Fotos das nossas câmaras digitais...

Oh Seal, diz lá onde é que foste tirar as fotos! !!

É da ilha Santorini na Grécia.

As 2 que coloquei foi das melhores fotos que tirei, na minha opinião obviamente, comprei antes de ir de férias uma Nikon D50 para poder trazer uns bons recuerdos [;)]

Foram tiradas com uma lente Nikon 18-200 VR, acho que é isto, foi emprestada [;)]

Se quiserem posso colocar mais...[;)]

Última edição:
Puxa, Seal. É preciso sorte para se estar num sítio tão bonito e com uma boa máquina.
Na primeira que colocaste, um um dos pormenores de que mais gosto é a tonalidade do reflexo da luz na palha negra do guarda-sol.
Na segunda... tem uma bonita tonalidade quente, de fim de tarde, mas atendendo ao predomínio do branco na imagem a Nikon subexpôs ligeiramente a foto... talvez em 0.3 ou 0.7 EV. Mas é só mesmo no branco (ou sou eu que, por defeito, prefiro as tonalidades mais frias).

Já agora
LIPPE:
Como é que te tens saído com a exposição da D80 ?
Por vezes, numa tarde com sol, com bastante claridade, parece-me que tem tendência para a sobreexposição (por acaso li no forum espanhol dos Nikonistas que, nestas condições, costumam regular o EV para -0.7).

(sendo certo que, apesar do sol intenso, em determinados panos de fundo - prédios brancos, areia ou pedra fortemente iluminada pelo sol, etc - é necessário compensar a exposição com +0.3/0.7 EV para compensar a natural tendência para a subexposição)

Que modo costumas, por norma, utilizar (em paisagem urbana, natural, etc) ? P, S, A, M ?
Compensas a exposição com +/- EV ? Ou, por exemplo, em modo "M" aumentando a velocidade ?

Já agora
LIPPE:
Como é que te tens saído com a exposição da D80 ?
Por vezes, numa tarde com sol, com bastante claridade, parece-me que tem tendência para a sobreexposição (por acaso li no forum espanhol dos Nikonistas que, nestas condições, costumam regular o EV para -0.7).

(sendo certo que, apesar do sol intenso, em determinados panos de fundo - prédios brancos, areia ou pedra fortemente iluminada pelo sol, etc - é necessário compensar a exposição com +0.3/0.7 EV para compensar a natural tendência para a subexposição)

Que modo costumas, por norma, utilizar (em paisagem urbana, natural, etc) ? P, S, A, M ?
Compensas a exposição com +/- EV ? Ou, por exemplo, em modo "M" aumentando a velocidade ?

Uso sempre o manual...se usei outro modo foram 1 ou 2 vezes...

Quanto à compensação da exposição, ach que está no zero na maquina, mas se calhar já a devia ter usado em algumas situações...o ISO está sempre nos 100, pelos menos quando há muita luz, e por exemplo, com as sombras das casas, uso uma menor exposição, e por vezes queima :sh)

Esta com a sombra pus uma maior exposição...o branco da casa à frente queimou...

Mais duas...

Era disto que falavas? [;)]

O que acham da 70-300 da Sigma? Comprei-a há pouco tempo e ainda não usei muito. Com macro, gostei bastante do resultado, mas ao usar com o zoom ao máximo as fotos saíram meias tremidas ou desfocadas... A máquina é uma Nikon F80.

Fui buscar a minha a semana passada...na pagina anterior tem umas fotografias de aviões com essa objectiva, para já estou satisfeito com ela, ao preço que está é uma boa aquisição....não costumo fazer macros, estes foram os primeiros que fiz com ela...em jeito de teste [:D]

[;)]

Lippe, a 2ª foto macro da borboleta está um espectáculo. Parabéns ! A sério. (só é pena o fundo não ser em tonalidade verde escura. Mas isso são as coisas que só reparamos quando estamos no computador, não é ?)

