Fórmula 1 2024

O rcontra tem razao.

Nao inventam nova tecnologia, mas definem novos limites. Desde o sistema de injecao de combustível hiper complexo (nao existe em nenhum carro de producao) a componentes de tamanhos ínfimos, têm muita, muita coisa que nao existem em qualquer outro lado.

E nao existe em outro lado porque a) nao precisas b) muito caro c) dificil de industrializar

Novamente, parece teimosia minha...

O sistema de injecção da F1 é mais limitado que os dos carros de estrada.

E dou-te o exemplo do Neptuno do Maseratti MC20, cujo sistema de injecção é mais avançado que o da F1, que é, como tudo o resto limitado pelas regras.
É o sistema "TJI" que a F1 devia ter mas que as regras não permitem.

Sistema esse que foi "inventado" pela Honda em 1970 e desenvolvido pela DAF para uso comercial.

Eu entendo esse glamour que se criou à volta da F1 e da tecnologia usada, mas é uma falácia.

Novamente, parece teimosia minha...

O sistema de injecção da F1 é mais limitado que os dos carros de estrada.

E dou-te o exemplo do Neptuno do Maseratti MC20, cujo sistema de injecção é mais avançado que o da F1, que é, como tudo o resto limitado pelas regras.
É o sistema "TJI" que a F1 devia ter mas que as regras não permitem.

Sistema esse que foi "inventado" pela Honda em 1970 e desenvolvido pela DAF para uso comercial.

Eu entendo esse glamour que se criou à volta da F1 e da tecnologia usada, mas é uma falácia.

Posso te dizer de primeira mao que o sistema de injecao dos dias de hoje da F1 é muito mais complexo que qualquer outro. Pelo menos o de uma equipa :) Que duvido que varie muito de equipas para equipas.
Teria aplicacao para carros de producao, mas muito caro.

Posso te dizer de primeira mao que o sistema de injecao dos dias de hoje da F1 é muito mais complexo que qualquer outro. Pelo menos o de uma equipa :) Que duvido que varie muito de equipas para equipas.
Teria aplicacao para carros de producao, mas muito caro.

Ratcher, o sistema de injecção da F1 é um "desenrascanço" para tentar copiar a "TJI" com pré camara de combustão.
As regras não o permitem, porque não permitem duplo injector. Está logo à cabeça limitado por isso.

Tecnologia que, repito, foi criada pela Honda nos anos 70 e desenvolvida pela DAF para veículos comerciais.

O Neptuno tem um sistema de injecção mais evoluído que o da F1 porque no mundo real não há esse tipo de limitações. Tem pré-camara, injectores directos e indirectos.

Eu entendo esse querer, esse acreditar, mas a tecnologia de F1 está limitada e é evoluída apenas dentro do universo que as regras permitem.

Eu entendo esse querer, esse acreditar, mas a tecnologia de F1 está limitada e é evoluída apenas dentro do universo que as regras permitem.

😂😂 Diz isto mais uma vez pf.

Produzimos pecas para F1 por cá e sao sempre de maior complexidade que as para carros de producao. Se a tua experiencia é outra, entao será no máximo um misto.

😂😂 Diz isto mais uma vez pf.

Produzimos pecas para F1 por cá e sao sempre de maior complexidade que as para carros de producao. Se a tua experiencia é outra, entao será no máximo um misto.

Lê bem essa frase de citaste pf.

Como é bom apanágio cá do fórum, a conversa vai-se perdendo do tema inicial.

Tema que era: O mito de que a F1 é um laboratório que cria e inventa tecnologia que depois é aplicada em carros de estrada.

Mantenho o que disse. A tecnologia de F1 está limitada por um conjunto de regras.

Tendo em conta esse conjunto de regras a tecnologia de F1 é a mais evoluída? Sim é.

Retirando as regras é a tecnologia mais evoluída? Não é.

A F1 inventou alguma tecnologia que é usada em carros de estrada? Eu não conheço.

Eu explico o que quero dizer:

Do ponto de vista fisico, i.e. musculos, funcionamento de orgãos internos, estomago, intestinos, respiração, no fundo tudo o que é vital para o corpo funcionar....funciona.

Conheço quem vive assim há 70 anos. Tudo funciona menos a parte da cabeça. Ou seja, o cérebro consegue comandar tudo o que é vital, menos o que diz respeito aquilo que é por nós identificado como parte psicológica: falar, perceber, lembrar, etc.

É um vegetal no fundo.

É um vegetal no fundo.

Se dizem que comunica com os olhos, poderá não estar 100% vegetativo mas perto disso. Fica por saber se comunica de forma consciente ou se até a parte cognitiva ficou afectada.

Para ele deve ser um pesadelo que não se deseja a ninguém, viver preso no seu próprio corpo e sem nenhum tipo de expectativa para melhor. Para a família também não é melhor uma vez que é uma prisão pois normalmente acabam por requerer cuidados constantes.

Situação complicada e que deve ser tratada com algum bastante tacto.

