então?
A RB ficar possivelmente em 3o e o Max ser campeão não dá mais nem menos mérito ao Max? Estás a gozar certo? O Perez pode não estar no topo dos melhores pilotos mas vocês falam como se o Perez fosse tipo apanhado na estrada e nem carta tivesse.
"O mérito do Max é fazer sempre o maximo de pontos que o carro permite". Isso é a definição de um campeão. Queres que ele faça mais o quê? E mesmo assim teve azar na AUS como já disse onde foram 25 pts ao ar já que ele até fez pole e tinha carro para ganhar "facilmente".
Bem isso é que é exigência, se o Perez e o Sainz não batessem o Max tinha ficado no pior lugar dos 8 carros da frente. Não vi a corrida mas adoro como de uns se exige sempre o máximo e de outros tão pouco. O Hamilton andou dois anos sem ganhar corridas e com o 2/3º melhor carro. O Max depois de ter perdido o melhor carro ganhou duas corridas e fez três segundos lugares. E estes segundos lugares provavelmente com o 3 ou 4º melhor carro.
O Norris comete gafes atrás de gafes e desaproveita n oportunidades de ganhar corridas...
Não sei o que vocês querem mais? Olha vai ver o vídeo do Max no Brasil em 2016 quando tinha meros 18 ou 19 anos e a seguir mostra-me algo semelhante de um piloto da atual grid. Aí também foi o carro? É que com chuva forte o fator unhas ganha tremenda importância.
"O Max é um excelente piloto, não há dúvidas, mas não consigo ver a “greatness” dele." Não achas isto contraditório? Excelente e greatness parece-me semelhante. O que há acima de excelente?
Sim a equipa é muito boa no geral quase desde sempre até há meros meses. Boa organização, excelentes nas pits, na estratégia, na afinação de chassis (mesmo na era dominadora da Mercedes por vezes a RB fazia boas corridas em pistas menos "engine oriented"), na modelação da fibra de carbono (as flexi wings na era Vettel) etc. etc. Mas isso não retira mérito ao Max porque normalmente os melhores acabam nas melhores equipas. E este é apenas mais um caso onde isso se verifica.
"Relativamente à obrigação do Lando ser campeão porquê tem o melhor carro, isso provavelmente acontecia se o Mclaren fosse o melhor carro desde o inicio e o segundo piloto fosse um Perez."
A RB teve sem sombra de dúvidas o melhor carro nas primeiras 5 corridas, no entanto devido a AUS o Max "só" conseguiu capitalizar nas outras quatro, embora com quatro vitórias.
Daí para a frente já tivemos mais 13 corridas onde o RB não foi o melhor carro. É certo que a Mclaren não teve simplesmente 13 corridas onde o carro é o melhor ponto como no Mónaco (embora seja sempre uma exceção) mas vamos assumir que em apenas 10 teve o melhor carro. Continuam a ser pelo menos o dobro de corridas onde a Mclaren tem um carro melhor que a RB, portanto sim, seja qual deles for um dos pilotos da Mclaren tinha obrigação de já liderar o campeonato, até porque já houve n corridas onde o RB nem sequer era o 2º melhor carro mas sim o 3º ou 4º...
E claro que o Norris tem mais obrigação porque é de longe o mais experiente. E não vai ser a fazer piadas ou a fazer birrinha que o Max tem de pedir desculpa e depois no dia seguinte voltar atrás com a palavra.
Um campeão a sério não tem este perfil, IMHO.
Por fim concordamos e esse é o ponto principal, o Lando não está ao nível do Max e nem ao nível do Hamilton. E para mim o Hamilton não está ao nível do Max pelo que é fácil perceber os anos luz do Norris do Max.
E como já se disse aqui, numa coisa a RB e o Max têm tido sorte que é na distribuição de pontos entre a Merc e Ferrari que também tem protegido o Max no Norris chegar mais perto. Mas o Norris, para mim, só se pode queixar dele próprio.
Se quer ser campeão tem de elevar o seu jogo.
