No meu post anterior fiz vários quotes mas não atino com isto mesmo qdo carrego no responder os posts não aparecem. E portanto esqueci-me de referir a questão do rake que um colega ali atrás pegou.
Como o Silver disse, o Newey é expert disso e acabando a era de efeito de solo e com alturas (ride height) semelhantes à era pré 2022 é normal haverem equipas a tentar isso. É uma das melhores formas de maximizar a downforce no eixo posterior visto com esse ângulo haver uma maior área de contacto com o ar. Mas precisa ser bem feito e na pré 2022 só a RB utilizava realmente rakes agressivos tenho ideia.
BTW, até gostei de alguns designs e liveries da era 22-25, no entanto no geral estou a gostar mais destes carros de 26. Só o facto de serem um pouco mais curtos e sobretudo mais estreitos já é uma vitória. Nas curvas lentas vão ser certamente mais fáceis de domar, os anteriores eram uns barcos autênticos nesta situação.
Eu também não acho que o Hamilton seja o piloto para "construir" um carro. Aliás o Hamilton era conhecido pelo piloto que não fazia simulador... Não tinha "tempo" nem "precisava" por isso acredito que não seja dos pilotos que tenha mais feedback para dar.
E eu não acho que este ano é que é. Sei é que o Hamilton sempre detestou os carros com "ground effect" e não se deu bem com eles, este ano isso muda, deixa de ter o mesmo peso, por isso acho que é o momento para mostrar o que vale. Num típico de "ou vai ou racha".
Quando ao desenvolvimento de 2 carros, são rumores, como os que dizem que o motor mercedes rebentou no 1º dia, e que o sistema de energia do Ford é uma porcaria, ou que o Aston é um granda carro, mas não tem motor. Vamos ter de esperar para ver. Não acredito que haja 2 carros completamente diferentes, agora acredito que haja feedback diferente de dois pilotos e que a equipa tenha equacionado ambos, é o problema de não ter nenhum nº1.
Vamos ver daqui a umas semanas quando os carros andarem no Bahrain, e depois a sério na Austrália.
Volto à minha filosofia de sempre, se aparecer um underdog a ganhar, fico feliz. Até gostava de ver o Bottas e o Perez a andar bem, mas sei que isso será muito complicado.
Hoje em dia um piloto que não faz simulador já parte atrás porque isso tb o beneficia a ele, não só a equipa no desenvolvimento do carro. E estes simuladores de milhões são muito evoluídos, simulam as forças e tudo mais. Sinceramente não percebo essa teimosia dele e isto não é hate.
Sim, mas tens mais fé neste ano e disseste que se acabaram as desculpas. Palavras tuas. Se ele bater o Lec e tiver um bom ano serei o primeiro a dar o braço a torcer, mas em 2025 foi batido de forma clara pelo LEC, algo que previ.
Ele sempre detestou os carros de efeito de solo dizes. Tudo certo, no entanto não foi o único. Pilotos como o D. Ric. tiveram o mesmo problema e com esse toda a gente acho que ele estava simplesmente acabado. Já com o Hamilton há opiniões divididas... Este ano já não tem essa desculpa, nem que é a 1a época numa nova equipa.
Eu mantenho que os melhores pilotos de sempre adaptam-se sempre e é tb por isso que são os melhores. Quem é dos melhores não se pode dar a luxo de tanta desculpa. Ter os records e achar-se o GOAT não é só qdo convém, há o lado natural da exigência do outro lado e que devia até partir do próprio. É a minha opinião.
Não tenho seguido esses rumores todos tão atentamente como muitos por aqui, é só o que me vai aparecendo no X/Twitter de vez em quando e por aqui neste tópico.
Claro que não podem ser 2 carros totalmente diferentes (não haveria budget nem gente suficiente para tal), a PU tem de ser igual e tipos de suspensão F/T etc. e overall design, mas segundos os rumores há diferenças relevantes fora do normal.
Quem percebe mais disto do que eu, conseguiram ver diferenças relevantes nos Ferraris? Os carros estão os dois longe e está mau tempo...
Também gostava de ver esses dois a se safarem, mas o Bottas esteve 25 como piloto de testes e o Perez out. No entanto podem-se dar melhor com estes carros. Agora o problema é que vão para uma equipa totalmente nova com motor "emprestado" pela Ferrari, logo não há razão para grande esperança em termos de carro. Aliás o mais provável é terem o pior carro...