Há aqui pessoal que nem com fatos citados, entende ou aceita que está errado.
Ja se mencionou atras as datas em que determinada tecnologia surgiu e em que data foi usada na F1 e quase invariavelmente a tecnologia surge e muitos anos depois é usada na F1.
Claro está que é levada a niveis que nos carros de estrada não é, primeiro porque é desnecessario e segundo porque economicamente não seria viável.
Obviamente que uma peça pra um automovel de estrada tem de ser barata e facil de produzir em massa, na F1 um pistão pode demorar 100h a ser fabricado e os materiais usados são muito melhores e mais caros que o de estrada, mas não deixa de ser um pistão e existe há 150 anos e não foi na F1 que surgiu.

Eu acho que para começar não conhecemos nada do que é feito na F1 em termos de desenvolvimento do carro excepto aqueles casos de pessoas tem contactos pontuais com algum tipo de material ou tecnologia associado a uma qualquer equipa da F1.

Conhecemos o que é público, o que é muito pouco. Só aí acho uma grande falácia dizer que os carros de F1 não são nada de extraordinário em termos de tecnologia ou aplicação da mesma.

Se acedermos á pouca documentação técnica que é publicada pelas equipas de F1 atuais e se investigamos um pouco podemos logo ver que a tecnologia desenvolvida é do mais top end que existe em termos do setor automóvel, não existe nada que se aproxime na competição, em termos de carros de estrada então...

Turbos, injeção, sistema hibrido, baterias,camaras de combustão, eficiencia térmica, compressão do motor, tolerâncias, não existe nada se que apróxime do que é utilizado na F1.

Se entrarmos então na questão dos lubrificantes isso então é magia negra.

Turbos, injeção, sistema hibrido, baterias,camaras de combustão, eficiencia térmica, compressão do motor, tolerâncias, não existe nada se que apróxime do que é utilizado na F1.

Dos Ralis à Resistência, da F1 ás corridas de Turismo ou GT, todo este desporto automóvel tem servido de laboratório e de ensaio prático aos nossos carros.

Ainda há uns tempos alguem publicou aí para trás um inventário dessas tecnologias.

Lê bem essa frase de citaste pf.

Como é bom apanágio cá do fórum, a conversa vai-se perdendo do tema inicial.

Tema que era: O mito de que a F1 é um laboratório que cria e inventa tecnologia que depois é aplicada em carros de estrada.

Mantenho o que disse. A tecnologia de F1 está limitada por um conjunto de regras.

Tendo em conta esse conjunto de regras a tecnologia de F1 é a mais evoluída? Sim é.

Retirando as regras é a tecnologia mais evoluída? Não é.

A F1 inventou alguma tecnologia que é usada em carros de estrada? Eu não conheço.

Assim de cabeça, patilhas de mudanças.

Quero acreditar que sim, nisso e no Tiago Monteiro tornar-se num novo Domingos Piedade. Seria relevante para o panorama desportivo nacional.

Last edited:
Acompanho a carreira do Noah no karting e o puto tem imenso talento.
Espero que haja dinheiro para ter sucesso na F4, porque se no Karting internacional a despesa já ascende a largas centenas de milhar de euros, na F4 já chega a valores de 1 milhão de Euros por época (valores por baixo).
A Federação dá muito pouco apoio ao desporto motorizado em Portugal, coisa que deveria mudar, se queremos ter Portugueses nesses desportos. Infelizmente não é o talento que vence no desporto automóvel, mas sim quem tem mais dinheiro para gastar.
Espero sinceramente que chegue à F1 e que tenha melhor sorte que o Pai nesta modalidade.

Nota: O puto tem que parar de crescer, senão não vai caber num F1!

Acompanho a carreira do Noah no karting e o puto tem imenso talento.
Espero que haja dinheiro para ter sucesso na F4, porque se no Karting internacional a despesa já ascende a largas centenas de milhar de euros, na F4 já chega a valores de 1 milhão de Euros por época (valores por baixo).
A Federação dá muito pouco apoio ao desporto motorizado em Portugal, coisa que deveria mudar, se queremos ter Portugueses nesses desportos. Infelizmente não é o talento que vence no desporto automóvel, mas sim quem tem mais dinheiro para gastar.
Espero sinceramente que chegue à F1 e que tenha melhor sorte que o Pai nesta modalidade.

Nota: O puto tem que parar de crescer, senão não vai caber num F1!

Mas como e financiada a Federacao?

Mas como e financiada a Federacao?

Não sei todos os que financiam a federação, mas eu sou um deles!!!
E para o trabalho que fazem, já paguei demasiado dinheiro.
Aliás, é vergonhoso o favorecimento a determinadas pessoas e controlo nulo daquilo que se passa nos campeonatos de Karting nacionais.
Não apoiam e ainda estragam o desporto motorizado nacional.
Espero sinceramente que o Noah tenha muito sucesso e que tenha muitos apoios internacionais, porque a nivel nacional duvido que tenha apoio decente.

Back