Esta aconteceu em Toronto, Canadá, mas sabemos bem que este fenómeno está disseminado por todo o lado e todos devem ter histórias parecidas....
Fraude?!
Explica lá a fraude?One of the service techs wasn’t even aware that Sheikhan had purchased his own parts and that those parts were in the car’s trunk until the other tech points it out for him on the work order. That, along with only eleven minutes of work despite being charged for 1.60 hours of work ($236.80 Canadian dollars for just the labor) does certainly not speak well about Mercedes-Benz Mississaugua’s service department.
https://jalopnik.com/canadian-mercedes-dealership-caught-on-dashcam-taking-c-1825054515
Explica lá a fraude?
Sabes o que é fraude?
Explica lá a fraude?
Sabes o que é fraude?
onde está a fraude????![]()
One of the service techs wasn’t even aware that Sheikhan had purchased his own parts and that those parts were in the car’s trunk until the other tech points it out for him on the work order. That, along with only eleven minutes of work despite being charged for 1.60 hours of work ($236.80 Canadian dollars for just the labor) does certainly not speak well about Mercedes-Benz Mississaugua’s service department.
https://jalopnik.com/canadian-mercedes-dealership-caught-on-dashcam-taking-c-1825054515
não vi o vídeo, só li a notícia. chama-se é aldrabar o cliente. em portugal, nos states, nas filiinas e um pouco por todo o mundo fazem isso, o de cobrar peças e/ou horas aos clientes sem fazerem uso delas. quer seja em concessões oficiais (mais raro) ou em mecânicos de esquina, aka sapateiros. o mecânicco do meu pai às vezes dá-lhe as eças que mudou e o meu mostra-me as novas que vai por ao meu carro, que 90% das vezes são serviços feitos à minha frente.
Boas!
Já apanhei disto em vários locais, seja mecanicos de motas, carros, pintores, pedreiros, etc...
Actualmente só vou a locais onde puder estar a assistir ás intervenções...
Neste caso Norauto...
Podem dizer o que quiserem de quem lá trabalha, mas as coisas são efectivamente controladas e tabeladas, o material é trocado e montado na altura.
Existe facturas e garantias de trabalho e de material.
Muito pontualmente vou á marca, para tratar de problemas que não possam ser tratados na Norauto.
Eu de testar no futuro a Bosch Car Service. Falam-me muito bem deles também...
Cumprimentos,
LPC
Não vou entrar neste tipo de discussão, mas quando aqui se fala em fraude (ou burla - a questão semântica é sempre relativa para estes efeitos) compreende qualquer situação em que o facturado não corresponde ao serviço prestado. É uma figura com algumas semelhanças com a fraude fiscal.
Mas para este enquadramento/esclarecimento bastará a definição de fraude do dicionário da língua portuguesa:
frau·de
substantivo feminino
1. Más artes que causam dolo.
2. Má-fé.
3. Candonga.
4. Contrabando.
pia fraude
• Mentira ou engano para fim piedoso ou caritativo.
frau·dar - Conjugar
verbo transitivo
1. Cometer fraude contra.
2. Enganar.
3. Burlar.
4. Privar.
5. Frustrar.
"fraude", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/fraude [consultado em 08-04-2018].
não vi o vídeo, só li a notícia. chama-se é aldrabar o cliente. em portugal, nos states, nas filiinas e um pouco por todo o mundo fazem isso, o de cobrar peças e/ou horas aos clientes sem fazerem uso delas. quer seja em concessões oficiais (mais raro) ou em mecânicos de esquina, aka sapateiros. o mecânicco do meu pai às vezes dá-lhe as eças que mudou e o meu mostra-me as novas que vai por ao meu carro, que 90% das vezes são serviços feitos à minha frente.
Para quem não diz que quer discutir semântica e depois coloca a definição de fraude, pelo priberam... []
Tens que saber o significado de fraude, em termos jurídicos.
Outra coisa, agora sobre os 1,6 Horas.
Tens noção que isso é uma prática corrente, na generalidade das oficinas?
Sabes que é mesmo assim?
Como é que fazias orçamentos?
Estimavas os tempos de MO?
E se fosse mais, era fraude?
E se fosse menos, era fraude?
E se o cliente aceitar, independentemente do tempo que se faz na prática?
É fraude? O cliente aceita, e é fraude?
Explica lá isso tudo.
Sabes como são feitos os orçamentos no setor automóvel?