Frugalidade

Frugalidade

• Sim

Votos: 11 42,3%
  • Nao

Votos: 10 38,5%
  • Nao mas gostava de o ser.

Votos: 5 19,2%

• Total de eleitores
    26

krendam

New member
Frugalidade é definido como viver abaixo dos nossos meios.

Pode ir desde o não comprar o carro novo que queremos, até ao reutilizar a roupa velha.

Temos pessoas como Marco Aurelio que diz-se ter sido uma pessoa frugal, apesar de Imperador-Filósofo, e tempos certas pessoas ricas que vivem em casas modestas(Warren Buffet) ou pessoas com bastante dinheiro que passaram varios anos com carro velho (Belmiro de Azevedo).

Se fossemos todos frugais, o que seria do nosso país? Eu presumo que as pessoas não gastariam tanto dinheiro, logo, a economia abrandava muito.
Por outro lado, não havia o endividamente estupido por parte de algumas familias e mesmo do país.

Precisamos de espalhar este conceito? Ou isto ocorre naturalmente?

Depende. Há os que vivem abaixo das possibilidades porque não têm interesse em levar uma vida mais desafogada, e há os que o fazem por pura mesquinhice. Conheço um caso particular de um homem na casa dos seus 70 que é dono de quase metade das terras do sítio onde vive e a esposa passa a vida a queixar-se que não tem dinheiro para comprar roupas decentes. Andam com um Mercedes com quase 30 anos e vivem numa casa bem pior da que a minha, que não sou rico de todo. A isto chamo estupidez. Mas se fosse por gosto, não teria nada contra.

Vamos chegar à conclusão que aqui no fórum somos todos frugais, e que o resto da população em geral não o é, sendo essa a origem de todos os nossos males. [:D]

Assim, será possível que o governo decrete uma lei que obrigue todo e qualquer português a inscrever-se no FHO, o que irá resolver todos os nossos problemas económicos.[;)]

Se não há créditos, as contas bancárias respiram saúde e o consumismo é refreado (inibido em muitas situações), conheço ainda muito boa gente assim. Como é óbvio conheço muito mais que é mais "chapa ganha chapa gasta".

A frugalidade é um conceito muito relativo. Se o definirmos apenas como sendo uma vivência abaixo das possibilidades, então vamos ter gente com barcos, casas de campo e férias em Bora Bora que são frugais, porque são ricos para isso e muito mais. Ora, frugalidade não é isso. Pressupõe sempre um padrão de vida relativamente modesto. E depois há quem seja frugal em relação a umas coisas e já não em relação a outras. Aliás, isso deve ser muito comum. Conheço gente muito criteriosa a comprar roupa, raramente janta fora de casa, pensa 10 vezes antes de comprar um electrodoméstico, mas depois torrra muitos milhares nos automóveis, por exemplo.

Eu não sou frugal, mas vivo felizmente abaixo das minhas possibilidades.
A frugalidade é muito perigosa para a economia de mercado. Se de repente toda a gente dimuísse o seu consumo para o mínimo indispensável criava-se uma onda de falências e desemprego sem paralelo. Nesse sentido não acho que a frugalidade seja desejável.

A frugalidade é um conceito muito relativo. Se o definirmos apenas como sendo uma vivência abaixo das possibilidades, então vamos ter gente com barcos, casas de campo e férias em Bora Bora que são frugais, porque são ricos para isso e muito mais. Ora, frugalidade não é isso. Pressupõe sempre um padrão de vida relativamente modesto. E depois há quem seja frugal em relação a umas coisas e já não em relação a outras. Aliás, isso deve ser muito comum. Conheço gente muito criteriosa a comprar roupa, raramente janta fora de casa, pensa 10 vezes antes de comprar um electrodoméstico, mas depois torrra muitos milhares nos automóveis, por exemplo.

A frugalidade é muito perigosa para a economia de mercado. Se de repente toda a gente dimuísse o seu consumo para o mínimo indispensável criava-se uma onda de falências e desemprego sem paralelo. Nesse sentido não acho que a frugalidade seja desejável
.