Sim, em 2026 pelo que já se sabe vai alterar drasticamente... uma coisa excelente é que os carros vão mingar, embora ainda consigam ficar mais pesados.
Ideal era mingar e mais leves uns 100kg.
V10 e combustível 100% sintético e estava feito, sem sistema elétrico. Consumia mais mas era sintético. O peso por si só ia baixar bastante sem todo o sistema elétrico."Mingar" e ficarem mais leves é bom.
Serão menos 20cm de comprimento e 10cm de largura, acompanhados de menos 30Kg para o peso mínimo.
Para já bons indicadores no que toca a performances.
Mas para além disso não vejo grandes razões para celebrar.
Introduzir a complicação e potencial perigo da aerodinâmica activa com controlo manual.
Pneus mais estreitos, menos 25mm à frente e menos 30mm atrás.
Asa da frente mais estreita em 10cm.
Redução do efeito solo com alterações ao fundo.
Alterações na unidade motriz, dando mais enfase à potencia eléctrica.
Nas simulações de corrida que já se conseguiram fazer, temos tempo que no melhor dos casos se equiparam aos dos F2.
Mas sempre que se muda de regras há uma espectativa mais negativa. Algo que quase sempre acaba por se diluir com o trabalho de desenvolvimento das equipas.
Pessoalmente não fico muito satisfeito com esta dependência no eléctrico, preferia mais trabalho nos combustíveis de forma a que se pudesse reverter a uma propulsão feita unicamente por ICEs.
Porque para ganhar na Ferrari é preciso mesmo ser de outro planeta!!!!
[]
O Sainz ganha, e está longe de ser um ET....
Ganhar um campeonato, não uma ou outra corrida caída do céu e com estratégia feita pelo piloto!!!
Mas neste exemplo, se as epocas do Shumi tivessem 22 corridas, dado a superioridade do Ferrari, seriam muitas mais.
Se dividires isso por 12 por ano, o Shumi dá 5 anos, as 22 atuais dá 2.5 anos. É diferente a nivel de tempo de dominio.
V10 e combustível 100% sintético e estava feito, sem sistema elétrico. Consumia mais mas era sintético. O peso por si só ia baixar bastante sem todo o sistema elétrico.
No WRC foi o que fizeram.
V10 e combustível 100% sintético e estava feito, sem sistema elétrico. Consumia mais mas era sintético. O peso por si só ia baixar bastante sem todo o sistema elétrico.
No WRC foi o que fizeram.
Só agora vi este post! Fim de semana de corrida é sempre complicado para mim ter tempo para vir ao Fórum.
Vamos por partes.
O incidente da Austria foi devido a colisão entre os dois pilotos que estamos a falar. Um conseguiu acabar a corrida, o outro não. Um teve implicação no resultado do outro. Por isso azares sem influencia dos dois visados acho que não faz sentido.
Se a perda de performance afetou apenas 1 piloto, quer dizer que os 2 não andam exatamente com o mesmo carro. Isto está claro como água.
O Max continua a ser muito melhor piloto que o Perez, mas é facto que depois da alteração no carro devido Às novas regras, a diferença entre os 2 foi claramente diminuída.
A última corrida mostrou também que os melhoramentos apenas foram aplicados no carro do Max. Situação perfeitamente normal e muito fácil de entender, pois um tem todas as chances de ser campeão e o outro não.
Todas as comparações com outros pilotos só serão justas quando as condições forem iguais. Até lá é tudo especulação.
O Max podia ir para a Ferrari para ver se realmente é o Alien que dizem por aqui. Porque para ganhar na Ferrari é preciso mesmo ser de outro planeta!!!!
O Norris se não ganhar este ano, não acredito que ganhe sequer um campeonato. Mesmo este acho extremamente dificil ganhar.
Resumindo e concluindo, o Max é um excelente piloto e provavelmente o melhor piloto do Grid atual. Só não acho que os feitos dele sejam diferentes dos outros pilotos que ganharam campeonatos, ou que fazem excelentes corridas com carros/ equipas inferiores.