Formula 1 2026

Eu penso que toda a gente que gosta de desporto motorizado gostou desta vitória.
A emoção do Lewis Fez lembrar-me o Fernando em Valencia 2012.

Até eu que não sou fã de todo de Hamilton fiquei satisfeito, uma vitoria de mérito e de muito trabalho, merecida.

Era bom que a RB e a McLaren conseguissem um pouco mais de ritmo para animar mais a coisa.

Ah e ainda não falámos aqui do maior azarado do mundo que foi o Hulkenberg... Que pifou porque uma pedra da gravilha do Lawson que saiu largo na última curva acertou em cheio no botão de corte total de emergência do carro, desligando o carro por completo. :sh)

Coitado.

Foi épico e vamos ver o que o futuro reserva. O que é um facto é que, com esta vitória o Hamilton entra na luta pelo título. Resta saber se tem carro para montar uma real luta pelo título, mas, para já, está bem encaminhado. De resto, não nos podemos esquecer que teve a sorte do safety car mesmo na altura certa. Duvido que conseguisse o feito se tivesse que os ultrapassar em pista.

Ah e ainda não falámos aqui do maior azarado do mundo que foi o Hulkenberg... Que pifou porque uma pedra da gravilha do Lawson que saiu largo na última curva acertou em cheio no botão de corte total de emergência do carro, desligando o carro por completo. :sh)

Coitado.

Ainda activou o extintor.[:D]

Agora está a dar jeito à Ferrari o 4.º lugar na campeonato anterior. O Toto já veio falar que não conseguem fazer updates de tamanha monta por causa do cost cap.

d4oxcrcgce7h1.png

.

Agora está a dar jeito à Ferrari o 4.º lugar na campeonato anterior. O Toto já veio falar que não conseguem fazer updates de tamanha monta por causa do cost cap.

Mas isso já se sabia, foi o único ponto positivo da Ferrari da época passada foi o tempo de túnel de vento e o orçamento que conseguiu com a péssima prestação que teve. Numa altura importante de mudança de regulamento.

À Aston não tem dado jeito o 7º lugar em 2025 😅. Têm tanto tempo que nem sabem o que fazer com ele. E nem com motor Mercedes para puxar a carroça se safam.

A Aston mudaram demasiadas coisas, supostamente com um design demasiado complexo do Newey e pelo que se soube a relação entre chassis e motor foi feita tarde e mal. Um pouco amador.

Mas o motor é Honda e não Mercedes. [;)]

Mas isso já se sabia, foi o único ponto positivo da Ferrari da época passada foi o tempo de túnel de vento e o orçamento que conseguiu com a péssima prestação que teve. Numa altura importante de mudança de regulamento.

Já se sabia mas para a Merc era indiferente se estivessem com a diferença que tinham há 1 mês atrás. Agora já não é.[:D] Estou plenamente convencido que ng contava que eles conseguissem aumentar tanto o rendimento.

Até digo mais. A Alpine é a que está em melhores condições a esse nivel - foi a ultima! - tem a mesma PU que a Merc supostamente, e não é por isso que a Merc se preocupa com eles.[:)]

Não sei se já falaram disto aqui, mas alguém reparou que o Hamilton ganhou uns cinco ou seis segundos aos carros que vinham atrás durante o virtual safety car, antes de parar nas boxes? Pensava que era suposto manterem a distância entre si. Assim foi fácil parar e sair na frente. Sem os tais cinco segundos não sei se o teria conseguido (olhando para a distância entre eles quando o Hamilton regressou à pista). Provavelmente ganhava na mesma mas o que foi feito não pareceu correcto

Não sei se já falaram disto aqui, mas alguém reparou que o Hamilton ganhou uns cinco ou seis segundos aos carros que vinham atrás durante o virtual safety car, antes de parar nas boxes? Pensava que era suposto manterem a distância entre si. Assim foi fácil parar e sair na frente. Sem os tais cinco segundos não sei se o teria conseguido (olhando para a distância entre eles quando o Hamilton regressou à pista). Provavelmente ganhava na mesma mas o que foi feito não pareceu correcto
E porque assumes que foi o Ham que não respeitou o delta e não o Russ que dormiu e abrandou de mais? Tens dados sobre isso?

Velocidade.

O vsc reduz substancialmente a velocidade de todos, daí que embora em princípio até mantenham a distância relativa em metros, aumenta o tempo que precisam para a percorrerem.

Não ganhou os 5/6s durante o VSC, mas sim quando começou o VSC.
E sim, os pilotos mantiveram a distância entre si, por isso é que a diferença de tempo entre eles aumentou, porque eles vão mais devagar.
Esta é a razão de parar durante VSC ou SC dar vantagem.

E porque assumes que foi o Ham que não respeitou o delta e não o Russ que dormiu e abrandou de mais? Tens dados sobre isso?

Nada a ver com delta mas sim com a diminuição da velocidade de toda a gente.
Se tal não acontecesse, não havia vantagem de parar em VSC ou SC.

Nada a ver com delta mas sim com a diminuição da velocidade de toda a gente.
Se tal não acontecesse, não havia vantagem de parar em VSC ou SC.

Posso estar a ver mal a coisa, mas entao se a velocidade diminui igualmente para todos e se todos circularem á mesma velocidade, indo a 100 ou a 300 a distancia em segundos é fixa, porque se quem vem atrás demora mais tempo a percorrer os metros, quem vai á frente vai demorar exatamente o mesmo tempo extra a percorrer os mesmos metros, mantendo-se os segundo de intervalo.
A vantagem de parar em SC é que no pitlane a velocidade em SC nao se altera e vão ganhar tempo em relação a quem esta em pista, porque esses vão mais lentos que o normal, já entre quem está em pista como dominuiram todos os tempos entre eles não se alteram.
Pela vossa ordem de ideias se entre carros os tempos aumentam na casa dos 5s entre eles num SC ou VSC, o 10° perde 50s para o primeiro?
E porque entre o RUSS e o Antonelli não aumentou? E por aí fora...
Alem de que se fosse como dizes, assim que aumentassem a velocidade os tempos voltavam ao intervalo anterior.

Last edited:
Durante o VSC a volta tem de ser cerca de 30% mais lenta. Uns aceleram mais nuns micro-sectores do que outros. Tentam adivinhar quando irá terminar o VSC porque dá para ganhar tempo no final pois a velocidade média já não irá contar.

Back