Fóruns em extinção?

Picard

Well-known member
Os fóruns estão a morrer?

Lembro-me que no início do milénio, tinha subscrição em vários fóruns, devido aos meus interesses. Acredito que com a massificação das redes sociais, nomeadamente o Facebook, estes foram perdendo importância.
As respostas e o número de utilizadores que frequentam as redes sociais são muito mais elevadas e muito mais céleres em fornecer uma resposta ou solução.

Pessoalmente tenho saudades de alguns fóruns. Criavam-se relações de proximidade e empatia muito mais sólidas. Era muito mais fácil conter os trolls e alinhar as abordagens. É triste ser um dinossauro.

Sim, os fóruns estão em decadência... Só conheço dois que mantêm a pujança: este e o Zwame...

De resto, tá quase tudo morto [s)]

Sim, os fóruns estão em decadência... Só conheço dois que mantêm a pujança: este e o Zwame...

De resto, tá quase tudo morto [s)]

Check your sources....

Um exemplo: https://backlinko.com/reddit-users

reddit-monthly-active-users-growth-1440x1094.webp

Os users simplesmente migraram para outras plataformas.

Agora é grupos das redes sociais, mas infelizmente a qualidade dos posts reduziu-se muito, porque é de mais facil acesso a toda a gente. Vais a um grupo de entusiastas de toyota, e não vão só entusiastes, vá lá o xico que comprou um toyota, pesquisou no FB, achou piada o grupo e entra lá e manda os seus bitaites, mas na verdade não é entusiaste, não teve de pesquisar e registar, ter trabalho para pertencer a um grupo. Este processo por si só já fazia alguma triagem.

Acho que o reddit ainda se vai safando com alguma qualidade de posts, vamos lá ver durante quanto tempo, pois também já começa a ser um bocado "rede social" demais.

Dos fóruns onde estou/estava inscrito muitos relacionados com carros, desapareceram ou estão practicamente inactivos, alguns até tinham conteudos interessantes.

Acho que o reddit ainda se vai safando com alguma qualidade de posts, vamos lá ver durante quanto tempo, pois também já começa a ser um bocado "rede social" demais.

Sim mas isso é porque é um forum com subs abrangentes que incorporam tudo e mais alguma coisa, do mais absurdo ao mais sério. Depois agrega faixas etárias e gentes dos 4 cantos do mundo. Souberam adaptar-se às mudanças da sociedade, se calhar...

Outra vez atum!

Volta e meia lá se fala disso uma vez mais!!!

A concorrência das redes sociais e afins é forte, mas alguns vão sobrevivendo e há muita gente, entre as quais eu, que prefere o conceito menos efémero face às redes...

Genericamente em Portugal creio que sim, decadencia de forums.

Este em Particular creio que nao, ja teve altos baixos mas manteve-se.

Eu so mantenho este como forum em Portugues, acho que tem um conjunto core the users que o mentem sempre vivo e gosto de ca vir.

Claro que sim. A maior parte migrou para as redes sociais.

Os fóruns também são redes sociais, mas percebo o que queres dizer!... [;)]

A questão da massificação das participações nas grandes redes sociais como hoje assim se designam (FB, Twitter, Linkedin...) parece assentar mais na perda de capacidade de conversar (aliás, cada vez mais notória) e na facilidade de "atirar", acriticamente, "notícias" e "opiniões especializadas" sobre as mais variadas generalidades sem sujeição a necessidade de fundamentação.

Ao contrário de fóruns, como o presente onde se escrutina opinião, se "sufragam" fontes de informação e se confrontam ideias, com uma gestão de conteúdos que funciona, em geral, objectivamente, nas grandes redes sociais apenas se "despeja" verbo, maioritariamente sem qualidade, escrevendo mal e acentuando progressivamente essa tendência, o que nos permite intuir que, se a linguagem falada e escrita estará intimamente ligada à inteligência, o ser humano, também pela via das redes que escolhe e em que participa, estará proporcionalmente a perder qualidades intelectuais e não sei até que ponto isso não será (...) do interesse de "alguns" grupos...

Um simples exemplo, entre milhares de outros, é uma "notícia" que surgiu há anos no FB na qual se "anunciava a libertação de aves da mata atlântica" em pleno oceano e o coro de "n" internautas que davas graças a Deus, gritavam "bem hajam", abençoavam pessoas altruístas e desejavam vida feliz às "aves libertadas na Natureza", entre tantas outras parvoíces, pouco ligando, ou mesmo ignorando de todo, as largas participações que explicavam que aquela coisa tratava-se de uma simples largada de pombos correio em concurso...