As tele-objectivas fazem, por natureza, boas macros ?
Ou melhor... segundo o pouco que já vou sabendo, o problema das tele-objectivas de preço acessível é terem uma abertura do diafragma (valor f/), numa distância focal maior, relativamente pequeno não é ? (o diafragma não abre o suficiente, o que impede um dramático desfocamento completo do fundo. O que se consegue bem com a 50mm f/1.8D, embora sem zoom)

Mas nessa foto ficou muito, muito bem.

Nas tuas outras 2 fotos com diferenças de exposição: haveria maneira de, ao regular a máquina, preservar o azul do céu e expor correctamente a zona dos carros, ou passa pela utilização de um filtro polarizador ?

Quanto à exposição... não era bem que isso a que me referia.
Deixo 2 exemplos: 2 fotos tiradas um pouco à pressa (estava um calor tórrido, de fugir), em modo Programa com semelhantes valores de velocidade e abertura.

A diferença está no facto da primeira ter compensação à exposição "0" e a segunda "-0.7 EV" (se calhar demasiado escurecida mas eu prefiro a subexposição)

Quando tirei a primeira foto reparei no LCD, apesar do sol, que parecia demasiado clara. E, felizmente, tirei outra com compensação. Os espanhois dizem que a D80 tem, em determinadas circustâncias, tendência, por comparação à D200, em sobreexpôr as fotografias em 0.7 EV. Bom... alguma coisa havia de justificar quase o dobro do preço, não é ?

dsc1399gn7.jpg

dsc1400kl9.jpg

Última edição:
Fui buscar a minha a semana passada...na pagina anterior tem umas fotografias de aviões com essa objectiva, para já estou satisfeito com ela, ao preço que está é uma boa aquisição....não costumo fazer macros, estes foram os primeiros que fiz com ela...em jeito de teste [:D]

[;)]

A 2ª foto está um espanto apr:)apr:)apr:)apr:)

(só é pena o fundo não ser em tonalidade verde escura. Mas isso são as coisas que só reparamos quando estamos no computador, não é ?)

Provavelmente, o pessoal das macros é que domina o assunto [:D] acho que nem usei a melhor abertura (eu e as aberturas [8b])

Nas tuas outras 2 fotos com diferenças de exposição: haveria maneira de, ao regular a máquina, preservar o azul do céu e expor correctamente a zona dos carros, ou passa pela utilização de um filtro polarizador ?

Essas foram com a 18-135, anda sempre com o polarizador, acho que aí apenas mudei a exposição, não me lembro se ajustei o filtro, mas normalmente ajusto para o céu (fica mais claro ou mais escuro) [;)]

Tenho que começar a utilizar a compensação, também sou da opinião que a segunda ficou mais melhor boa [:D] [;)]

Eu até tou com medo de ver as fotos que tirei no circuito da boavista com a 70-300... pus-me a inventar com as aberturas e tempos de exposição e prioridades.. vai ficar bonito, vai.

Em setembro vou revelar aquilo e chorar...........

Epá, não. que eu saiba.
A minha maquina nao leva nada disso. ( é uma S-40 da Sony )

A unica coisa que fiz, foi colocar a maquina no modo de sol.
Isto é um monumento em memoria de Pablo de Neruda.
Duas barras em ferro ( enferrujado ) com 1 espanta espiritos !

Epá, não. que eu saiba.
A minha maquina nao leva nada disso. ( é uma S-40 da Sony )

A unica coisa que fiz, foi colocar a maquina no modo de sol.
Isto é um monumento em memoria de Pablo de Neruda.
Duas barras em ferro ( enferrujado ) com 1 espanta espiritos !

Mas ficou mt bem, é o que interessa, vê se gostas desta:

2592gt0.jpg

Última edição:
Isto está muito parado...

Uma tirada no parque da cidade do Porto, ele tava a abanar-se por isso as gotas de água, acho que ficou gira:

0439zb2.jpg

Última edição:
Voltar
Superior