Fotografia analógica

Meus caros.

Quem nunca teve o prazer de retirar o rolo da camera.

Revelar o rolo
Usar um amplificador
Dar os diversos banhos pelo revelador e fixador
Secar e colocar finalmente as fotos num esmaltador

Então não pode falar em fazer a verdadeira fotografia.

Eu compreendo que para muitos hoje a fotografia seja, apontar disparar, transferir para o computador, passar por um editor como photoshop ou photofinish, aprimorar e apresentar a foto.

Contudo a verdadeira fotografia continua a ser tirada em rolo de negativos

Meus caros.

Quem nunca teve o prazer de retirar o rolo da camera.

Revelar o rolo
Usar um amplificador
Dar os diversos banhos pelo revelador e fixador
Secar e colocar finalmente as fotos num esmaltador

Então não pode falar em fazer a verdadeira fotografia.

Eu compreendo que para muitos hoje a fotografia seja, apontar disparar, transferir para o computador, passar por um editor como photoshop ou photofinish, aprimorar e apresentar a foto.

Contudo a verdadeira fotografia continua a ser tirada em rolo de negativos

Percebo o que queres dizer mas não vou por aí...[:cool:]

Fiz fotografia durante anos e anos...até revelelação a cores fiz, fotografava em negativo e positivo revelava os P&B todos...em certa altura podia dizer que a fotografia era a coisa mais importante para mim[:blush:]
Estive ligado a institutos e nucleos de fotografia, onde passava mto tempo...

Mas apartir de 2003 as camaras digitais melhoraram bastante...não há nada que faças com uma de rolo que não faças com com uma digital. Só se for uma pinhole e mesmo assim pode ser digital[:D]

No entanto ainda não vi nada que se compare com a grandiosidade de ver uma fotografia impressa em papel de prata impressa por zonas com um constraste ideial... em computador consigo um efeito parecido mas não é igual.

Contudo a fotografia é digital continua a haver quem fotografe bem e mal, quem saiba fazer P&B e quem faça fotos cinzento.[:cool:]

Em fotografia o importante são as imagens finais , sejam elas feitas como forem[;)]

No entanto ainda não vi nada que se compare com a grandiosidade de ver uma fotografia impressa em papel de prata impressa por zonas com um constraste ideial... em computador consigo um efeito parecido mas não é igual.

Ahhhh ... a definição correcta.

E posso afiançar eu, que revelei centenas de fotos a P&B, aliás possuo um laboratório caseiro, com um amplificador DURST

Pessoal, deram-me uma Nikkormat FT3 com duas lentes (50mm 1:2 e 55mm 1:1,2).

Para quem vem de uma maquina digital (Ixus50), isto é um pouco chinês para mim.

Mas tenciono começar a mexer na maquina...Convem é perceber a potencialidade das duas lentes.

Algum conselho?

EDIT: As lentes parecem ter aquilo que chamam fungos por dentro...I

Sou um grande adepto da fotogrifia analógica ao contrário da digital, mas este tipo de fotografia já vai perdendo o seu espaço actualmente. Não me desfaço do meu equipamento por nada. :)
Considero-a mais artistica e o acto da revelação é pura magia, mas qualquer casa também te pode fazer a revelação e passar para digital.[;)]

Se tivesses colocado este topico á 6 meses atraz oferecia-te um laboratório complecto[:D] ampliador, caixa de filtros e 3 objectivas , marginador, luz , relogio , e algumas tinas e quimicos... ou seja tudo o que é preciso praticamente.

Sobre o comprar actual em 2ªmao ha muito material ao desbarato.

Mas está tudo em desuso , já não faz grande sentido, este processo com o avanço que as reflex digitais levaram, eu deixei de usar o ampliador em 2003... e depois fiquei só a revelar rolos em casa e depois digitalizava-os[:cool:] entretanto deixei de comprar rolos baratos e dar 5-6 euros por um rolo actualmente é ridiculo, já ha mais de 2-3 anos que não revelo um rolo[:cool:]

alias deixei de fotografar a serio praticamente desde aí[:blush:]
Exactamente podes encontrar no mercado muito material em conta, acho que desvalorizou um bocado com a introdução do digital.[;)]

Sou um orgulhoso possuidor desta camera com 28 anos de idade, Canon AV1:

Foi possuida a um irmão meu e tem um valor sentimental não me desfaço por nada deste equipamento. :)

Pessoal, deram-me uma Nikkormat FT3 com duas lentes (50mm 1:2 e 55mm 1:1,2).

Para quem vem de uma maquina digital (Ixus50), isto é um pouco chinês para mim.

Mas tenciono começar a mexer na maquina...Convem é perceber a potencialidade das duas lentes.

Algum conselho?

EDIT: As lentes parecem ter aquilo que chamam fungos por dentro...I

tens uma destas portanto..

nikmat.jpg

nesta altura do campeonato essa maquina não me fascina, para uso mas sim para peça de museu.... mas essas 2 objectivas é que me podem e mto fascinar.

Coloca aqui fotos do material[;)]

Sou um orgulhoso possuidor desta camera com 28 anos de idade, Canon AV1:

Foi possuida a um irmão meu e tem um valor sentimental não me desfaço por nada deste equipamento. :)

eu entre varias que tive e tenho destaco estas 2[kiss]

index.jpg

e esta

sp01.jpg

Last edited:
nesta altura do campeonato essa maquina não me fascina, para uso mas sim para peça de museu.... mas essas 2 objectivas é que me podem e mto fascinar.

Coloca aqui fotos do material[;)]

Sim, é uma dessas.

Não presta é?

Explica aí a potencialidade das lentes.

Sim, é uma dessas.

Não presta é?

é boa...mas hoje em dia usar rolos fazer revelações, acaba por ser um bocado chato e dispenddioso, até para fazer preto e branco os rolos tao caros e pouco se vendem...

Explica aí a potencialidade das lentes.

Essas 2 lentes se tiverem em bom estado sao brutais, e podem ser actualmente usadas numa nikom actual digital

Eu também não quero usar a maquina como "maquina oficial", apenas como passatempo e quem sabe usar como "escola" para o mundo da fotografia.

Quanto as lentes, estão sujas. Agora se dá para limpar é que não sei (é no interior).

eu entre varias que tive e tenho destaco estas 2[kiss]

index.jpg

e esta

sp01.jpg
Excelente, sou um admirador confesso destas pequenas obras de arte.[br:)]
Tenho outra reflex (Nikon) mais recente mas também com os seus anitos.[;)]
Já alguma vez visitastes o Centro Português de Fotografia?

Eu também não quero usar a maquina como "maquina oficial", apenas como passatempo e quem sabe usar como "escola" para o mundo da fotografia.

"escola" podes fazer tb com uma digital
Quanto as lentes, estão sujas. Agora se dá para limpar é que não sei (é no interior).

isso pode ser grave e a reparação ser o preço de uma nova actual...

mas tudo é possivel...

Alguém usa ainda as reflex analógicas para fotografar? P&B?
Algum crente ainda nesta "moda" antiquada de fotografia??[:D]

Seria interessante saber se existe mais pessoal ainda crente como eu que gasta 13euros para revelar um rolo, e que compra um rolo P&B por 8 euros..:sh)
Eu sei que digital tem a magia da rapidez mas quem me garante a mim que a fotografia digital irá durar para sempre?

agora uma coisa que me põe em pulgas e pior que uma criança a abrir um presente é ir buscar as fotografias.. para ver o resultado...[br:)]

Back