Fractura na cervical - DÚVIDAS

Stormskaer

Allez BENFICA Allez
Há duas semanas sofri um acidente de trabalho no qual fiquei com 2 vértebras fracturadas.

Para além das dores, é terrível ter que usar o colar cervical. É o meu novo melhor amigo...

Custa a dormir, custa a comer, custa estar sentado...

O que me está a custar imenso é não poder sair de casa e a falta de exercício físico.

Costumava correr, fazer trails, futsal... e agora passo os dias a vegetar.

Tento comer pouco visto que poucas calorias gasto mas cheira-me que isto vai descambar!

O que pergunto é:

-Há alguma coisa que possa fazer para não perder tanta massa muscular sem afectar o pescoço?

-Quanto tempo ainda me resta neste tédio sem poder trabalhar, correr, fazer a minha vida normal?

-Normalmente fica-se sem sequelas? Eu sei que cada caso é um caso mas como o meu não envolve "paralisações"...

PS - C5 e C6.

Infelizmente não te posso ajudar, mas deixo-te votos das melhores e mais rápidas melhoras.
Força aí.

Boas.

Eu diria que num assunto tão delicado como esse talvez só um médico te possar dar bons conselhos. Ouvir "opiniões" e "achismos" aqui do fórum poderá eventualmente piorar o teu estado.

Abraço e as melhoras.

Boas.

Eu diria que num assunto tão delicado como esse talvez só um médico te possar dar bons conselhos. Ouvir "opiniões" e "achismos" aqui do fórum poderá eventualmente piorar o teu estado.

Abraço e as melhoras.

Muito cuidado com isto. Sem sequer olhar para ti, nem o melhor médico do mundo poderia dar-te uma opinião válida.

Estas lesões e limitações são muito difíceis de lidar do ponto de vista psicológico, mas tens mesmo que ter paciência. Quanto mais te "sacrificares" agora, melhor é o teu prognóstico, tanto de recuperação, como de impactos futuros. Agora só te resta mesmo Keep calm and carry on e, todas as dúvidas, fala com o médico que te está a seguir. [;)]
Lembra-te que uma má recuperação agora, pode resultar, no futuro, cirurgias complicadas e com algum risco, recuperações de meses, dores permanentes, etc. Muito, mas mesmo muito juízo e paciência. [;)]

Paciência, é aquilo que mais vais precisar.

Se conseguires e der, dá uns pequenos passeios, sem grandes esforços.

Quando tudo estiver resolvido, só terás de regressar à forma que queres. [;)]

Obrigado a todos.

Claro que não me vou meter a treinar cabeceamentos só por alguém aqui diz.[:D]

Sinto mesmo psicologicamente em baixo e apetece-me "falar".

Ainda falta muitos dias para a consulta na qual, se me sentir em condições, vou pedir para sair de casa nem que seja para andar uns metros na rua.

Tem sido dias muito solitários... Parece sabedoria saloia mas é mesmo verdade que só damos valor quando não temos as coisas...[s)]

O melhor que podes dar ao teu corpo é repouso, por agora, há meses que descobri várias hernias no disco L4 L5 e ainda não consegui treinar, faço alongamentos, aumentei bastante de peso, e estou a anos-luz comparado com ha 1 ano, porque caguei para tudo, havia alturas que atar as sapatilhas era um martírio, tal eram as dores.

Boa sorte com a recuperação e aproveita o descanso.

Obrigado a todos.

Claro que não me vou meter a treinar cabeceamentos só por alguém aqui diz.[:D]

Sinto mesmo psicologicamente em baixo e apetece-me "falar".

Ainda falta muitos dias para a consulta na qual, se me sentir em condições, vou pedir para sair de casa nem que seja para andar uns metros na rua.

Tem sido dias muito solitários... Parece sabedoria saloia mas é mesmo verdade que só damos valor quando não temos as coisas...[s)]

Tal e qual. Nessas alturas é que percebemos o valor de, pura e simplesmente, ir à rua beber um café, ir ao parque passear, andar um pouco de bicicleta, etc. [;)]

esquece vais ter de te arranjar outra coisa para te distrair e ficar quieto, é lixado quem é activo ficar de um momento para o outro parado, mas nessa situação não há nada que possas fazer, é manteres-te imóvel e medicação, e esquecer essa de engordar, que vais engordar quer queiras quer não e não vai ser derivado ao que comes mas sim da medicação, fui operado a esses dois discos na cervical estive um ano parado e é terrível, engordei 30kg derivado á medicação, e depois claro já não posso ter a mesma actividade perde-los foi um ver-se te havias...

portanto isso requer calma e muita paciência, desejo-te as melhoras...

Há duas semanas sofri um acidente de trabalho no qual fiquei com 2 vértebras fracturadas.

Para além das dores, é terrível ter que usar o colar cervical. É o meu novo melhor amigo...

Custa a dormir, custa a comer, custa estar sentado...

O que me está a custar imenso é não poder sair de casa e a falta de exercício físico.

Costumava correr, fazer trails, futsal... e agora passo os dias a vegetar.

Tento comer pouco visto que poucas calorias gasto mas cheira-me que isto vai descambar!

O que pergunto é:

-Há alguma coisa que possa fazer para não perder tanta massa muscular sem afectar o pescoço?

-Quanto tempo ainda me resta neste tédio sem poder trabalhar, correr, fazer a minha vida normal?

-Normalmente fica-se sem sequelas? Eu sei que cada caso é um caso mas como o meu não envolve "paralisações"...