Ou seja, não se conversa, não se aprende nada por ali (salvo alguns artigos informativos nas mais diversas áreas do saber, aos quais "ninguém" parece ligar, de facto...)! Daí que, pessoalmente concordo que nós, enquanto espécie, continuamos a ser vulneráveis a "ferramentas" de "controlo intelectual" às quais não sabemos reagir e muito menos sabemos contrariá-las!...

Terá havido intenção "ab initio"? Não sei... Mas que vista a potencialidade, dificilmente esta seria menosprezada...

Outra vez atum!

Volta e meia lá se fala disso uma vez mais!!!

A concorrência das redes sociais e afins é forte, mas alguns vão sobrevivendo e há muita gente, entre as quais eu, que prefere o conceito menos efémero face às redes...

Por acaso não pesquisei e portanto nem sabia que já se tinha falado, aqui, deste assunto. Foi uma coisa que me lembrei esta manhã quando me lembrei de uma "amiga" que nunca conheci pessoalmente, mas que soube ter entretanto falecido e isso, na altura, deixou-me bastante triste. Precisamente pela dinâmica dos fóruns ser muito diferente da das RS.

Se o tópico é repetido ou descontextualizado por ser atum, cabe aos administradores/decisores a respetiva sentença.

a sobrevivência dos fóruns depende dos membros que consegue angariar

e isso mede-se pela comunhão de interesses

por exemplo há vários anos atrás o fórum BTuga do Martunis era extremamente concorrido

era uma época em que toda a gente queria sacar filmes, torrents

uns tempos bem giros, até para os programadores como eu, que desenvolvi software para converter vídeos usando o CCE como o AVI2ISO ou ainda o mais conhecido MKV2AC3....principalmente este último, vocês ainda encontram isso no Google

bons tempos, depois acabou, porque já não há cá conversões e etc, primeiro vieram as boxes multimedia, depois as SmartTVs, e por último as plataformas de Streaming

tudo isso e depois por causa dos processos legais, o pessoal dispersou-se, deixou de haver uma comunhão de interesses que sustentava o fórum

o ZWame vai-se manter porque é um fórum puramente técnico, e este é um fórum ligado aos automóveis, portanto há sempre uma comunhão de interesses que mantêm fóruns deste tipo sempre vivos

portanto não morrem

Última edição:
a sobrevivência dos fóruns depende dos membros que consegue angariar

e isso mede-se pela comunhão de interesses

por exemplo há vários anos atrás o fórum BTuga do Martunis era extremamente concorrido

era uma época em que toda a gente queria sacar filmes, torrents

uns tempos bem giros, até para os programadores como eu, que desenvolvi software para converter vídeos usando o CCE como o AVI2ISO ou ainda o mais conhecido MKV2AC3....principalmente este último, vocês ainda encontram isso no Google

bons tempos, depois acabou, porque já não há cá conversões e etc, primeiro vieram as boxes multimedia, depois as SmartTVs, e por último as plataformas de Streaming

tudo isso e depois por causa dos processos legais, o pessoal dispersou-se, deixou de haver uma comunhão de interesses que sustentava o fórum

o ZWame vai-se manter porque é um fórum puramente técnico, e este é um fórum ligado aos automóveis, portanto há sempre uma comunhão de interesses que mantêm fóruns deste tipo sempre vivos

portanto não morrem

Martunis man, sr do pujamas cor de rosa.

Uma das razões pelas quais os foruns perderam muitos utilizadores é o facto de não serem mobile friendly, e a sua plataforma não ter evoluído nesse sentido. O site é "responsive", mas deixa muito a desejar no que diz respeito à interação com ecrãs pequenos.

É verdade que existe o Tapatalk e etc, mas pouca gente usa, e o comum mortal que acede ao forum a partir de um telemóvel ou tablet, acaba por desesperar, principalmente quando começam a abrir popups sem nenhum sentido no contexto de um telemóvel.

É um caso clássico de algo que funcionava muito bem, acomodou-se com o sucesso, e esqueceu de evoluir e acompanhar as tendências atuais.

Uma das razões pelas quais os foruns perderam muitos utilizadores é o facto de não serem mobile friendly, e a sua plataforma não ter evoluído nesse sentido. O site é "responsive", mas deixa muito a desejar no que diz respeito à interação com ecrãs pequenos.

É verdade que existe o Tapatalk e etc, mas pouca gente usa, e o comum mortal que acede ao forum a partir de um telemóvel ou tablet, acaba por desesperar, principalmente quando começam a abrir popups sem nenhum sentido no contexto de um telemóvel.

É um caso clássico de algo que funcionava muito bem, acomodou-se com o sucesso, e esqueceu de evoluir e acompanhar as tendências atuais.

E a publicidade intrusiva, irrelevante, chata, recorrente, às vezes NFS ou NSFW [8b][8b][8b]

Quem não tem ad blocks, entra neste site, e nunca mais cá volta com tanto pop up!

Voltar
Superior