Formula 1 2026

Os carros continuam todos iguais, o que não é de estranhar, dado o regulamento bastante castrador;

Mas estéticamente, nada a ver com os da geração anterior, que para mim são os mais feios de sempre. Aquelas asas eram simplesmente hediondas;

Andam todos a esconder o jogo... acho que a Ferrari tem qq coisa na manga, não partilho o consenso geral de que a Mercedes é favorita...

Todos iguais? Ok, não tens nenhum com 6 rodas (velhinhos tempos) ou com asa alta à frente, ou sem asa atrás (como o peugeot das 24h).
Mas dentro do design geral, tens abordagens muito diferentes.

Quanto há grandes alterações ao nivel da PU é absolutamente essencial criar condições para dar o máximo de Kms possive ao motor para garantir primeiro fiabilidade e depois performance.

No caso da AM é ainda mais essencial dado a Honda não ter qq equipa cliente. Nesse campo a Williams está bem mais tranquila.

O carro parece de facto mto trabalhado, mas isso sem motor não vale nada.

Entre mais uma aleta ou coisa parecida e mais km no motor preferiria nesta fase sempre a segunda.

Começa mal o Newey como TP.

Sim, até ao final da manhã de hoje.
As voltas por motor.

Mercedes 963
Ferrari 815 (-148)
RB Ford 575 (-388)
Audi 161 (-802)
Honda 54 (-909)

A Honda pode estar em apuros.. :sh)
A pista tem 4.65km

Ou seja a Mercedes tem 4.478km feitos.
A Honda tem 251...

Sim, até ao final da manhã de hoje.
As voltas por motor.

Mercedes 963
Ferrari 815 (-148)
RB Ford 575 (-388)
Audi 161 (-802)
Honda 54 (-909)

A Honda pode estar em apuros.. :sh)
A pista tem 4.65km

Ou seja a Mercedes tem 4.478km feitos.
A Honda tem 251...

Isto para testes de fiabilidade seria importante se fosse sempre o mesmo motor, mas o caso da Mercedes não é bem assim, certo?

Isto para testes de fiabilidade seria importante se fosse sempre o mesmo motor, mas o caso da Mercedes não é bem assim, certo?

Bem não sei exactamente os detalhes dos contratos.
Mas supostamente os motores são 100% iguais, ainda mais nesta época nº1, em que não podem fornecer o motor do ano passado.
Claro que depois há elementos que cada equipa gere.

Bem não sei exactamente os detalhes dos contratos.
Mas supostamente os motores são 100% iguais, ainda mais nesta época nº1, em que não podem fornecer o motor do ano passado.
Claro que depois há elementos que cada equipa gere.

O que eu quero dizer é: quantos kms foram feitos com cada motor, a Mercedes tem vários espalhados pelo padock enquanto a Honda só tem um. Ou seja, os kms da RB foram divididos por 2 carros, os Mercedes por 3, os da Honda por 1...

O que eu quero dizer é: quantos kms foram feitos com cada motor, a Mercedes tem vários espalhados pelo padock enquanto a Honda só tem um. Ou seja, os kms da RB foram divididos por 2 carros, os Mercedes por 3, os da Honda por 1...

Sim eu sei.
Mas a verdade é que isso ajuda a Mercedes a saber como está o motor e há muitos mais dados que o Honda.

Mas que também não seja por isso.

Mercedes - 500 voltas
Ferrari 369 (-131)
Racing Bull 321 (-179)
Haas 303 (-197)
Alpine 261 (-239)
RedBull 254 (-246)
McLaren 202 (-298)
Audi 161 (-339)
Cadillac 143 (-357)
Aston 54 (-446)

Ou seja a Mercdes fez 2.325km e a Astoon 251...

Eu acho que nesta altura ainda está tudo muito verde para testes tão a fundo, acho mesmo é que eles queriam ver o comportamento e tirar dados para os simuladores, a RB, por exemplo não fez mais kms com o racing bull porque não quis, tal como a Ferrari.[;)]
Já a Aston acho que alguma coisa correu mesmo mal.

Eu acho que nesta altura ainda está tudo muito verde para testes tão a fundo, acho mesmo é que eles queriam ver o comportamento e tirar dados para os simuladores, a RB, por exemplo não fez mais kms com o racing bull porque não quis, tal como a Ferrari.[;)]
Já a Aston acho que alguma coisa correu mesmo mal.

Não fez mais como?
A RB bateu com o carro e tiveram de o reconstruir, ficaram com dois dias limitados.

A Ferrari andou bem . Claro que podem fazer mas 20 ou 30 voltas. Mas há muita coisa a afinar.
A ideia do teste era mesmo meter km nos motores. Mais do que testes de aerodinamica.
Aliás poucos carros usaram aquelas estruturas para ver a aerodinamica, nem a tinta. Isso vamos ver agora no Bahrain.

Não fez mais como?
A RB bateu com o carro e tiveram de o reconstruir, ficaram com dois dias limitados.

A Ferrari andou bem . Claro que podem fazer mas 20 ou 30 voltas. Mas há muita coisa a afinar.
A ideia do teste era mesmo meter km nos motores. Mais do que testes de aerodinamica.
Aliás poucos carros usaram aquelas estruturas para ver a aerodinamica, nem a tinta. Isso vamos ver agora no Bahrain.

