Formula 1 2026

Se o Russell perde este campeonato é melhor reformar-se porque será uma grande humilhação e eu até gosto dele. Inconcebível.

Pilotos totalmente distintos, o verstappen com a idade do Antonelli já tinha estado envolvido em imensas situações de falta de fairplay e manobras perigosas até nos karts (o Leclerc que o diga), o Antonelli é o oposto até é demasiado soft para além de não ter um pai acéfalo e ainda mais arruaceiro que o filho como é o pai do verstappen.

A nível de talento são parecidos sim mas completamente distintos em tudo o resto.

Uma mentira dita mil vezes nunca é verdade, embora por vezes alguns seres queiram o contrário ...

https://www.youtube.com/shorts/yCXbc939VOU?feature=share

Para quem quiser ver uma análise detalhada do mais interessante da sprint de ontem, ou seja, os dois "incidentes" de ontem entre o Kimi e o Russell, este vídeo é excelente:

https://youtu.be/kq4M07j2AII?is=0KAqY_X5piD7_Td1

A conclusão rápida é que o primeiro momento entre os dois, fica mesmo na fronteira entre o que as regras permitiam ao Russell e o que é simplesmente hard racing.

Na dúvida a FIA deixou correr, o que me parece a atitude certa, embora não seja a atitude de sempre, nem a atitude com todos os pilotos.

No segundo incidente há obviamente um erro do Kimi, ele queixa-se de a porta lhe ter sido fechada, mas ele é que se precipitou e não há outra forma de ver as coisas.

Espero que o Kimi tire daqui a conclusão certa em vez de querer entrar em mind games que ele com 19 anos não vai conseguir ganhar, o Russell estava nitidamente com dificuldades em aguentar o ritmo e a falta de paciência não só lhe tirou a hipótese de lutar pelo 1º lugar, como tirou o 2º lugar para o Norris.

Eu por acaso acho que ontem a situação na 1ª curva devia ter sido investigada. Não digo que deva ser penalizada, que sou da opinião como dizes, está no limiar do que as regras permitem, mas acho que ao menos devia ter havido uma investigação para mostrar que não vale tudo.
Se fossem equipas diferentes acho que o resultado seria diferente.

Eu por acaso acho que ontem a situação na 1ª curva devia ter sido investigada. Não digo que deva ser penalizada, que sou da opinião como dizes, está no limiar do que as regras permitem, mas acho que ao menos devia ter havido uma investigação para mostrar que não vale tudo.
Se fossem equipas diferentes acho que o resultado seria diferente.
Eu sou mais de opinião que há um camião de outras situações em que a FIA abriu investigações e não devia ter aberto e devia ter deixado correr.

Uma coisa são manobras claramente anti desportivas, ou condução propositadamente perigosa, outra coisa é estar a querer importar para as disputas de um desporto automóvel, o espírito do VAR no futebol em que se anulam golos por 2 milímetros. A manobra de ontem não tem nada de anti desportivo, quem está do lado de dentro em mais de cem anos de desporto automóvel sempre foi o dono da curva, quem vai por fora não pode simplesmente ser abalroado, mas só tem direito a que lhe deem espaço se entrar na curva em vantagem clara, e não é usar táticas como fazia o Norris que se atirava em dive bombs para depois reclamar que tinha direito a que lhe dessem espaço, tem de ir na frente e com o carro perfeitamente controlado, caso contrário o dono da curva é e sempre foi quem vai por dentro.

E o Kimi ao chegar à curva ia a par ou se tinha alguma vantagem, esta seria no máximo de milímetros, o Russell estava por dentro e acho natural que lhe tenha fechado a porta.

Aliás, acho que tudo isto só acontece porque o Kimi ainda é inexperiente e quis forçar a passagem fosse de que forma fosse. Com um piloto um pouco mais paciente e cínico, sendo evidente que naquela altura da corrida o Russell estava com algumas dificuldades e tendo já queimado uma travagem, a ultrapassagem teria sido melhor preparada e executada.

Não que isto seja uma crítica ao Kimi, porque com 19 anos o que ele faz é absolutamente incrível, é apenas uma constatação da falta de experiência que ele tem relativamente a pilotos que já levam centenas de GPs.

Basicamente podem mexer na altura ao solo e tb nas settings da abertura das asas sem incumprirem as regras do parc fermé.

IMG_0425.jpg
Já me lembrei que caso desactivem as asas móveis pode haver complicações quanto ao consumo de combustível embora tb seja verdade que à chuva eles gastam menos.

Atenção que eles não podem afinar livremente para chuva, o que acontece é que com as novas regras de aerodinâmica ativa de 2026 e como em condições de chuva a FIA desativa o "Straight Line Mode", se os carros fossem com uma afinação 100% de tempo seco, iriam fazer as retas todas com um downforce brutal a serem comprimidos contra o chão e basicamente todos os carros seriam desqualificados por desgaste excessivo do fundo plano. Assim, existe a possibilidade de mudar a afinação da asa da frente, pra compensar a desativação do "Straight Line Mode" e aumentar a altura ao solo, mas tudo isso sempre numa logica de segurança técnica e não de maximização da performance.

As afinações importantes para a chuva, como a redução da rigidez da suspensão, a redução do camber negativo ou a maior carga aerodinâmica estrutural, nomeadamente a utilização de asas traseiras com maior carga, continuam proibidas de mudar durante o parc ferme, pelo que se houve apostas para chuva, hoje pode haver grandes vantagens em relação a quem apostou tudo para seco.

Ontem vi uma análise que na Qualy para a Sprint o Hamilton era o mais rápido nas curvas lentas e curvas rápidas, mas que perdia 0.490s nas duas rectas. [s)]

Espera-se que com o ADUO a Ferrari posso minimizar esse défice que tem no motor e ter mais hipóteses para o final da época.

McLaren de intermédios e os outros todos de slicks... Grande aposta. 😬

Edit: e agora nova volta de formação, largada cancelada.

Os pilotos da McLaren já estão a reclamar da escolha de pneus.

Last edited:
E não é que o Norris saltou mesmo para a frente 🤔

Edit: mas já foi para a box, grande erro de escolha de pneus.

Last edited:
O Antonelli continua a fazer erros de cabeça quente.

Eu adorava que ele impedisse o Russell de ser campeão, mas a estabilidade emocional e resistência mental que é preciso para fazer um campeonato inteiro na luta pela vitória não é algo que realisticamente se possa esperar de um miúdo de 19 anos.

O George está sobre brasas. O Kimi só precisa de um bocadinho de calma para o vencer. Ritmo claramente tem.

Back