Fornecedor de electricidade. Qual?

A mim só vem provar a palhaçada que é o mercado "liberalizado" da electricidade em Portugal.

Continua um monopólio como sempre foi.

É a prova que poucos sabem como funciona o mercado de electricidade (produção, transporte, distribuição e comercialização)... O que acaba por até ser normal.

A mim só vem provar a palhaçada que é o mercado "liberalizado" da electricidade em Portugal.

Continua um monopólio como sempre foi.

Nem precisas de sair deste tópico para perceberes como funciona e o porquê dos preços não conseguirem ser mais baixos.

Não custa nada, lê para trás antes de falares em teorias da conspiração [;)] ou estás a alinhar pela mesma ideia dos que criticas.

Sim? onde esta isso então? nos jornais nunca vi ..esta escrito em algum lado que iria ser cobrado custos de angariação é que se esta mudo de opinião.. só por favor não me digam que estava em qualquer lado com letrinhas pequeninas...
De qualquer maneira se alguem provar que esse facto não foi escondido retiro o que disse

Quando subscrevo algo, leio as condições. Nessas pode-se ler:

• [h=3]O que ganha a DECO neste leilão?[/h] A DECO tem diversas iniciativas em curso no âmbito da liberalização dos mercados de energia, como sejam, a disponibilidade de simuladores para a escolha de melhores tarifas de eletricidade, sessões de informação em acordo com a ERSE, bem como disponibilização de diversos artigos na revista e no site sobre o assunto. O leilão é mais uma iniciativa para ajudar consumidores a aderirem ao mercado liberalizado nas melhores condições. A DECO, através da DECO PROTESTE, organiza o leilão. A DECO poderá vir a receber uma comissão por cada contrato assinado pelos consumidores junto do fornecedor que ganhar o leilão. Aos associados, será devolvido todo o montante respetivo recebido. A DECO apenas poderá vir a reter a parte respeitante aos contratos celebrados pelos consumidores que não forem nossos associados. Por sermos uma organização sem fins lucrativos, este montante servirá para cobrir os custos administrativos, de organização, de publicidade e de gestão da ação. Em suma, tudo o que permite a boa organização do leilão de eletricidade. Desta forma, a DECO garante os seus compromissos fundamentais: defender os interesses dos consumidores, permanecendo independente, sem receber subsídios do poder público, nem qualquer financiamento de empresas.

No site da Deco está lá isto escarrapachado:

"O que ganha a DECO neste leilão?

A DECO tem diversas iniciativas em curso no âmbito da liberalização dos mercados de energia, como sejam, a disponibilidade de simuladores para a escolha de melhores tarifas de eletricidade, sessões de informação em acordo com a ERSE, bem como disponibilização de diversos artigos na revista e no site sobre o assunto. O leilão é mais uma iniciativa para ajudar consumidores a aderirem ao mercado liberalizado nas melhores condições. A DECO, através da DECO PROTESTE, organiza o leilão. A DECO poderá vir a receber uma comissão por cada contrato assinado pelos consumidores junto do fornecedor que ganhar o leilão. Aos associados, será devolvido todo o montante respetivo recebido. A DECO apenas poderá vir a reter a parte respeitante aos contratos celebrados pelos consumidores que não forem nossos associados. Por sermos uma organização sem fins lucrativos, este montante servirá para cobrir os custos administrativos, de organização, de publicidade e de gestão da ação. Em suma, tudo o que permite a boa organização do leilão de eletricidade. Desta forma, a DECO garante os seus compromissos fundamentais: defender os interesses dos consumidores, permanecendo independente, sem receber subsídios do poder público, nem qualquer financiamento de empresas."

https://www.paguemenosluz.pt/

Eu era para ter assinado mas como não sou sócio da DECO e não espero vir a ser, declinei.

Utilizando este post e até está a bold a informaçao estava lá.
A DECO só se esqueceu de referir q a comissão a cobrar era a duplicar!!! Paga o consumidor e paga a empresa fornecedora à DECO. [;)]

Já agora, a minha opinião:

Este leilão foi, na sua essência uma boa iniciativa. O facto da DECO exigir uma comissão ao ganhador é válido embora tenha tido efeitos preversos.
Deu às empresas um pretexto para boicotar a iniciativa. Não tenho dúvidas que foi isso mesmo que se passou: um boicote coordenado pelas empresas de electricidade. Mas, aparentemente, a ENDESA "cagou fora do penico".

Isso levou a que a ENDESA, eventualmente sabendo que concorria só, apresentasse uma proposta pelos mínimos. 1,2% ou 5% não é grande coisa. Aparentemente o leilão saiu furado. Mas podemos virar isto a nosso favor se todos aderirmos a esta tarifa. De que maneira?

1º - A tarifa está livre das actualizações trimestrais para quem está no mercado regulado. Como no mercado livre as tarifas acompanham as do mercado regulado, já estamos a ganhar aqui.

2º - Os quase 600.000 clientes que a ENDESA ganhar são os 600.000 clientes que os outros vão perder. Não é pouco. É um rombo grande. Essas empresas vão ter de lutar para não deixar fugir os clientes ou para recuperá-los. E como? Baixando preços. Melhores condições. Eu até apostava em que tivessem de recuperar os clientes. Dava-nos mais poder.
Para isto seria fundamental uma adesão em massa ao novo tarifário. É aqui que temos o poder.

