[Crime] Fraude/Burla

Boas, é o seguinte, tenho um artigo a vender nos sites conhecidos e um individuo pediu o meu nib que ficava com o produto mas que eu tinha de enviar logo que ele fizesse a transferencia.

Enviei o meu nib e disse que mal o dinheiro estivesse na conta enviava o produto.

Isto aconteceu ontem, hoje verifiquei a conta e nada.
Hoje uma mulher veio com a mesma historia e eu fiquei de pe atrás. Comecei a pesquisar e vi que agora e possivel dar o nib de uma pessoa qualquer e abrir conta em varios sitios, operadoras, ginasios debitos directos ...

Estou com um pouco de receio, ha alguma coisa que eu possa fazer ou é aconselhavel fazer alguma coisa ? Se sim o que e como posso fazer ?

Última edição:
Um débito directo tem de ser autorizado com uma assinatura e validado pelo balcão onde abriste conta.

tambem pensava que sim, mas verifiquei que tal ja nao e preciso, exemplo : quando comecei num ginasio dei um nib que nem era meu para Debito directo e nao houve problema, para fazer um seguro automovel mesma coisa, encontrei relatos de pessoas que lhes aconteceu começarem a aparecer contas e debitos directos que nao tinham feito/pedido.

Depois pesquisei e reparei que tal ja nao é preciso assinatura e balcao.

tambem pensava que sim, mas verifiquei que tal ja nao e preciso, exemplo : quando comecei num ginasio dei um nib que nem era meu para Debito directo e nao houve problema, para fazer um seguro automovel mesma coisa, encontrei relatos de pessoas que lhes aconteceu começarem a aparecer contas e debitos directos que nao tinham feito/pedido.

Depois pesquisei e reparei que tal ja nao é preciso assinatura e balcao.
É simples, basta exigir ao banco a reposição do dinheiro e indicação de quem deu autorização. Se me acontecesse algo assim, era logo um putedo no banco.

Sim, hoje em dia é possível usar o NIB para muita coisa. É preciso estar atento aos movimentos e pedir o dinheiro de volta dos movimentos SEPA não autorizados.

É simples, basta exigir ao banco a reposição do dinheiro e indicação de quem deu autorização. Se me acontecesse algo assim, era logo um putedo no banco.

Sim mas sabe-se lá quantos dB e que vão ou se sequer vão abrir, depois não fico com o nome queimado nas operadoras ou banco de Portugal ?

Ha algo que possa fazer para antecipar isto ?

Se eu fosse criminoso ou burlão não me dava ao trabalho de andar a pedir NIBs às pessoas. Ia à noite com uma carrinha e apanhava o conteúdo de uns 5 ou 10 contentores de lixo. Imaginem a quantidade de NIBs que deve haver por lá, principalmente em zonas residenciais. Praticamente toda a gente deita ao lixo aquelas comunicações pouco importantes dos bancos, e todas têm lá impresso o NIB (e já agora, morada e nome também).
Melhor ainda, basta uma simples procura no google para encontrar centenas ou mesmo milhares de NIBs publicados que qualquer pessoa pode copiar.

Um débito directo tem de ser autorizado com uma assinatura e validado pelo balcão onde abriste conta.

Desde quando?!!..

Eu já tive várias contas com débito direto e foi só ir ap mb e fazer a inserção dos numeros, nunca assinei nada.

Se fôr necessário assinar deve ser quando são as empresas a quem vamos pagar, são elas a tratar de abrir a conta e assim é obvio que precisam de autorização do cliente.

Quando se assina por ex um contrato com uma operadora cabo, se quisermos e aceitarmos debito direto, temos de assinar uma autorização, para que os gajos possam activar aquilo.

O user pode ver no mb as contas activas e desactivar, depois é pedir explicações sobre quem deu autorização.

Última edição:

Se fizeres mais de 20 movimentos por dia (como eu) nem reparas nisso, especialmente se o débito directo não for de valor elevado.

Nos últimos dias cancelei uma compra com o nib na minha posse, e já pedi desculpa. Não era preciso ir logo abrir um tópico no FAHO [:D]

Desde quando?!!..

Eu já tive várias contas com débito direto e foi só ir ap mb e fazer a inserção dos numeros, nunca assinei nada.

Se fôr necessário assinar deve ser quando são as empresas a quem vamos pagar, são elas a tratar de abrir a conta e assim é obvio que precisam de autorização do cliente.

Quando se assina por ex um contrato com uma operadora cabo, se quisermos e aceitarmos debito direto, temos de assinar uma autorização, para que os gajos possam activar aquilo.

O user pode ver no mb as contas activas e desactivar, depois é pedir explicações sobre quem deu autorização.
Se usaste a ap mb, obrigatoriamente tiveste de ser tu a validar e autorizar esse débito.

Voltar
Superior