A RB levou 2 motores, 1 de cada equipa, não fez mais kms para usar motor porque não quis, é nesse sentido que digo que se fosse tão prioritário fazer kms nos motores que o tinham feito, mesmo tendo rebentado com o RB principal.
E sim, tal como eu digo, acho que se preocuparam mais em tirar dados para os simuladores do que se preocuparem com motores ou aerodinâmica, mas é apenas a minha opinião.

A RB levou 2 motores, 1 de cada equipa, não fez mais kms para usar motor porque não quis, é nesse sentido que digo que se fosse tão prioritário fazer kms nos motores que o tinham feito, mesmo tendo rebentado com o RB principal.
E sim, tal como eu digo, acho que se preocuparam mais em tirar dados para os simuladores do que se preocuparem com motores ou aerodinâmica, mas é apenas a minha opinião.

Não é assim tão simples...
Não é só andar, é ver os dados, ajustar coisas, reparar problemas.
E na verdade não podem "rebentar" o motor só porque sim, entra para os limites de custos ter de fazer um motor novo.

Claro que dá sempre para espremer mais de fazer mais X ou Y km. Mas por norma os km feitos são um bom indicador de problemas ou não das equipas.

Não é assim tão simples...
Não é só andar, é ver os dados, ajustar coisas, reparar problemas.
E na verdade não podem "rebentar" o motor só porque sim, entra para os limites de custos ter de fazer um motor novo.

Claro que dá sempre para espremer mais de fazer mais X ou Y km. Mas por norma os km feitos são um bom indicador de problemas ou não das equipas.

Concordo com isso, só digo que a RB ou a Ferrari só não fez mais kms no motor porque não quiseram, só isso.
Alem disso o que sobressai destes testes pelos comentários que vou ouvindo têm sido no seguimento de que o MAX está perfeitamente "por dentro" do que a equipa anda a fazer, diria que existe ali muito dedo dele, parece que tem andado ocupado na fabrica a dar inputs de como resolver alguns problemas, vamos ver o que vai sair dali. Mas dizem todos que parecia que conhecia bem o carro quando lhe pegou a primeira vez, um pouco diferente do que se vai vendo nestes testes e o apalpanço inicial.
Parece-me que este carro vai ser mais MAX ainda do que os anteriores, vamos ver o que vai sair dali.

Concordo com isso, só digo que a RB ou a Ferrari só não fez mais kms no motor porque não quiseram, só isso.
Alem disso o que sobressai destes testes pelos comentários que vou ouvindo têm sido no seguimento de que o MAX está perfeitamente "por dentro" do que a equipa anda a fazer, diria que existe ali muito dedo dele, parece que tem andado ocupado na fabrica a dar inputs de como resolver alguns problemas, vamos ver o que vai sair dali. Mas dizem todos que parecia que conhecia bem o carro quando lhe pegou a primeira vez, um pouco diferente do que se vai vendo nestes testes e o apalpanço inicial.
Parece-me que este carro vai ser mais MAX ainda do que os anteriores, vamos ver o que vai sair dali.

Ainda mais? [;)]

Oiçam o que o Nuno Pinto disse no podcast da DAZN!
Eu bem dizia que estavam a exagerar na situação da falta/corte de potência em recta. Ele que é um puro racer está muito animado com estes novos carros.

Oiçam o que o Nuno Pinto disse no podcast da DAZN!
Eu bem dizia que estavam a exagerar na situação da falta/corte de potência em recta. Ele que é um puro racer está muito animado com estes novos carros.

Sim, ainda não ouvi o todo o podcast mas ouvi essa parte, ele ficou muita agradado com a forma como os carros lidam com a pista, não só pela questão da motorização mas também com o fim do efeito de solo.[;)]
Pelo que tenho percebido a luta vai andar à volta do arrefecimento do conjunto motores/baterias.

Existem gráficos e malta que já publicou informação onde supostamente os motores vão penar mais porque vai existir pouca regeneração. Barcelona não é exemplo disso., na Arábia vai ser critico.

Não percebo porque motivo nestes testes ainda não estão a andar com o combustível 100% sintético mas um blend aproximado.

Andam a recolher dados de motor com um combustível que não vão usar?! Estranho.
4404db3434299239aa589ec2d67f3ee0.jpg

Última edição:
O top speed desta nova era promete.

According to Sky Sports, Mercedes reached 347 km/h on the Barcelona straight

Last year, with DRS + tow, Ocon "only" reached 345 km/h during the race.
c9a062b2fcd9e47ee2b38a3b9860d46e.jpg

Já agora, viram uma curiosidade da Asa traseira da Alpine?
É a única que funciona ao contrário, em vez de abrir para cima para o "DRS", deita-se para baixo.

Em relação à asa da frente também é curioso a opção da Mercedes e da Aston, em fazer a fixação do nariz no elemento do meio, e assim só vão ter um elemento móvel e não dois como as regras permitem e como as outras equipas.

Última edição:
Voltar
Superior