[Sociedade] frota estacionada à porta do prédio

bmvcosta

New member
Olá a todos, Venho pedir a vossa opinião face à seguinte situação: Moro em Évora, num prédio de 2 andares cujos r/c são compostos por frações comerciais. O bairro é pacato, os lugares são todos gratuitos, mas também não abundam. Eis que uma das lojas do meu prédio (Securitas) decidiu estacionar a sua frota automóvel em frente do prédio - 6, 8, 12 carros, depende do dia, o que é um transtorno enorme. Alguém sabe se isto é legal? Deve haver um limite, ou se eu fosse um dono idiota de um ferro-velho podia estacionar 50 carros pela rua fora e não deixar estacionar mais ninguém? Obrigado.

Olá a todos, Venho pedir a vossa opinião face à seguinte situação: Moro em Évora, num prédio de 2 andares cujos r/c são compostos por frações comerciais. O bairro é pacato, os lugares são todos gratuitos, mas também não abundam. Eis que uma das lojas do meu prédio (Securitas) decidiu estacionar a sua frota automóvel em frente do prédio - 6, 8, 12 carros, depende do dia, o que é um transtorno enorme. Alguém sabe se isto é legal? Deve haver um limite, ou se eu fosse um dono idiota de um ferro-velho podia estacionar 50 carros pela rua fora e não deixar estacionar mais ninguém? Obrigado.

Desde que os carros estejam estacionados de forma legal e tenham inspecao seguro e IUC pagos, nao estou a ver como é que poderao considerar isso ilegal.

A menos que os lugares de estacionamento nao sejam publicos, se forem, até podiam ter 500 carros a ocupar os lugares todos disponiveis no bairro.

Não faço ideia de como "descalçar" essa bota! Estou curioso para ver o que sai daí! Quando tiver tempo vou perguntar a um amigo PSP o que sugere, mas temo que seja como refere o turboyoda...

Desde que a viatura não esteja mais de não sei quantos dias no mesmo lugar (só confirmando agora o limite), não haverá muito a fazer...

bem quando são privados uns pneus vazios de quando em vez resolvem alguns problemas...evitar danos na propriedade alheia.

Este é o regulamento de Lisboa...verifica se a CM Evora tem algo do género...

http://www.cm-lisboa.pt/uploads/media/Regulamento_geral_de_estacionamento_na_Via_Publica_17_12_12.pdf

Vai à camara pergunta e aproveita para consultar o regulamento de estacionamento municipal. Se fosse um stand de automóveis tenho a certeza que não podia estacionar em estacionamento público porque tivemos esse problema no prédio há uns 10 anos e o stand foi obrigado a ir embora que se lixou. Sendo outra actividade já não sei.

Pois. Aqui será mais uma questão cívica do que legal

Nem tao pouco um problema civico vejo no que ele descreve, a empresa tem ali establecimento, pelo que por regra nao pode ser impedida de estacionar os seus carros nas imediacoes.

Desde que estejam estacionados de forma correcta e respeitem as regras, tem tanto direito a estacionar como qualquer outra pessoa, digo eu.

bem quando são privados uns pneus vazios de quando em vez resolvem alguns problemas...evitar danos na propriedade alheia.

Este é o regulamento de Lisboa...verifica se a CM Evora tem algo do género...

http://www.cm-lisboa.pt/uploads/media/Regulamento_geral_de_estacionamento_na_Via_Publica_17_12_12.pdf

Estás a sugerir que vao furar pneus aos carros? :sh)

Vou dar-te um exemplo, nao vivo em Portugal mas as regras nao serao assim tao diferentes quanto isso.

Eu "colecciono" carros e na altura que me mudei para a casa que vivo hoje, tinha um total de 19, como a casa ainda estava em obras, muitos deles tiveram de ficar na rua, todos tem seguro, todos tem o equivalente ao IUC pago e inspecao valida, seguro, no entanto um dos meus vizinhos (que nao é bem meu vizinho pois mora a uns 50 metros de minha casa) achou que eu estava a montar uma oficina em casa e decidiu chamar a policia para verificarem.

Tal como disse a policia, e mais uma vez acredito que seja igual em Portugal, nao há qualquer tipo de limite para quantos carros eu posso possuir, e também nao há qualquer tipo de limite para o numero de carros que posso ter estacionados na rua, desde que estejam estacionados de forma correcta e estejam legais para poder circular nao há qualquer tipo de stress.

Como achei estranho ele ter chamado a policia e por uma questao etica fui até casa dele para tentar perceber em que é que os carros estacionados na rua o incomodavam, até porque nenhum deles estava estacionado ao pé de casa dele e esperaria mais o vizinho do lado a reclamar que ele... O problema era que ele pensava que eu era mecanico e como viu que estava a construir uma garagem grande na lateral da casa, achou que era negócio e que os carros eram de clientes meus. :sh)

Também não me parece abusivo, afinal a empresa até tem aí actividade. O que é chato é que cria pressão no estacionamento.

