Fórmula 1 2025

O Piastri a acusar a pressão lol o carro não tem andamento é simples, basta ver o onboard dele e comparar com o onboard onde o carro está muito mais plantado.

Carros que sempre foram equiparaveis em termos de andamento e agora no fim do campeonato o piastri deixou de conseguir sacar tempos... O norris sente muito mais a pressão que ele, sempre sentiu apesar de ter mais experiencia.

Piastri a cair conforme previsto por muitos, boa Mclaren. Grande andamento do Norris, é o campeão.

Grandes voltas dos pilotos da Ferrari, o Leclerc ganhar 0.7 do Q2 para o Q3 foi incrivel.

A RedBull mexeu no carro para o tentaram evoluir mais um pouco e fizeram cagada, o Max amanha não faz nada na corrida e vai ser um passeio para o Norris, com ar limpo então vai desaparecer.

O piastri até gremlings no motor teve lol, o carro estava por toda a parte, tenho pena dele.

O Max fez a volta mais rápida no FP2 mas foi acidental. No meio de uma pista suja, com trafego e pouco compromisso dos outros nas simulações de qualificação, acabou por marcar o tempo mais rápido. mas o carro estava por todo o lado. Fez uma série de travagens falhadas e quando fez a long run de médios estava a rodar mais de 1 segundo mais lento do que o McLaren do Norris. O Norris fez uma série de voltas em 1.21.3 e o Max estava a rodas na casa do 1.22.6.

Tinha obrigatoriamente que tentar mexer no carro para encontrar um setup melhor e no FP3 fartou-se de fazer trabalho de long runs, foi o piloto que mais rodou no FP3 porque era evidente que o carro no FP2 era impossível e seria um desastre em corrida. Dizer que fizeram cagada com a evolução não corresponde minimamente ao que eu vi, uma cagada estava ontem. Hoje estava um bom bocado mais equilibrado e bastante mais dirigível. Só que não chega, este circuito não parece estar a ser o ideal para o RB na sua evolução atual.

Quanto ao Piastri, está a comer o veneno que a própria McLaren lhe deu e parece estar a entrar em total colapso psicológico. Como adepto espero que daqui até ao fim isto fique um circo cada vez maior e que os 3 fiquem cada vez mais empatados, mas acho completamente estupido e um risco sem justificação que após o GP da Holanda, com a vantagem que o Piastri tinha a McLaren não tenha decidido apostar em tornar o Piastri campeão o mais rápido possível em vez de andar com a brincadeira das papaya rules. Que depois nem sequer são regras nenhumas porque tem sido completamente aleatório, num dos GP's pedem ao Piastri para ceder o lugar ao Norris porque o Norris tem uma paragem lenta nas boxes, depois têm uma corrida em que o Norris faz uma ultrapassagem indecente entre companheiros de equipa, chega a bater no Piastri e está tudo dentro das papaya rules... Junta-se a isto o GP desastroso no Azerbaijão e temos a receita ideal para o rapaz quebrar.

Last edited:
O Max fez a volta mais rápida no FP2 mas foi acidental. No meio de uma pista suja, com trafego e pouco compromisso dos outros nas simulações de qualificação, acabou por marcar o tempo mais rápido. mas o carro estava por todo o lado. Fez uma série de travagens falhadas e quando fez a long run de médios estava a rodar mais de 1 segundo mais lento do que o McLaren do Norris. O Norris fez uma série de voltas em 1.21.3 e o Max estava a rodas na casa do 1.22.6.

Tinha obrigatoriamente que tentar mexer no carro para encontrar um setup melhor e no FP3 fartou-se de fazer trabalho de long runs, foi o piloto que mais rodou no FP3 porque era evidente que o carro no FP2 era impossível e seria um desastre em corrida. Dizer que fizeram cagada com a evolução não corresponde minimamente ao que eu vi, uma cagada estava ontem. Hoje estava um bom bocado mais equilibrado e bastante mais dirigível. Só que não chega, este circuito não parece estar a ser o ideal para o RB na sua evolução atual.

Quanto ao Piastri, está a comer o veneno que a própria McLaren lhe deu e parece estar a entrar em total colapso psicológico. Como adepto espero que daqui até ao fim isto fique um circo cada vez maior e que os 3 fiquem cada vez mais empatados, mas acho completamente estupido e um risco sem justificação que após o GP da Holanda, com a vantagem que o Piastri tinha a McLaren não tenha decidido apostar em tornar o Piastri campeão o mais rápido possível em vez de andar com a brincadeira das papaya rules. Que depois nem sequer são regras nenhumas porque tem sido completamente aleatório, num dos GP's pedem ao Piastri para ceder o lugar ao Norris porque o Norris tem uma paragem lenta nas boxes, depois têm uma corrida em que o Norris faz uma ultrapassagem indecente entre companheiros de equipa, chega a bater no Piastri e está tudo dentro das papaya rules... Junta-se a isto o GP desastroso no Azerbaijão e temos a receita ideal para o rapaz quebrar.

