Formula 1 2026

Olhando para a qualificação para a sprint de 2025 e 2026 não deixa de ser impressionante que o Mercedes fique a apenas 0,6seg do Ferrari de 2025. Mas a forma como estes tempos são conseguidos é um bocado deprimente. Grandes bursts de potencia quando há bateria e em todas as zonas tecnicamente mais exigentes, os carros atuais optam por fazer harvesting de energia e por isso os pilotos passam por lá a velocidades absolutamente confortáveis. A aproximação de todas as zonas tecnicamente exigentes agora em vez de ser feito no limite do grip\travagem é feito a velocidades que não separam o piloto de elite de um piloto de track days:

image.png

E isto é o Mercedes, as outras equipas ainda fazem mais harvesting de energia.

Sry, não consigo gostar desta F1 das novas gerações, do bling bling, Netflix series e ultrapassagens ridículas onde não importa quem trava depois mas sim a porcaria de uma bateria.

Faz-me lembrar o meme dos 2 putos à chapada, parece o Russel e o Hamilton, em 5 voltas já exiatiram umas 6 ou 7 trocas de posição, tornou-se banal, sem aura.

O Ferrari precisa de ir ao CR7 das centralinas fazer um stage 2... O carro parece-me excelente, falta é potencia.

Acho que já se começam a ver três grupos, tenho curiosidade em saber como as coisas evoluem daqui para a frente.

- Equipas mais competitivas

Mercedes

Ferrari
McLaren

Redbull

- Equipas de meio da tabela (ordem negligenciável)

Alpine
Audi
Racing Bulls
Haas

- Liga dos últimos

Williams
Aston Martin
Cadillac

A Sprint com o começo confuso como se esperava. E lá está, nas primeiras voltas com pneus frescos e a malta com as ganas todas há ali várias trocas de posição usando a bateria. Tem algum interesse, mas entende-se que é "virtual".
Depois com o acalmar das voltas, o Russel viu que não podia passar na recta grande, porque ficava sem bateria, então deixou-se ficar atrás, e passou na recta da meta assim ganhou espaço nas curvas seguintes e ganhou a posição e tempo.
O Hamilton com essas primeiras 5/6 voltas destruiu os pneus e perdeu ritmo.
O leclerc esperou ali um pouco, poupou pneu e lá foi ele.

De resto os McLaren não conseguem ter ritmo para os 4 da frente e depois ficou um fosso para o Bearman gigantesco... Em 12 voltas tinham mais de 25seg.

O Verstappen teve um arraque péssimo, e andou ali em lutas sem ganhar tempo. Mas com o SC e pneus frescos ganhou outra vida, mas sem tempo para recuper mais.

A Qualy para a corrida foi confusa, ninguém andou como tinham andado na Qualy da Sprint. O Mercedes do Russel sem estar a 100% já não lhe deu grandes alegrias. E ficaram todos muito mais perto.

Mas parabéns ao Kimi, o piloto mais novo de sempre a conseguir uma Pole.

Entretanto a "decisão" da FIA para terminar o super clipping é que os gráficos da velocidade, ficam fixos no Top speed na recta e só mudam quando travão e não com o clipping... :sh)
Não sei se me apetece rir ou chorar.

[:D][:D][:D] em vez de assumirem a merda e corrigirem andam a tentar enganar a malta [8b][8b] mas ha quem goste [:vm)]

Ainda só vi as primeiras 10 voltas da sprint e já estou enjoado.

Viva o campeão das pilhas.

O Hamilton que sempre gostou deste circuito a pilotar em altíssimo nível, o Leclerc também fantástico até ver, mas não serve de nada. Já o Russell, que em 2026 vai ser o campeão das drag races a não dar hipótese na reta de 1.2 KMS, único ponto onde tenta sequer, uma sombra em todas as zonas técnicas do circuito, chega à reta e vai embora... Ridículo.

Isto é a completa negação do campeonato de pilotos de F1, que sempre foi o mais importante dos dois campeonatos.

O motor do Antonelli engasgou no arranque, fica cá para trás e a cada volta ultrapassa um carro na reta grande.

Já agora, mais um arranque onde se nota como estes motores são super perigosos e vão correr mal não tarda, o Kimi e o Max ficaram plantados na pista com os outros a passarem por eles a acelerar ao máximo.

Last edited:
Até se diz que o motor nem é bem o mesmo...

A Mercedes n tem só motor, o chassi tb é bom, este ano deverá ser do Russel o que complica para o Max se quiser ir para a Mercedes para o ano, o Toto não vai mandar embora o campeão nem vai colocar o Max e o Russel na mesma equipa.

Então mas se o verstappen é mesmo um piloto acima dos outros (e eu acho que é) tem de conseguir ganhar mesmo sem o melhor carro. Em vez de chorar ele tem é de agarrar o desafio de ser campeão com um carro inferior. Ele no fim do dia vai acabar por ir para a Ferrari acho eu quando o Hamilton acabar a carreira, ou seja dentro de um ou dois anos.

[:D][:D][:D] em vez de assumirem a ***** e corrigirem andam a tentar enganar a malta [8b][8b] mas ha quem goste [:vm)]

Mas vão corrigir como? Podes sugerir algo em vez de dizer sempre o mesmo e ofender quem gosta dos novos carros? Os carros estão desenvolvidos e são como são. Há pilotos que gostam destes novos carros, quem é mais crítico é o verstappen e o Norris porque provavelmente já perceberam que não vão ser campeões este ano mas explica lá de forma civilizada como é que a FIA poderia melhorar as corridas sendo que não vai mudar os carros. Curioso como os adeptos do verstappen parecem aprender a ser como ele na forma de se exprimir e de não respeitar as opiniões diferentes das deles.

Last edited:
Sem dúvida. O próximo passo será parar o cronómetro nos tempos do ano passado para camuflarem o facto destes carros serem mais lentos. 😅

Não duvido que estes carros possam superar os anteriores em tempo por volta, acho é que a questão nem é essa, o pilar da competição automovel é gerir o carro em curva e tirar o maximo partido disso, é aqui que entra o tamanho da fruta, o que esta nova F1 vai trazer é fazer as curvas em baixa velocidade e a colocação da potência nas rectas é que vai ditar o melhor, ou seja, o piloto só está lá para torcer o volante, o resto fica a cargo dos engenheiros, um dia destes vamos ter F1 sem piloto.:sh)

c8jdp8fsxyog1.jpeg

.

Back