Fórmula 1 2025

O que me causa muita celeuma é que ele ganha a corrida sem fazer absolutamente nada, dois mancos acertam um no outro, sai o SC e toma lá a primeira posição, depois como havia a obrigatoriedade de 2 paragens, estava feito...

Já aqui disse diversas vezes, a F1 tem de tomar cuidado para não tornar o SC como uma lotaria, podemos ter novamente o caso de um piloto fazer uma grande corrida em Abu Dhabi e de repente sai o SC e acabou... o brilhantismo, e o título vai para o azelha que não fez nada...

Chama-se azar, podes ser o millionario amanha se ganhares o euro-milhoes
a vida é de sortes

O Piastri é sempre um coitadinho, que conversa da treta, já cansa. Ele tem sido prejudicado pelas estratégias da McLaren tal como o Norris. Mas porque é que as pessoas não são honestas?
A mesma honestidade do Zak?
Consegues me explicar o porquê de só a meio caminho de ir ter com o Lando ter se lembrado de cumprimentar o Oscar, vencedor do sprint?

O Norris não é beneficiado, em situações iguais são tratados exactamente da mesma forma. Isso é apenas choro do Piastri e dos seus fãs.

Já foi a mesma conversa quando alonso ficou atrás do Hamilton na McLaren, é sempre o mesmo choro e a vitimização de quem culpa os outros pelos seus erros.

Não sou fã do Piastri e acho que a Mclaren claramente o prejudica.

O que me causa muita celeuma é que ele ganha a corrida sem fazer absolutamente nada, dois mancos acertam um no outro, sai o SC e toma lá a primeira posição, depois como havia a obrigatoriedade de 2 paragens, estava feito...

Já aqui disse diversas vezes, a F1 tem de tomar cuidado para não tornar o SC como uma lotaria, podemos ter novamente o caso de um piloto fazer uma grande corrida em Abu Dhabi e de repente sai o SC e acabou... o brilhantismo, e o título vai para o azelha que não fez nada...
Isso não concordo, os SC são completamente aleatórios e ninguem controla.
Pode haver uma altura ou outra que a gestão do mesmo pode criar duvidas, mas acrescenta o factor incerteza.

O Piastri na ultima corrida vai ser o escudeiro do Norris, não tem hipotese, se tiver que deixar passar o Norris vai ter do o fazer.

Se o Max ganhar a ultima corrida e o Norris for P4 o Max é campeão do Mundo?

O Piastri na ultima corrida vai ser o escudeiro do Norris, não tem hipotese, se tiver que deixar passar o Norris vai ter do o fazer.

Se o Max ganhar a ultima corrida e o Norris for P4 o Max é campeão do Mundo?

Sim, fica com mais 1 pto.

Em caso de empate em pts o Norris tem mais 2os lugares que os outros 2 (pq neste momento estão os 3 com 7 vitórias), no entanto se o Max ganhar a próxima corrida fica com 8 vitórias e portanto ganha aos outros em igualdade pontual.

Eu já na altura disse logo, o Max em Espanha se não tivesse sido idiota em ir contra o Russel não tinha levado aquela penalização (que foi justa!) e agora tinha mais 10pts.

E portanto estava apenas a 2 pts do Norris e só dependia dele mesmo, ou seja, bastava ficar à frente do Norris (assumindo que ficavam os 2 dentro do top8 digo).

EDIT:

Sim o Max é muito bom, sim é melhor que os outros dois da Mclaren.

E sim o RB tem evoluído muito como carro nos últimos meses.

Agora dito isto, a Mclaren deixa o Max ganhar hoje pq não parou quando todos os outros pararam. Não queriam adbicar de posição em pista sim sr, e o carro é muito bom em corrida, tudo certo.

No entanto neste momento o carro deles não dá 1s por volta ao RB como já deu, além de que mesmo que assim fosse teriam de passar o Max em pista perto do fim o que já de si não é fácil, quanto mais numa pista onde é difícil ultrapassar.

