Fraude quilométrica - UE

Eu acho que devia de haver um cadastro Geral como se fosse o BI do automóvel (Carpass), desde os Kms Reais, às IPO, ao numero real de proprietários, acidentes, etc. Tudo o que estivesse ao alcance do proprietário actual do automóvel. Se houvesse bom senso do Estado e das entidades fiscalizadoras isso até era fácil de se obter. Até porque quem compra carro usado devia de saber a historia real daquilo que está a comprar, afinal um automóvel continua a ser considerado "um luxo".

claro que não vai acabar 100% com o problema, mas que o vai minorar muito vai, não tenham dúvidas

onde são mais habituais as talhadas? no verdadeiro vendedor particular, no falso vendedor particular, ou nos stands?

todos sabemos a resposta, e como esses só põe as unhas no carro quase sempre numa retoma, a maior parte das vezes já irão haver registos fartos que lhe vão cortar as vazas

apr:)apr:)apr:)

speccy

Uma coisa é certa: Raramente se vêm à venda os 320d´s, A4´s etc de 2000 em diante com mais de 500k km, mas que existem existem...

Boa medida.
Falaram ai em cadastro de acidentes, eu nao concordo com isso porque vai prejudicar quem os reparou bem.
Mais vale ipos a serio para evitar os acidentados marados.

Infelizmente o tirar Kms para os IPO passa ao lado apenas fazem o apontamento e siga dou o exemplo...
Comprei um carro a um colega um corsa 1.5 td unico dono, na altura na conversa perguntei-lhe quantos kms tinha ( eu sabia que tinha muitos) e ele disse já quase uns 450 mil.
Quando vou a dar uma volta com o carro marcava cerca 274 mil perguntei-lhe o porquê, ele respondeu que o velocimetro avariou embora marca-se os kms nao marcava a velocidade. Comprou um novo na Opel 0 kms, na inspeçao seguinte apontaram os kms nao pediram as facturas que ele tinha nem qual o motivo de ter aqueles kms.

Em Portugal mais de metade das oficinas são ilegais, vão comunicar o quê!? Os centros de Inspecção nalguns locais passam tudo nem os veículos lá precisam de ir para terem ficha verde, com este nível de corrupção no País esperam que um papel resolva os Kms martelados!!!

Com gente como tu é que de certeza que não se resolve nada!!:sh)
Enfim...

Infelizmente o tirar Kms para os IPO passa ao lado apenas fazem o apontamento e siga dou o exemplo...
Comprei um carro a um colega um corsa 1.5 td unico dono, na altura na conversa perguntei-lhe quantos kms tinha ( eu sabia que tinha muitos) e ele disse já quase uns 450 mil.
Quando vou a dar uma volta com o carro marcava cerca 274 mil perguntei-lhe o porquê, ele respondeu que o velocimetro avariou embora marca-se os kms nao marcava a velocidade. Comprou um novo na Opel 0 kms, na inspeçao seguinte apontaram os kms nao pediram as facturas que ele tinha nem qual o motivo de ter aqueles kms.

Claro que não!
Nem tem que pedir factura nenhuma, porque isso não faz parte dos itens a verificar nas IPO (nem cá, nem em lado nenhum)!!
De resto, é possível saber com quantos km's (no odometro) o carro realizou as IPO's.

Sou complemente a favor dessa base de dados europeia e certamente que trará mais alguma transparência!

Last edited:
Aqui fica um exemplo do documento

1299678434_175346996_8-vw-polo-1-essence-5-portes-73000km-reel-car-pass-ct-ok-feuille-rose-.jpg

Pergunto-me se os alemães vão entrar nesse sistema, é que todos os anos se livram de lixo e de veículos usados que geram milhões de € para a sua economia.

Mas isso já foi referido, que as IPO apenas se limitam a verificar/inscrever os quilómetros que tem o odometro no momento da inspecção.

Como tal, mesmo que tenha menos, eles só colocam os quilometros na ficha e pronto.

Tanto mais e já referido, que os quilómetros do odometro e para efeitos jurídicos, não são valorados como elemento de notação técnica.

Assim sendo a haver alteração, a mesma também deveria passar por aí. [;)]

Mas isso já foi referido, que as IPO apenas se limitam a verificar/inscrever os quilómetros que tem o odometro no momento da inspecção.

Como tal, mesmo que tenha menos, eles só colocam os quilometros na ficha e pronto.

Tanto mais e já referido, que os quilómetros do odometro e para efeitos jurídicos, não são valorados como elemento de notação técnica.

Assim sendo a haver alteração, a mesma também deveria passar por aí. [;)]

Aqui com o Carpass também. O Carpass apenas serve para o potencial comprador poder ver o historial do carro. Custa 7 euros e é o vendedor que tem de o fornecer. Depois o comprador é que decide se o negócio lhe interessa ou não em função do historial.

Em relação ao exemplo que coloquei (retirado do olx.be) deu para ver que muito provavelmente falta ali a inspecção de 2010 ou fê-la 4meses depois do previsto. Caso eu fosse comprador esta seria uma situação a confrontar com o vendedor.

No caso das mudanças de odómetro quando é feita por uma oficina esta é obrigada a comunicar ao Carpass e esse facto vem descrito no certificado.

Este sistema teria de ser implantado a nível da UE. Só desse modo poderiam acabar com as negociatas dos "topos de gama" com 98.000 ou 101.000 km mas... isso não irá impedir os futuros proprietários, por motivos de status, de martelarem os seus próprios carros... [:D]

Ao menos que sirva para que se pague o valor justo por um usado com 200.000 ou mais quilómetros como muitos que andam por essas estradas pela Europa fora... [;)]

Este sistema teria de ser implantado a nível da UE. Só desse modo poderiam acabar com as negociatas dos "topos de gama" com 98.000 ou 101.000 km mas... isso não irá impedir os futuros proprietários, por motivos de status, de martelarem os seus próprios carros... [:D]

Ao menos que sirva para que se pague o valor justo por um usado com 200.000 ou mais quilómetros como muitos que andam por essas estradas pela Europa fora... [;)]

E a noticia refere a implantação em toda a UE!![;)]

Não sei a que oficinas vocês vão, mas quando vou seja a BMW seja a VW ficam os km's registados e eu agradeço!

Back