Frontera 2.8 tdi - o desprezado

Saudações a todos... estou aqui a lançar este tópico porque desde que comecei a ler este forum, principalmente na parte de TT, reparei que este modelo tem sido um pouco desprezado... não depropósito, mas talvez por esquecimento :) o meu pai é proprietário de uma destas máquinas e acho justo que se fale um pouco dele, assim como se fala por aqui do seu irmão Monterey, já que ele tem 2 características que eu nunca vi em mais nenhum automovel: em primeiro lugar todos os carros aquecem ao ralenti certo? Aquele n! podiamos tar 30 min com ele a trabalhar e não iria atingir a temperatura normal de funcionamento, isto porque a ventoinha da refrigeração está sempre a trabalhar e o circuito sempre a correr (não na pressao máxima, mas ve se a água a circular), o que me dá muita confiança para ir com ele para o deserto [:D]; outra coisa é o aquecimento eléctrico do óleo, tem mesmo um botão para isso, que só liga nos dias mais frios.
O carro conta com 212.000 km e nunca deu chatices de maior, as revisoes sao sempre na altura certa... é, como muitos sabem, um motor isuzu de 2771 cm3 e 113 cv de potência; apesar da cilindrada é um motor lento e pesado mas com uma sonoridade fantastica (quando aceleramos, parece que vamos num camião), por isso não se pode contar muito com ele para acelerações 0-100 km/h porque não é para isso; a nivel de TT, é uma força da natureza, a carroçaria não ajuda muito e também não conta com bloqueios do diferencial, mas a nível de motor e caixa é fantastico... já andei com vários jipes e nunca vi uma relação de caixa de redutoras como ele tem (tenho várias histórias giras com ele e a força que ele tem).
Assim, proprietários de fronteras 2.8 e outros que já tenham andado num, partilhem experiências deste modelo... [:cool:] bons quilometros a todos e cumps!

Nao é uma questao de ser desprezado, repara é que nao ha aqui nunhum membro com esse carro, logo nao tem havido assunto de conversa, mas agora que cá estás, ja temos assunto, hehee

Bem vindo,

Há por aí uns Frontera B... e também não se fala deles...
O meu B no ralenti tb não aquece, mas em subiditas de caca, lá vai ele...

eu peço desculpa pelo termo, o CrazzyMax tem razão... não será bem desprezado, a verdade é que, pelo menos em Portugal, este modelo só foi vendido em 95 e 96 por causa das normas ambientais que este motor não cumpria; mas tem sido um excelente carro e é como eu costumo dizer: motor errado na carroçaria errada :): cumpre as funçoes de SUV que o é, e deixa uma imagem muito positiva no "fora da estrada", pelo menos passa onde couber fisicamente, disso eu não tenho duvidas; depois ponho fotos... cumps a todos e bons quilometros

Bem-vindo Pedro.

Quanto ao Frontera, é como o CrazzyMax disse.

Nao é uma questao de ser desprezado, repara é que nao ha aqui nunhum membro com esse carro, logo nao tem havido assunto de conversa, mas agora que cá estás, ja temos assunto, hehee

Faltam cá users proprietários, para termos temas para conversa [:D]

Por acaso, no ano passado acompanhei um de perto nuns trilhos ali prós lados de Tomar (na versão 2.0 do passeio de Tomar [:D] ) e fiquei agradavelmente surpreendido com o que aquele exemplar fez.

Boas...
Quanto a mim esse foi o melhor frontera a ser construido... pelo menos com motorização diesel. Foi pena que por questões ambientais durou pouco tempo nessa carroçaria... eu já tive em tempos um frontera 2.3 e deixou algumas saudades... é certo que não era jipe de mato, mas chegou a fazer umas coisas muito interessantes

Bem-vindo Pedro.

Por acaso, no ano passado acompanhei um de perto nuns trilhos ali prós lados de Tomar (na versão 2.0 do passeio de Tomar [:D] ) e fiquei agradavelmente surpreendido com o que aquele exemplar fez.

Esse era um 2.2 DTi do meu amigo André...

Ele tambem tem um Terrano II SGX de 1993 ( teve um Patrol 3.3 TD )

O Frontera dele tem umas molas mais altas e uns BF AT.. mas mesmo com a famelga toda la dentro o kit de unhas safou-se muito bem ... [:D]

Esse anda a ressacar com falta de TT...

houve uma latura em que se abordou o tema "Frontera" aqui na casa AHO-TT... exactamente como o joni, estive indeciso entre um e o Terrano II... lembro-me que o pessoal não achava grande espingarda em TT quando comparado com Patrol 260; Terrano II e afins...

pessoalmente acho o bloco 2.8 ISUZU soberbo, com um cantar diferente. Já andei à pendura num desses de 5 portas e gostei, embora ficasse com a sensação de "motor curto" para tanto peso. havia outra coisa chata: para ligar o jipe era preciso "encostar" uma patilha da chave numa ceninha junto do canhão de ignição (!!)...

de resto, esperamos as fotos do teu! é o curto? são bem castiços!