PS - C5 e C6.

Queres uma melhoria instantânea (psicológica, pelo menos) ?

A minha namorada, quando tinha 15 anos (em 1989), ficou tetraplégica num acidente de mergulho numa piscina.
Lesão (muito) grave na C5 e C6.

Tem um bocadinho de paciência que daqui a umas semanas já regressas ao exercício físico.

As melhoras e pensar que há recuperação, se fosse a situação do post anterior era muitíssimo pior
Ou seja concentrar no positivo

Há imensa coisa que podes fazer para poder manter alguma forma física sem danificares a zona cervical.

Foste operado à cervical e não a todo o corpo..

Tens é que ser visto por alguém que perceba..

De onde és?

Se fosses perto do Porto...

AS melhoras, vai tudo ao sítio [;)]

Em Dezembro de 2004, já andava aqui pelo fórum, tive um acidente de viação grave, do qual saí para o hóspital de Coimbra com sub-luxação e fractura das vértebras C4, C5, e C6. O estado era de tal forma grave que tive que ficar durante precisamente 15 dias, deitado, imóvel, com um compasso de crutchfield aplicado na cabeça, a fazer tração, para toda essa zona estabilizar, e ser feita cirurgia com maior segurança. Depois desse período fui operado, retiraram osso da bacia para reconstruír a C6, e fixaram a C4 e a C5.

Depois de sair do hóspital seguiu-se um longo período com colar cervial, e imensas limitações. Desde ter que tomar banho sentado, fazer a barba deitado, entre outras coisas.

Na altura jogava ténis, federado, andava (muito) de bicicleta, era extremamente activo e com uma vida super preenchida. Tinha 19 anos. O médico recomendou que não voltasse mais ao ténis, aos karts (também era frequente andar) e ainda que evitasse a bicicleta.

A verdade é que passado quase 1 ano já fazia tudo, sem qualquer problema.

Hoje, com 33 anos, já nem me lembro do que aconteceu, estou totalmente a 100%, tirando algumas dores com mudanças de tempo. A "chapa" que aqui colocaram não apita no aeroporto, e de resto, tudo excelente.

Como é que passei esse período? Pink Floyd, Queen, Dire Straits, e Mike Oldfield foram a minha companhia. De resto, foi delicioso estar vivo e não estar tetraplégico.

Pensamento positivo e força nisso! Não te preocupes que isso não é nada. Como vês, o meu caso, não foi nada ;-)

Em Dezembro de 2004, já andava aqui pelo fórum, tive um acidente de viação grave, do qual saí para o hóspital de Coimbra com sub-luxação e fractura das vértebras C4, C5, e C6. O estado era de tal forma grave que tive que ficar durante precisamente 15 dias, deitado, imóvel, com um compasso de crutchfield aplicado na cabeça, a fazer tração, para toda essa zona estabilizar, e ser feita cirurgia com maior segurança. Depois desse período fui operado, retiraram osso da bacia para reconstruír a C6, e fixaram a C4 e a C5.

Depois de sair do hóspital seguiu-se um longo período com colar cervial, e imensas limitações. Desde ter que tomar banho sentado, fazer a barba deitado, entre outras coisas.

Na altura jogava ténis, federado, andava (muito) de bicicleta, era extremamente activo e com uma vida super preenchida. Tinha 19 anos. O médico recomendou que não voltasse mais ao ténis, aos karts (também era frequente andar) e ainda que evitasse a bicicleta.

A verdade é que passado quase 1 ano já fazia tudo, sem qualquer problema.

Hoje, com 33 anos, já nem me lembro do que aconteceu, estou totalmente a 100%, tirando algumas dores com mudanças de tempo. A "chapa" que aqui colocaram não apita no aeroporto, e de resto, tudo excelente.

Como é que passei esse período? Pink Floyd, Queen, Dire Straits, e Mike Oldfield foram a minha companhia. De resto, foi delicioso estar vivo e não estar tetraplégico.

Pensamento positivo e força nisso! Não te preocupes que isso não é nada. Como vês, o meu caso, não foi nada ;-)

Lembro-me perfeitamente desse acidente.

Se não me falhar a memória ias num comercial (astra?) e o carro entrou em slide indo embater de traseira num carro que vinha em sentido contrário.

Os dias continuam a custar-me a passar. Já devorei filmes, séries, documentários...

É terrível a limitação, é terrível não poder acompanhar o meu filho nas coisas mais básicas como treinos, etc. É terrível não poder ajudar em casa como fazia...

Tem uma altura ou outra que até levo isto numa boa mas não é fácil.

Há imensa coisa que podes fazer para poder manter alguma forma física sem danificares a zona cervical.

Foste operado à cervical e não a todo o corpo..

Tens é que ser visto por alguém que perceba..

De onde és?

Se fosses perto do Porto...

AS melhoras, vai tudo ao sítio [;)]

Arredores de Lisboa. Obrigado.

Queres uma melhoria instantânea (psicológica, pelo menos) ?

A minha namorada, quando tinha 15 anos (em 1989), ficou tetraplégica num acidente de mergulho numa piscina.
Lesão (muito) grave na C5 e C6.

Tem um bocadinho de paciência que daqui a umas semanas já regressas ao exercício físico.

Eu sei que há situações bem piores. Aliás, é a conversa que oiço mais dos médicos a que fui e das pessoas com quem falo é que podia ter sido bem pior.[;)]

E se me custa esta limitação, nem sei o que custaria uma vida assim.[s)]

Back