Na zona dum familiar meu onde vou com alguma regularidade foi preciso partirem os vidros e furarem pneus prái umas 3 vezes para a malta da empresa que se tinha mudado para a zona recentemente perceber que não era ali que deviam estacionar os 3 carros da empresa mais os dos funcionários... Passaram a usar a garagem deles. É um lugar também com uma pressão enorme de estacionamento

Nem tao pouco um problema civico vejo no que ele descreve, a empresa tem ali establecimento, pelo que por regra nao pode ser impedida de estacionar os seus carros nas imediacoes.

Desde que estejam estacionados de forma correcta e respeitem as regras, tem tanto direito a estacionar como qualquer outra pessoa, digo eu.

Não sei se será mesmo assim. Uma coisa é ter direito a estacionar viaturas em lugares de estacionamento público livremente. Outra é poder-se considerar que se está a usar o estacionamento público como suporte de actividade económica. Já não me lembro bem mas foi com base nisso que expulsámos o stand de automóveis. Porque era evidente que eles estavam a usar o estacionamento público como espaço de exposição da sua actividade comercial e isso não podiam fazer. Neste caso tratando-se de uma actividade completamente diferente já não sei se será possível fazer alguma coisa.

Não vejo por onde pegar, têm tanto direito como tu. É chato, muito chato mas temos de aprender a lidar com os outros, não são eles que têm de ir estacionar mais longe para tu poderes estacionar mais perto ou vice versa.

Por vezes também tenho de estcionar o carro longe de casa, é chato mas não há nada a fazer

Na zona dum familiar meu onde vou com alguma regularidade foi preciso partirem os vidros e furarem pneus prái umas 3 vezes para a malta da empresa que se tinha mudado para a zona recentemente perceber que não era ali que deviam estacionar os 3 carros da empresa mais os dos funcionários... Passaram a usar a garagem deles. É um lugar também com uma pressão enorme de estacionamento

Isso já é um bocado radical...

E se começarem a partir os vidros e furarem pneus dos moradores? Será que também vão estacionar longe?

Não sei se será mesmo assim. Uma coisa é ter direito a estacionar viaturas em lugares de estacionamento público livremente. Outra é poder-se considerar que se está a usar o estacionamento público como suporte de actividade económica. Já não me lembro bem mas foi com base nisso que expulsámos o stand de automóveis. Porque era evidente que eles estavam a usar o estacionamento público como espaço de exposição da sua actividade comercial e isso não podiam fazer. Neste caso tratando-se de uma actividade completamente diferente já não sei se será possível fazer alguma coisa.

É proibida a venda de automóveis na via pública, porque o próprio produto de venda são as viaturas. Deve ter sido essa a excepção.

Como é óbvio seria impensável proibir o estacionamento de viaturas com base no seu uso comercial.

@Montecristo81 o carros teriam informações/publicidade?

Devem ter sido multados..

https://www.deco.proteste.pt/auto/a...a-venda-em-parques-e-zonas-de-estacionamento#

"Segundo o Código da Estrada, é proibido deixar veículos com informação sobre a sua venda em parques e zonas de estacionamento, ou seja, lugares destinados*exclusivamente*ao estacionamento de carros"

Não me parece que a empresa esteja a cometer nenhuma infração. Aqui em Lisboa a mesma empresa tinha um escritório numa zona residencial, o amarelo dos carros deles destacava..

@Montecristo81 o carros teriam informações/publicidade?

Devem ter sido multados..

https://www.deco.proteste.pt/auto/a...a-venda-em-parques-e-zonas-de-estacionamento#

"Segundo o Código da Estrada, é proibido deixar veículos com informação sobre a sua venda em parques e zonas de estacionamento, ou seja, lugares destinados*exclusivamente*ao estacionamento de carros"

Não me parece que a empresa esteja a cometer nenhuma infração. Aqui em Lisboa a mesma empresa tinha um escritório numa zona residencial, o amarelo dos carros deles destacava..

Quando digo que o condomínio expulsou Stand não quero dizer que expulsámos mesmo a empresa. O que conseguimos foi através de queixas na câmara e na PSP passar a ter fiscalizações quase todos os dias que davam direito a multas, reboques e a PSP chegou mesmo a arrestar 2 ou 3 carros por estarem completamente ilegais (importados sem matrícula nacional nem seguro). Ou seja tornámos a actividade do Stand tão onerosa que eles foram embora. Bastou mês e meio de multas quase todos os dias para eles se porem a andar.

Voltar
Superior