Por fim, sabiam perfeitamente que só tinham softs usados e teriam de usar duros no fim. Portanto qual foi a ideia de não pararem logo quando sabiam que tinham de parar 2 vezes de qlq forma? Se não houvesse a questão das 25 voltas por set de pneus ainda podia perceber pq trabalhavam a coisa para uma pit stop apenas, agora assim não se percebe.

A Mclaren fez um excelente carro, mas em tudo o resto deixam a desejar...

Last edited:
A minha interpretação é que esta mania da igualdade de condições no matter what originou a derrota de hoje. Ora vejamos:
1 - pára ambos os carros, double stack, Norris é prejudicado, logo não há igualdade.
2 - pára só um dos carros, não interessa qual, não há igualdade.

Assim a unica estratégia de igualdade foi esta de manter ambos em pista, e deu a merda que deu

A minha interpretação é que esta mania da igualdade de condições no matter what originou a derrota de hoje. Ora vejamos:
1 - pára ambos os carros, double stack, Norris é prejudicado, logo não há igualdade.
2 - pára só um dos carros, não interessa qual, não há igualdade.

Assim a unica estratégia de igualdade foi esta de manter ambos em pista, e deu a ***** que deu

Sim, é possível que a razão de não terem parado tenha sido essa pq fazer double stack é tramado e muitas vezes o carro atrás acaba prejudicado (pelo menos é algo relativamente comum).

E ainda por cima quem vinha atrás era o Norris. No fim do dia isto jogou tudo contra eles...

Isso não concordo, os SC são completamente aleatórios e ninguem controla.
Pode haver uma altura ou outra que a gestão do mesmo pode criar duvidas, mas acrescenta o factor incerteza.

A questão é que o SC pode aparecer numa corrida quase do nada, aparece uma mosca na pista, SC, um monolugar encosta na pista, SC.

Depois tens um piloto que fez tudo bem e foi o mais rápido e não vence, é frustrante.

E salvo erro, até agora só me lembro de uma vez o SC não favorecer o Max, o que é impressionante, é de uma vaca total.

E quando temos SC a decidir campeonatos, porque foi isso que aconteceu em 2021 (sem contar + com a aldrabice), isso não pode voltar a acontecer.

Dêem-lhe meia oportunidade e ele não perdoa, outros precisam de meia dúzia e ainda assim...

Poucas vezes se fala nisso, mas não posso deixar de referir que Max está também muito bem acompanhado nas boxes. Poder-se-á referir que todos fizeram o que a RB fez, ou seja, mandar os seus carros para a box, mas foi o carro de Max o primeiro a entrar e, p.ex. quem seguia logo atrás dele continuou em pista. Onde vai um , vai o outro.[:D]

Mérito desta senhora que tem estado por detrás de muitas vitórias de Max.

Click image for larger version  Name:	Screenshot_20251130_220125_Chrome.jpg Size:	358.3 KB ID:	14659206

A mesma honestidade do Zak?
Consegues me explicar o porquê de só a meio caminho de ir ter com o Lando ter se lembrado de cumprimentar o Oscar, vencedor do sprint?

Isso é manipulalção de imagens, há imensas contas de fãs do Piastri a manipular as imagens para fazer dele um coitadinho. É doentio.

Entre a corrida 16 e a corrida 23 o Oscar perdeu 108 pontos para o Max. Foi uma enormidade. Quanto a mim só se pode queixar de si próprio. Cisnes negros foram Baku, EUA e Brasil nas sprint (depois nas corridas tb não correu particularmente bem) (De resto aquele perder de posição para o Max em Imola tb não ficou nada bem mas aí foi fora da big picture da enorme redução de andamento).

É difícil imputar culpas à equipa quando há um abaixamento de performance tão grande.

Mesmo para o Lando perdeu 50 pontos no mesmo período. É muito ponto.

Ainda só vi o resumo e não aconteceu nada que não fosse de esperar...