Mesmo na Qualy, principalmente na Q2 o RB do Max andava por todo o lado. :sh)
Colado à pista estava o McLaren do Norris.

Eu acho que o que aconteceu com o MAX foi a evolução do carro para a race pace, pois estava muito atrás do Lando na FP2 nesse capitulo, acho estranho é a quebra do Piastri, as diferenças entre os 2 McLarens são abismais,
Vamos ver o que fazem os 2 Ferrari na corrida.

Eu acho que o que aconteceu com o MAX foi a evolução do carro para a race pace, pois estava muito atrás do Lando na FP2 nesse capitulo, acho estranho é a quebra do Piastri, as diferenças entre os 2 McLarens são abismais,
Vamos ver o que fazem os 2 Ferrari na corrida.

Supostamente o Piastri teve um problema com a PU que correspondia a 10Km/h para o McLaren do Norris.

Supostamente o Piastri teve um problema com a PU que correspondia a 10Km/h para o McLaren do Norris.

https://www.youtube.com/watch?v=WkFs10LjwGs

Por acaso aqui não parece perder 10kph, aliás no fim da reta antes da T1 o Piastri atinge os 351kph vs 349 do Norris. Não sei como funcionam os arredondamentos mas se for como acho que deve ser mesmo no limite, ou seja 349,4 do Norris vs 350,5 do Piastri ,temos ainda assim ~1kph de diferença.

E na T1 o Piastri até leva mais velocidade que o Norris, mas depois vai perdendo um décimo aqui, dois décimos ali que no fim da volta dá meio segundo, o que no mundo da F1 para carros iguais é um "calendário" de diferença.

Não consigo mesmo perceber o que tem acontecido ao australiano, mas tb tenho de ser justo e dar mérito ao Norris que fez uma excelente volta.

Hoje primeiro deixa ver a T1 que com o comprimento da reta vai ser bonito. Depois, mesmo que tudo corra bem ao Norris e aos Ferrari (os 3 manterem as suas posições leia-se), desconfio que os Ferraris não vão ter o segundo carro em termos de ritmo de corrida e isso dá hipótese ao Max de pelo menos chegar ao 2º lugar.

Já o Norris, conseguindo-se defender na T1 e mantendo a posição, como aliás já se disse aqui, o mais certo é ganhar a corrida. Ar limpo e o carro que melhor tratar os pneus são duas vantagens massivas.

Numa nota final, o Norris pode já hoje passar para a frente do campeonato.

O Piastri teve um problema com o PU apenas no Q2 e numa curva em específico.

O problema do Q3 para o Piastri foi o ataque aos separadores. No Q2 ele estava a atacar os separadores da mesma forma que o Norris e isso estava a destabilizar muito o carro, ao Norris não.

Então no Q3 o Piastri teve que atacar menos os separadores para manter o carro mais estável e mesmo assim foi o que se viu aqui.

Já o Norris conseguiu atacar os corretores como quis e com isso ganhou mais de meio ao companheiro de equipa.

O Piastri não deixou de saber conduzir, o Piastri não se deixou afetar pela pressão, ele está na frente do campeonato desde o inicio.

Os dois colegas de equipa estiveram sempre taco a taco e assim em duas corridas o Piastri fica a mais e meio segundo do colega de equipa, não são 0.100 são 0.588 de diferença.

Eu percebo a Mclaren, equipa Britanica quer um piloto britanico campeão, simples mas podiam ter definido isso antes de terem que tomar este tipo de medidas, o piastri não merece pelo que tem feito durante este ano.

https://youtu.be/WkFs10LjwGs?si=Rlu2TuyOhItW_0Qn

Last edited:
Sim, é a ideia que fica, o carro neste momento não parece ser igual e neste momento o Piastri até pode fazer 0 pts todas as corridas que é irrelevante pois a Mclaren já tem o título de construtores.

Agora para o ano que vem ao termos Norris campeão quero ver o que o Piastri faz... Vai ser complicado.

Se mesmo assim o Max é campeão é que eu me iria rir e na verdade é o que a Mclaren merece e parece que continuam sem aprender a lição da época Hamilton vs Alonso.

BTW: Eu coloquei esse mesmo vídeo no meu post antes do teu [:D]

O Piastri a acusar a pressão lol o carro não tem andamento é simples, basta ver o onboard dele e comparar com o onboard onde o carro está muito mais plantado.