Last edited:
do que gosto no frontera são as linhas mais quadradas e o aspecto robusto.
mas toda a gente me falou raios e coriscos do bixo: consumos, travagens, ângulos de saída etc etc. ainda vi um, modelo arizona (acho)

mostra aí umas fotos, carago!

aqui na minha rua há (ou havia?) um, mais elevado e com uns belos pneus, curto

bem vindo pedro.eu há um ano atrás,quando aqui apareci no forum,era o proprietário do unico monterey que por aqui andava.nessa altura não se falava por aqui muito do monterey e o que se falava por vezes não tinha muito a ver com a realidade.dai o topico dos monterey's ter o titulo "vamos lá falar deles". penso que deves ajudar a alterar as ideias erradas que as pessoas possam ter sobre o frontera.cria um topico,fala sobre as capacidades e qualidades (e defeitos) do frontera e documenta a tua opinião com fotos.neste momento há por aqui 4 ou 5 membros com monterey's,que vão participando mais ou menos activamente no forum.quem sabe se dependendo de ti não vão haver por aqui 4 ou 5 fronteras um dia destes.
um abraço.

bem vindo pedro.eu há um ano atrás,quando aqui apareci no forum,era o proprietário do unico monterey que por aqui andava.nessa altura não se falava por aqui muito do monterey e o que se falava por vezes não tinha muito a ver com a realidade.dai o topico dos monterey's ter o titulo "vamos lá falar deles". penso que deves ajudar a alterar as ideias erradas que as pessoas possam ter sobre o frontera.cria um topico,fala sobre as capacidades e qualidades (e defeitos) do frontera e documenta a tua opinião com fotos.neste momento há por aqui 4 ou 5 membros com monterey's,que vão participando mais ou menos activamente no forum.quem sabe se dependendo de ti não vão haver por aqui 4 ou 5 fronteras um dia destes.
um abraço.

exactamente, constantino. infelizmente, o desconhecimento é confundido muitas vezes com "mau produto", o que no caso do frontera não é verdade. Qualidade de construção OPEL; mecânica ISUZO e linhas modernas, ainda hoje. E conjugado com esse espectáculo de motor que é o 2.8 tdi... slurp slurpapr:)

uma nota: isso do jipe estar tempos infinitos ao ralenti e não aquecer... esquece! a maior parte dos que tem acoplamento viscoso da ventoinha são assim [:D]
agora, a resistência para aquecer o cárter do óleo nos dias mais frios... isso sim, é um must bem interessante e útil, especialmente para aqueles que, como eu, moram a norte :)

venham as fotos!

Ai está um jipe que gosto bastante. Bom motor, boa suspensão, bons angulos de desempenho, bom equipamento!

attachment.php

Saudações a todos os membros.
De momento é apenas a única imagem que tenho do meu frontera :o mas vou arranjar mais! Concordo com as vossas opiniões, o frontera tem sido alvo de algum menosprezo por falta de conhecimento, o que da minha parte vai mudar, para que seja um modelo a ser considerado como tantos outros pois ele faz coisas que qualquer pessoa que não conheça (olhando para a estrutura do carro em si) não dirá que ele faz :); e também vou tentar colocar aqui as virtudes e defeitos deste modelo...
Neste momento, ele tem sido um carro de trabalho (equipado com BFGoodrich A/T) indo para qualquer lugar e nunca me deixou ficar em lado nenhum... Mas ja deixou ficar para trás uma carrinha que tentei rebocar a subir (e que subida!!) porque................. o cabo, daqueles de 10€, se desfez [:D]; agora tenho um de aço! [:cool:] já aprendi...
Bom, depois coloco mais fotos e coisas interessantes acerca deste modelo e outras aventuras que tive com ele!
cumps a todos e bons quilomentros

O Frontera dele tem umas molas mais altas e uns BF AT.. mas mesmo com a famelga toda la dentro o kit de unhas safou-se muito bem ... [:D]

Safou-se impecavelmente bem. Fez coisas que eu pensava que esse carro não fizesse :o

Safou-se impecavelmente bem. Fez coisas que eu pensava que esse carro não fizesse :o

:) não quero dizer mal do 2.2dti, nada disso acho que até tem sido um bom motor para o frontera mais recente, mas conheço um pessoa que tem um desses e....... teve o meu (2.8 tdi) e ele diz o seguinte: "para estrada, o 2.2 é fantastico, bom compromisso de binario e potência, mas quando coloco o jipe a puxar o reboque com tractor em cima, meu Deus, não sai do mesmo sitio... e o 2.8 parecia que não levava nada atrás"; tenho a consciência que não será bem assim, mas segundo o que ele diz o 2.2 tem muito menos força do aquilo que se devia esperar para um jipe;

cumps

Peço desculpa, não tenho a certeza que o outro link tenha ficado bem... agora ja anexei correctamente! já agora alguém me sabe dizer como se colocam as fotos no forum? sei anexar, mas depois quando tento copir a URL para o
, não funciona....

obrigado, e cumps a todos

Attachments

• my frontera 2.8tdi.JPG
    my frontera 2.8tdi.JPG
    37.4 KB · Views: 0
Back