A Mclaren se perder o campeonato de pilotos só se pode culpar a si própria.

2007 próximo de se repetir. Além desse ano só me ocorre 1986 com 3 pilotos na última corrida a disputar o campeonato:

Ainda só vi o resumo e não aconteceu nada que não fosse de esperar...

A Mclaren se perder o campeonato de pilotos só se pode culpar a si própria.

2007 próximo de se repetir. Além desse ano só me ocorre 1986 com 3 pilotos na última corrida a disputar o campeonato:

2010 é um exemplo próximo. Estavam 4 na luta sendo que as hipoteses deste 4.º eram praticamente nulas. Curiosamente o 3.º no campeonato após a penultima corrida viria a ganhá-lo mesmo estando a 15 pontos do primeiro. Dos 3 com hipoteses 2 pertenciam à mesma equipa.

Este setup é um grande pesadelo para o Stella. Curiosamente ele era o engenheiro de pista do piloto que partiu para a ultima corrida em 1.º...

2010 é um exemplo próximo. Estavam 4 na luta sendo que as hipoteses deste 4.º eram praticamente nulas. Curiosamente o 3.º no campeonato após a penultima corrida viria a ganhá-lo mesmo estando a 15 pontos do primeiro. Dos 3 com hipoteses 2 pertenciam à mesma equipa.

Este setup é um grande pesadelo para o Stella. Curiosamente ele era o engenheiro de pista do piloto que partiu para a ultima corrida em 1.º...

Sim, tens razão... Alonso pela Ferrari, Hamilton pela Mclaren e Webber e Vettel pela Red Bull.
Ganhou o Vettel que nunca tinha estado à frente do campeonato nesse ano. Tal como atualmente...

Uma palavra para o Carlos Sainz, o que é que as equipas de topo estão à espera para o contratarem?
Faz falta um bom padrinho.

Viu-se a dar vitórias à Ferrari, uma delas a recuperar de uma apendicite e lá decidiram mandar embora porque decidiram acreditar num milagre. Da mesma forma que foi despedido da Renault porque o Abiteburro pensou que ia faturar com o Ricciardo.

Faz falta um bom padrinho.

Viu-se a dar vitórias à Ferrari, uma delas a recuperar de uma apendicite e lá decidiram mandar embora porque decidiram acreditar num milagre. Da mesma forma que foi despedido da Renault porque o Abiteburro pensou que ia faturar com o Ricciardo.
Sejam honestos, em 4 anos na Ferrari 90% do tempo foi só mediocre e a Ferrari tinha carro em algumas das epocas.
Por exemplo em 2021 no primeiro ano do Sainz na Ferrari ele fez 164pts e o carro não era nem de perto tão mau como o deste ano, o Ham tem 152 este ano e vocês estão sempre a cair-lhe em cima...
Em 2022 o Ferrari era excelentes e nas primeiras 6 ou 7 corridas limpou tudo, o Sainz fez 200pts na epoca toda, pessimo.
Mas.... agora o Sainz é o melhor piloto do mundo, please.
Eu sou adepto da Ferrari e quantas vezes me enervou o Sainz por ser tão average e sem garra nenhuma, andava pra ali no meio do pelotão sem ambição nenhuma, isto num carro ganhador de corridas... não numa carroça como este ano.

Last edited:
Grande Sainz!!!!

McLaren a dar uma ajuda a manter o campeonato mais ou menos em aberto. Quando vi os McLaren em pista no safety car, lembrei-me daquela vez em que o Hamilton foi o único que ficou em pista, apesar de agora ter sido diferente.

Tive pena do Piastri, que é quem deveria ter vencido a corrida em circunstâncias normais. Norris foi logo papado no arranque.

Mas mesmo assim vai ser difícil o caneco fugir ao Norris, só mesmo se acontecer um acidente/avaria.

Quando é que foi o último campeonato em que três pilotos vão para a última corrida com igual número de vitórias?

Last edited:
Back