Inscrevo-me nessa categoria! Existem coisas em que me considero frugal e outras em que me considero esbanjador, o segredo é "all things considered" manter o nivel de gastos dentro daquilo que é a nossa realidade pessoal, felizmente tenho conseguido fazê-lo...

Depende sempre da quantidade. Viver abaixo dos meios acho bem, mas não é preciso exagerar.
Há muita gente que acha giro, ou dá valor, a pessoas ricas que são exageradamente cautelosas com o seu dinheiro, que restringem muito os seus gastos. Eu em muitos casos acho simplesmente parvo.

A frugalidade é um conceito muito relativo.

Sou frugal, quiçá semítico, em muita coisa para gastar em viagens: um autêntico vício :sh)

Por acaso era bastante mais frugal quando dependia do dinheiro dos pais do que sou agora a depender apenas de mim. Nisso vejo muitos dos meus amigos mais próximos a serem o oposto...só quando lhes começou a sair do bolso é que ganharam mais respeito ao dinheiro.

Vivo claramente abaixo dos meus rendimentos, no entanto ainda tenho um longo caminho a percorrer...

Tenho por habito poupar em tudo o que seja possível, sem extremismos, como conheço alguns casos :)

A frugalidade é muito perigosa para a economia de mercado. Se de repente toda a gente dimuísse o seu consumo para o mínimo indispensável criava-se uma onda de falências e desemprego sem paralelo. Nesse sentido não acho que a frugalidade seja desejável.

Por cá chama-se austeridade e desemprego, não é frugalidade....

se todos fossemos assim ou o dinheiro perdia valor ou subia ( descia)? a inflação eu acho que seria o caos completo
ou dependendo do ponto de vista se não o gastasse-mos nos gastava-o o governo, ia dar ao mesmo...

Última edição:
Se fossemos todos frugais a sério acontecia precisamente o contrário. Haveria deflação. O dinheiro ganharia valor, portanto.

será? E então se toda a gente comprasse menos do que aquilo que é preciso, pelo menos no meu ponto de vista, haveria um desemprego galopante. Não haveria consumo, fechariam fábricas, comércio, serviços, o turismo seria muito mais contido, enfim.. não acho que fosse bom de todo. O que movimenta a economia são os que gastam de acordo com as suas possibilidades, ou mesmo os que arriscam gastar o que não têm em projectos ambiciosos. (isto na minha opinião)

Ao contrário do que se pensa, ser frugal não é necessariamente mau para a economia.

Não se esqueçam que é com as poupanças dos frugais que os bancos emprestam dinheiro, que permitem investimentos cruciais e consumos.

E de facto mais vale ser furgal num país que produza pouco e passa a vida a importar bens e serviços do que ser furgal num país com fortes taxas de exportações.

Última edição:
será? E então se toda a gente comprasse menos do que aquilo que é preciso, pelo menos no meu ponto de vista, haveria um desemprego galopante. Não haveria consumo, fechariam fábricas, comércio, serviços, o turismo seria muito mais contido, enfim.. não acho que fosse bom de todo. O que movimenta a economia são os que gastam de acordo com as suas possibilidades, ou mesmo os que arriscam gastar o que não têm em projectos ambiciosos. (isto na minha opinião)

Por isso mesmo é que haveria deflação! Logo o valor do dinheiro aumentaria (com o mesmos X euros, comprarias mais coisas). A deflação é uma coisa má numa economia de mercado.

Ao contrário do que se pensa, ser frugal não é necessariamente mau para a economia.

Não se esqueçam que é com as poupanças dos frugais que os bancos emprestam dinheiro, que permitem investimentos cruciais e consumos.

Como em (quase) tudo na vida, no meio é que está a virtude.

Também vivo abaixo das minhas possibilidades, mas com confortos mínimos.

naturalmente entendo como ser frugal, alguém ter um serie 5, quando poderia perfeitamente andar de rolls ou bentley, por exemplo.

Voltar
Superior