Aconselhamento citadino ou utilitário até 4000€ entre 2000 e 06/2007
Aconselhamento citadino ou utilitário até 4000€ entre 2000 e 06/2007
Boa tarde pessoal do fórum,
Chegou a altura de aumentar a frota doméstica com mais uma viatura neste caso para a minha filha que está a tirar a carta.
Do muito que tenho visto e lido e apenas arranquei com esta tarefa há um par de dias confesso que me está a ser mais dificil do que comprar um carro para mim ou para a minha mulher dadas as especificidades do negócio nomeadamente o reduzido orçamento e o incremento do risco associado pela idade do carro a comprar e elevada kilometragem previsivelmente associada.
Assim e na linha do muito bem pensado formulário passo a responder às questões elencadas :
Que tipo de carros gostas?
Para ela o que fará sentido será um citadino ou utilitário quanto mais pequeno melhor (não quero smart porque além dos custos associados tem a questão de ter caixa semi-automática ou automática e quero que ela aprenda a conduzir um carro de caixa manual primeiro como deve ser)
Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
A e B
Que marcas e modelos gostas e equacionas?
Principais japoneses pelo consumo e fiabilidade (Nissan e Toyota) embora com o problema das peças aftermarket, VAG, PSA, Renault ou seja algo à volta de Micra, Yaris, Aygo, Polo, Lupo, Ibiza, Arosa, Fabia, 107, 206 ou Clio (ela não gosta mas temos pena), C1, C2, Twingo, Modus... outras sugestões serão bem vindas. Não tenho grande inclinação para Fiat porque associo a fraca fiabilidade nomeadamente da parte eléctrica e Opel ainda que um Corsa ou um Meriva se interessantes em termos de negócio mas nunca na versão 1.0 um autêntico cancro.
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
Previsivelmente não penso eu de que pelo menos não numa lógica de frequência. Ela não gosta de comerciais por causa da rede separadora mas uma vez mais temos pena pela diferença de custos de utilização de um e outro assim apareça um comercial bom a preço e venha ele.
Precisarás de levar carga com frequência?
Não. De todo.
Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
É dificil prever pela ausência de historial. Mas diria não mais de 10.000 kms/ano.
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
Previsivelmente não. A faculdade em principio será em Lisboa.
Os consumos terão grande importância?
Sim nomedamente porque será ela a pagar o combustivel e vai ter que arranjar ainda emprego de Verão para fazer face às despesas com esse item e o seguro. O resto é PAItrocinado

(aquisição e IUC)
A potência do motor terá grande importância?
De todo. Pelo contrário convém até não tenha em excesso para não haver entusiasmos precoces nomeadamente atendendo a que o pai não é um bom exemplo e está habituada a um certo "andamento".
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Um jeep será algo que dificilmente poderá entrar nesta equação pelos consumos e manutenção (só em pneus ui ui ...) se bem que em termos de segurança até nem era mal pensado e dava sempre aquele jeitão para ir à praia mas vejo dificil...
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
Máximo 4000 para negociar e tirar ainda uns pós para isto e aquilo que sempre é preciso gastar num carro assim (mudanças de óleos, travões, pneus e por aí fora)
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Entre 2000 (para não ser obscenamente velho com o simbolismo de ser já deste século

) e Junho de 2007 por causa do IUC
Espero não ter sido demasiado extenso e obter daqui sábias sugestões e conselhos como por norma acontece neste que é o meu fórum automóvel de eleição.
Antecipadamente grato.