Não vi o Max em 2016, mas vi um Vettel campeão no Brasil em 2012 depois de ficar em ultimo na segunda volta (bateram na traseira dele) e ter terminado a corrida em 6o.
Isto tudo com condições dificeis de pista e com uma paragem nas box desastrosa.
Todos os campeões têm corridas excepcionais ao longo da carreira deles, basta procurar.
É uma corrida incrivel e em que o campeonato estava a ser discutido, no entanto em termos de skill puro e com a pista mais molhada acho o Max num nível acima. Ok, não tinha a pressão do Vettel já que não estava a lutar por um título, mas é daquelas corridas em que vês que está ali alguém muito especial.
A maior parte dos recordes que postaram atrás eram impossíveis de ser feitos antigamente.
O Senna, Schumacher, Prost, Lauda, etc nunca conseguiriam ganhar 19 corridas numa época, simplesmente porque não havia 19 corridas numa epoca!
O sistema de pontos também mudou, por isso também não se pode comparar número de pontos.
A primeira vitória do Max foi com um Redbull. Nesse ano o Ricciardo ficou em 3o no campeonato.
O Vettel ganhou a primeira vez num Toro Rosso!
O Hamilton ficou em 2o lugar na estreia da F1 e foi campeão do mundo no segundo ano. Favorecido internamente ou não, tinha um 2x campeão do mundo como companheiro de equipa.
Isto para dar exemplos recentes de feitos extraordinários de pilotos na f1, mas podia estar aqui o dia inteiro a colocar outros feitos igualmente impressionantes.
Aliás, o Hamilton só não tem mais recordes, porque até metade da época estava mais preocupado com a vida social noturna do que com as corridas!
O Max não se destaca em nada dos outros campeões.
Relativamente ao carro do Max ser igual ao do Perez este ano, deves ser dos poucos a ter essa visão.
Sim, alguns dos records obviamente têm de ser colocados em perspetiva e apenas comparar com coisas comparáveis. Mas não é menos verdade que há ali outros records, nomeadamente os em %, que são impressionantes e nesses não tens o fator número de corridas ou número de pontos da era moderna.
E se o Vettel tem o record do mais novo a ser campeão e não o Max é porque teve carro para isso mais cedo pois esse deve ser o único record do tipo "mais jovem a..." que o Max não tem. E sim, eu sei que o Max é o mais novo de sempre a chegar à F1 e obviamente nenhum piloto pode a maior parte desses records se só chegar à F1 com 20/21 anos por melhor que seja, no entanto não deixa de impressionar IMHO.
O Hamilton começou a carreira no melhor carro da grid nesse ano e tinha centenas de voltas nesse carro ainda antes da época começar. Não deixa de ser assinalável mas não conheço nenhum outro piloto que tenha tido um carro campeão nas mãos como rookie.
Mais uma vez digo, lá atrás dizes que o Max é o melhor piloto da grid atual, ao mesmo tempo dizes que não se destaca em nada de outros campeões quando tens na grid atual o tipo com o maior número de títulos (ok, empatado com o Schumi), maior número de vitórias, de pontos etc. Portanto até tu estás a querer dizer que se destaca de outros campeões. E se se destaca do Hamilton acho que isso por si só diz tudo o que há para saber.
A somar a isso tens de meter outros fatores menos óbvios na mesa. Quando o carro não está tão bom perdes a confiança e/ou a motivação. Até eu que não gramo o Hamilton imagino que ele tenha sentido muito isto em 2022 e 2023 e que justique em parte o não ter tido melhores resultados. Aliás a falta de confiança no comportamento do carro nestes anos foi tornada pública por ele e apesar de o achar falso em muita coisa que diz aqui acredito que seja verdade, até porque isso se percebe vendo onboards e acompanhando as corridas.
No limite os carros são todos diferentes porque há sempre pequenas diferenças de setups de acordo com preferências do piloto. Se achas que a RB está a prejudicar o Perez estás no teu direito pois é uma opinião, mas eu discordo. Ainda para mais com tanta diferença de pontos entre eles e com a RB a perder o título de construtores este ano para a Mclaren. Não vejo onde possa haver interesse nessa situação. Agora pode acontecer o que já se falou por aqui no passado. Os upgrades vão no sentido em que um dos pilotos melhor tira partido deles. "99%" das vezes esse é o melhor piloto, sobretudo nas situações em que a diferença dos pilotos é óbvia como é o caso.