Deixem de ser o tipico do português que discute o que a DECO ganha ou deixa de ganhar. É irrelevante. Concentremos-nos no fundamental. Vamos virar esta situação a nosso favor.

Nem precisas de sair deste tópico para perceberes como funciona e o porquê dos preços não conseguirem ser mais baixos.

Não custa nada, lê para trás antes de falares em teorias da conspiração [;)] ou estás a alinhar pela mesma ideia dos que criticas.

Desde quando um mono/oligopólio se justifica ou cria numa teoria da conspiração?

Quando todos os players se regem num quadro fechado na geração da tarifa, altamente regulamentado, subsidiado, com rendas e garantias de Estado pelo meio, óbvio que isso resulta numa margem quase nula na variação de preço.

De outra forma, nunca um mercado aberto e concorrencial resulta em players que variam os preços de forma ridícula entre si.

Só mesmo no capitalismo da Europa do Sul.

Utilizando este post e até está a bold a informaçao estava lá.
A DECO só se esqueceu de referir q a comissão a cobrar era a duplicar!!! Paga o consumidor e paga a empresa fornecedora à DECO. [;)]

Não consigo perceber quem paga a comissão, se o cliente, se a Empresa contratada....ou ambos.:sh)

Qualquer consumidor podia participar no leilão sem custos e sem compromisso. Podia esperar os resultados do concurso e decidir se era ou não melhor para si. Qual a parte do prejuízo aqui para o consumidor?

Tens sempre a situação de estares a fornecer dados teus, pessoais e de consumo a uma empresa que já se provou não ser inocente na utilização dos mesmos.

Eu nunca fui associado DECO, nunca dei os meus dados à deco e recebo cartas em casa e e-mails na minha conta... Sempre a pedir para eu pagar qq coisa....

Pelo que aqui vão dizendo, o desconto só vai ser possível se 100000 contratarem o que faz todo o sentido.
Tenho alguma curiosidade onde vai dar a Endesa o desconto equivalente aos 5 %.

Contra «ataque»?

Contra «ataque»?

Acabo de receber este mail:

" Caro(a) Cliente,
A Comunidade edp oferece-lhe a Visão, a revista de informação líder no mercado, na sua casa durante um mês.
Clique aqui (www.comunidade.edp.pt) para receber as suas revistas.
Ao fazer o pedido no site comunidade.edp.pt, receberá 4 edições semanais da revista Visão para a morada indicada sem quaisquer encargos ou compromissos. A oferta está disponível apenas para clientes edp, em mercado livre, e exclui envios para o estrangeiro.

Esperamos que goste desta oferta.
Comunidade edp. A energia que nos une."

Uns dão descontos, outros oferecem...«presentes».[:D]

Acabo de receber este mail:

" Caro(a) Cliente,
A Comunidade edp oferece-lhe a Visão, a revista de informação líder no mercado, na sua casa durante um mês.
Clique aqui (www.comunidade.edp.pt) para receber as suas revistas.
Ao fazer o pedido no site comunidade.edp.pt, receberá 4 edições semanais da revista Visão para a morada indicada sem quaisquer encargos ou compromissos. A oferta está disponível apenas para clientes edp, em mercado livre, e exclui envios para o estrangeiro.

Esperamos que goste desta oferta.
Comunidade edp. A energia que nos une."

Uns dão descontos, outros oferecem...«presentes».[:D]

Deve ser daquelas ofertas em que se não fores tu a cancelar ao fim do mês, aparece-te debitado na conta a assinatura das edições seguintes.... :sh)

Cross selling pode ser interessante, mas no que toca a este tipo de serviços básicos o que quero é pagar menos...ou seja descontos/preços inferiores ou junção de pacotes.

De nada me serve receber a Visão e se por 5€ ano é dificil justificar a mudança, por 4 números de uma revista ainda menos.

PS: O que gostava de saber é se alguém já tem as condições ao certo da oferta da Endesa para os registados na Deco? Para perceber que desconto é esse dos 5% ou 1%

Cross selling pode ser interessante, mas no que toca a este tipo de serviços básicos o que quero é pagar menos...ou seja descontos/preços inferiores ou junção de pacotes.

De nada me serve receber a Visão e se por 5€ ano é dificil justificar a mudança, por 4 números de uma revista ainda menos.

PS: O que gostava de saber é se alguém já tem as condições ao certo da oferta da Endesa para os registados na Deco? Para perceber que desconto é esse dos 5% ou 1%

Sendo médias, vejo que sejam os valores médias para diversas potências contratadas.

Mas cross-selling vai ser a grande aposta para este sector à semelhança do que se faz em Espanha.
E neste caso há empresas, e concretamente as portuguesas, melhor preparadas para enfrentar o mercado.

Pelo que vi e li nos Media, 5% para tarifa simples e 1% para quem tem tarifa bi horária.

Noticias ao Minuto - Endesa conquista 100 mil clientes com poupança entre 1 e 80 euros

Voltar
Superior