Fórmula 1 2024

Ver antes de todos os outros! [:D]

Tem vários nomes isto, um delas é inovação. Há quem diga que é uma das skills mais raras e mais bem pagas em qualquer tipo de industria [:p]

Devias tê-lo levado para a Ferrari.....

LOL

Uma coisa é inovação.

Outra coisa é batota clara e escarrapachada para violar as regras do parc fermé sem ninguém se aperceber.

Eu bem achei estranho o sacana do RB a fazer faíscas logo na quali e não haver problemas na corrida.[:)]

Ver antes de todos os outros! [:D]

Tem vários nomes isto, um delas é inovação. Há quem diga que é uma das skills mais raras e mais bem pagas em qualquer tipo de industria [:p]

Devias tê-lo levado para a Ferrari.....
Inovação? Onde é que este RB sem as violações ao regulamento é inovador?
Sem elas é ate bastante menos rapido que os outros.
As violações ao regulamento tambem nao são inovadoras em nada, são apenas e só isso mesmo... violações.
A suspensão ativa era inovadora na decada de 80...
A repartição de travagem tambem de inovador não tem nada pois já anda por cá há decadas...
A regulação da altura do carro em parc fermé também não é inovadora, é só ilegal.
Custa assim tanto admitir que a rapidez deste RB apenas se baseava em dispositivos manhosos e ilegais?
É que já não é 1, nem 2... já são três malabarismos no mesmo carro... the book of excuses já está no limite para quem defende ou até louva este RB e quem o fez.

LOL

Uma coisa é inovação.

Outra coisa é batota clara e escarrapachada para violar as regras do parc fermé sem ninguém se aperceber.

Eu bem achei estranho o sacana do RB a fazer faíscas logo na quali e não haver problemas na corrida.[:)]
O pessoal custa-lhe chamar os bois pelos nomes quando toca á "sua dama".

Lol [:D]

Verdade de la palisse.

Gordan Murray, Ross Brawn, Adrian Newey, ou Colin Chapman, Patrick Head etc etc... foram todos uns santinhos [:)]

O pessoal custa-lhe chamar os bois pelos nomes quando toca á "sua dama".

Continuas equivocado, não tenho damas na F1, nem pela Ferrari que claramente é a equipa que mais gosto de ver ganhar.

É o vosso problema principal, medir terceiros pela própria medida [;)]

Continuas equivocado, não tenho damas na F1, nem pela Ferrari que claramente é a equipa que mais gosto de ver ganhar.

É o vosso problema principal, medir terceiros pela própria medida [;)]
Toda a gente mede terceiros pelos seus proprios valores, de que outra forma poderia ser? Tu não és exceção e não há nada de errado nisso.
Relativamente ao assunto em questão, e a confirmar-se o cenário da "jiga-joga" da RB, pra ti concretamente não é "batota" introduzir um dispositivo para mudar a altura ao solo do monolugar em parque fechado quando o regulamento diz expressamente que não pode ser feito?
Se há situações de "grey area" como por aqui se usa tanto (exemplo da asa Mclaren), acho que não é este o caso nesta situação da RB... isto é mesmo infração deliberada ao que está regulamentado para obter vantagem competitiva.
E isso só tem um nome.

a confirmar-se o cenário da "jiga-joga" da RB, pra ti concretamente não é "batota" introduzir um dispositivo para mudar a altura ao solo do monolugar em parque fechado quando o regulamento diz expressamente que não pode ser feito?

A confirmar-se, é a palavra chave disto.

Tu já andas por aqui há uns anitos, tal como eu, pelo que já devias ter reparado que valorizo factos e desprezo por inteiro suposições, e por isso choco-me com fundamentalismos de opinão. [;)]

Quando falei de inovação, óbviamente não falei de batotas, não é da minha natureza valorizá-las.

Equivocado outra vêz.. [;)]

É o teu mindset, não o meu
É impossível ser de outra forma, quando formas uma opinião sobre um determinado assunto, são as tuas vivencias, os teus valores e os teus conhecimentos que usas para avaliar o tema e isso é invariavel.
Ainda que te coloques fora da tua pessoa para avaliar, até esse ato é baseado nas tuas crenças de que o deves fazer para ser o mais isento possivel mas no fim não consegues fugir á tua verdade.
Ha varios filosofos e pensadores que referem isso, os olhos de quem vê são mais importantes do que o que propriamente está a ser visto... é tudo uma questão de perspetiva e a perspetiva é pessoal e referente a cada individuo.

A confirmar-se, é a palavra chave disto.

Tu já andas por aqui há uns anitos, tal como eu, pelo que já devias ter reparado que valorizo factos e desprezo por inteiro suposições, e por isso choco-me com fundamentalismos de opinão. [;)]

Quando falei de inovação, óbviamente não falei de batotas, não é da minha natureza valorizá-las.
Mas o "a confirmar-se" é valido para avaliar a coisa como batota ou como inovação, porque se não se confirmar nem é uma coisa nem outra... é "fugazi".

Afinal parece que são os do custume...
A RB precisa ser estudada pra se perceber quantas ilegalidades conseguem enfiar num carro só 😄
O próprio Newey afirmava que a parte interessante do trabalho dele era explorar ao máximo o que os regulamentos lhe davam, ou seja, encontrar as zonas cinzentas do regulamento.

O sistema vai continuar no carro da RedBull para permitir por exemplo entre sessões livres ajustar a altura do BIB ou T-Tray.

A Fia levantou é questões se eles podiam alterar a altura depois do carro estar em parque fechado, então a RedBull fez alterações ao sistema para que ficasse totalmente garantido que isso não podia acontecer e negou alguma vez ter usado o truque, vale o que vale.

Desde singapura que a REDBull não usa o sistema que usava e mesmo assim o Max fez P2 numa pista nada favorável ao carro.

Mas repito, o BIB ainda continua a ser possível ser ajustado e todas as equipas tem este sistema.

Tenho uma curiosidade, como alguem de fora conseguiu medir a altura do T Tray e constatar diferenças da altura entre a quali e corrida, aquilo devem ser uns escassos mm.

Last edited:
Inovação? Onde é que este RB sem as violações ao regulamento é inovador?
Sem elas é ate bastante menos rapido que os outros.
As violações ao regulamento tambem nao são inovadoras em nada, são apenas e só isso mesmo... violações.
A suspensão ativa era inovadora na decada de 80...
A repartição de travagem tambem de inovador não tem nada pois já anda por cá há decadas...
A regulação da altura do carro em parc fermé também não é inovadora, é só ilegal.
Custa assim tanto admitir que a rapidez deste RB apenas se baseava em dispositivos manhosos e ilegais?
É que já não é 1, nem 2... já são três malabarismos no mesmo carro... the book of excuses já está no limite para quem defende ou até louva este RB e quem o fez.

apr:)
image.png
[:)]

Por acaso fiquei muito surpreendido com as palavras do Hamilton sobre a RedBull quando aquele veneno daquele jornalista estava a tentar sacar algo, muito bem Lewis.

Last edited:
Back