Carros que sempre foram equiparaveis em termos de andamento e agora no fim do campeonato o piastri deixou de conseguir sacar tempos... O norris sente muito mais a pressão que ele, sempre sentiu apesar de ter mais experiencia.

O "problema" de Piastri não é deste fim-de-semana.

Estou-me a marimbar para qual dos dois vai ganhar o campeonato, mas esta obsessão de responsabilizar a equipa...

Que ganhe um Ferrari [:p]

Também foi a McLaren que em cinco corridas mandou o Piastri umas 3 vezes contra as paredes e 1 contra o companheiro de equipa?

O GP onde ele perdeu mais pontos foi no Azerbaijão, pensem nisso.

Enfim, eu não concordo com a forma como as papaya rules estão a ser usadas, mas daí até achar que a McLaren está a sabotar as corridas ao Piastri vai uma distância enorme. A McLaren que com estas regras idiotas tem prejudicado a luta do Piastri pelo título, é a mesma que no ano passado fez o mesmo ao Norris quando por exemplo o obrigaram a ceder uma vitória tirando-lhe pontos que no fim do campeonato poderiam ter feito toda a diferença.

Também foi a McLaren que em cinco corridas mandou o Piastri umas 3 vezes contra as paredes e 1 contra o companheiro de equipa?

Enfim, eu não concordo com a forma como as papaya rules estão a ser usadas, mas daí até achar que a McLaren está a sabotar as corridas ao Piastri vai uma distância enorme. A McLaren que com estas regras idiotas tem prejudicado a luta do Piastri pelo título, é a mesma que no ano passado fez o mesmo ao Norris quando por exemplo o obrigaram a ceder uma vitória tirando-lhe pontos que no fim do campeonato poderiam ter feito toda a diferença.

Eu não adoro teorias da conspiração, no entanto há coisas que me parecem estar a ser difíceis de explicar, só isso.

Em Baku (e não só) acho que o pensamento geral foi que o Piastri está finalmente a sentir alguma pressão e nessa corrida em concreto só se pode queixar dele mesmo (aí ng culpou a equipa de sabotagem), no entanto noutras corridas nem sempre assim foi e já percebemos que em 2025 as payapa rules parecem só funcionar qdo isso dá jeito ao Norris. Não é sequer segredo que o Norris é o menino bonito do Zak Brown.

2024 e 2025 são épocas bem diferentes. Em 2024 só os contrutores estava em jogo pelo que por exemplo um P1 e P2 era irrelevante qual dos dois ficava em P1 ou P2.

Já este ano ainda nem a meio da época estávamos e os construtores já estavam no papo.

Aí deveriam ter tomado uma decisão de quem era o piloto número 1. Não o fizeram agora temos esta situação em que o Max pode ser campeão.

Será que os últimos upgrades do Mclaren (que já devem ter sido há umas boas corridas pois a ideia é que a Mclaren deixou de evoluir o carro há uns bons meses por isto estar no papo) são mais do agrado do Norris?

Ele parece estar muito confortável com o carro e setup neste momento, pelo menos ontem e mesmo no Texas não fosse o Max e a RB terem feito um muito bom trabalho ele teria ganho facilmente.

Eu acho que não será um caso claro de "sabotagem". Mas acho que ninguém consegue discordar que a McLaren quer um campeão, e prefere que esse campeão seja o Norris.
O Piastri tem muita culpa própria nas últimas corridas e principalmente em Baku onde como dizes e bem foi onde perdeu mais pontos.

Mas como diz ClioIIIRS parece que o papaya rules aparecem mais em plano quando vão ajudar o Norris.

Eu acho que a McLaren pensou que tinha o campeonato no papo e então podia deixar que os pilotos fossem à luta porque assim davam a hipótese plena ao Norris para ganhar. Mas agora está mais apertado e as coisas até ontem pareciam estar a correr muito mal. Ontem deve ter havido muita gente a suspirar de alívio... Não que esteja alguma coisa ganha, mas com o andamento do carro, o 1º lugar e o Max em 5º ficam mais folgados.

Já agora vamos ver com o corre a corrida, tanto ao Norris como ao Max. Isto porque os dois ferrari não têm nada a perder, muito menos tem o Russel. E ambos podem baralhar e lutar muito com os pilotos que estão na corrida ao campeonato.
E vamos ver se o Piastri descobre mais RacePace no carro e ainda recupera alguma coisa e pode vir a chatear o Max.

Uma maneira simpática de ver as coisas mas mistério não é.
50f740117e939dea597475cc5a4b5d90.jpg

Se há dia para boicotar tudo era hoje...

Ferrari e Hamilton não cumpriam os 10 segundos e arcavam com as consequências, é demais já...

Um tipo que não fez as 3 primeiras curvas, depois manda-se para cima e atira para fora o Hamilton, e não se passa nada...

Back