Fórmula 1 2025

Diz que estava ilegal, mas por pouco...

Dito isto, não percebo o porquê a McLaren arriscar tanto nesta fase da época com um avanço considerável.

Exato, é obvio que a McLaren tem toda a vantagem, este grande premio seria o pior em termos de performance teorica, seria o GP onde o melhor resultado não precisava de ser uma vitória, assim acrescentaram uma pressão completamente desnecessária, além de só terem motores cansados até ao fim da epoca. Mas pelo menos anima as coisas.
Se o Lando ou o Piastri tiver que colocar um motor novo, a coisa vai complicar, e se não o fizerem por si quer dizer que podem ter outro DNF... Vamos ver. Com a vantagem que a McLaren já teve já se devia ter precavido nesta coisa do motor extra à algum tempo.

Que treta, o que está em causa, é a medida ou o valor da medida? Não percebo ó Diamante? Qual o valor que passa de pouco para muito?
Essa conversa já vem desde a medida do DRS, ou é ou não é, qual é a duvida? Neste caso nem existe o fator pressão.

G6b-u8bW0AACF_b

G6b-u8dXcAAiirS
.

Acredito que a génese da falha da McL tenha estado na fp3.

Foi uma sessão esquisita que começou com pista molhada mas no final já conseguiram usar slicks.

A parte estranha é que os McL pouco ou nada rodaram nessa ultima fase. Desconheço os motivos disso, mas juntando a uma fp2 com mtas interrupções, impediu valores fidedignos no monolugar deles pelos vistos.

De qq forma é indesculpável. Mas não deixa de ter piada para o Zak baixar a bolinha.

Preferências aparte, fanatismos aparte, decidir vencedores,ou campeões, com base em cagagésimos de milímetros regulamentares é tudo menos competição.Isto é evitável, haja vontade.

Sim, mas sabes que a diferença destes cagagésimos na performance é brutal, ou achas que não?

Sim, mas sabes que a diferença destes cagagésimos na performance é brutal, ou achas que não?

Pode ser, mas, primeiro, não acho que o produto F1 tenha muito a ganhar com isso, segundo, não acho que qualquer uma das equipas o tenha feito de forma propositada.

Já o referi, a Ferrari já foi penalizada por esse facto, agora é a vez da McLaren, não achas que pode ser algo controlado pelas regras ao invés de deixar que aleatoriamente alguém possa ser, ou não, apanhado pelo desgate?

Não me pareceu que fosse algo necessário para a McLaren garantir o campeonato de pilotos, mas para o perder parece ter sido interessante. É só uma reflexão minha, desculpem se estou enganado, pode acontecer, dormi pouco. [:D]

Achas mesmo que a diferença referida terá alguma importância?

Estamos a falar de valores microscópicos, se ainda fosse 1mm...

Claro que tem, a diferença que vês é o desgaste da prancha, o que acontece é que para isso acontecer tiveste um rebaixamento maior no carro do que nos restantes, isso é o resultado apenas, a performance foi durante a corrida. Não podes dizer que é muito ou pouco, pois não fazes a ideia da dureza do material, está ilegal, ponto.

Se estiveres a falar da distância da Terra à Lua é um cagasésimo, se falar de uma peça em titânio com 9mm de espessura maxima mais de uma decima pode ser uma enormidade, não faço ideia, só sei que é ilegal.

Last edited:
De 8.88 para 9, são 1.333%

Em F1 isso não é negliganciavel.

Isto tem efeitos práticos ao nível do efeito solo logo, se cumprissem, andariam bem menos.

Basta pensar nos "zero pods" da Mercedes que tiveram que subir por este mesmo motivo (porpousing) e a carroça que a Mercedes virou nesse momento.

As condições dos treinos não são desculpa pois foram iguais para todos.

Arriscaram configurações agressivas sabendo que podiam passar dos limites. Sabiam o risco mas arriscaram.

Correu mal, é aceitar a penalização e seguir em frente, ainda estão na frente do campeonato.

Back