fui multado...

não há duvida nenhuma....
só me parece que nesta situação em concreto...., onde nao estava a cometer nenhuma infracção ao código da estrada, não tive nenhum acidente (como nos exemplos que deram em que é necessário realmente ter a carta verde para preenchimento da declaração amigável) tinha tudo certinho, inclusivé o agene conseguiu verificar que o seguro estava em vigor, parece-me que é um exagero a coima!!!, é só isso!!! caso estas situações não se verificassem, já não dizia nada.

é só isso!

Desculpa mas estás a cometer uma infração ao CE.

O artº que coloquei é do CE e obriga-te a estar sempre acompanhado da documentação, nomeadamente o certificado e seguro, sempre que o veiculo circule na via publica.

Portanto, podes não concordar, mas estavas em infração e os agentes limitaram-se a aplicar a respetivo coima.

não há duvida nenhuma....
só me parece que nesta situação em concreto...., onde nao estava a cometer nenhuma infracção ao código da estrada, não tive nenhum acidente (como nos exemplos que deram em que é necessário realmente ter a carta verde para preenchimento da declaração amigável) tinha tudo certinho, inclusivé o agene conseguiu verificar que o seguro estava em vigor, parece-me que é um exagero a coima!!!, é só isso!!! caso estas situações não se verificassem, já não dizia nada.

é só isso!

Há atitudes que não se compreendem em seres inteligentes... então estavas à espera de teres um acidente para ires a correr sabe-se lá onde, buscar os documentos em falta? Seria o mesmo que um soldado ir para a frente de combate sem armas, e caso alguém disparasse do lado contrário, iria a correr ao quartel buscá-las!

Além de tudo o mais, é desrespeito para com os outros automobilistas. Eu passava-me contigo se estivéssemos envolvidos num acidente e tu não tivesses documentos!

Parece-me que há pessoas que não têm o discernimento necessário para conviver de forma salutar em sociedade, quanto mais para conduzirem um carro no meio de uma selva!

Bom pessoal, vamos lá ver se nos entendemos.... Até parece que cometi um crime..., fico feliz por saber que vocês são todos cumpridores exímios das leis e do CE, eu também sou, apenas neste caso não tinha em minha posse um documento. Repito o banco não enviou o raio da carta verde e nós cá em casa, não reparámos nisso, é que em todos os outros veículos cá de casa está tudo certinho com excepção do comercial (é o único que tem o seguro através do banco)

Posto isto lá fui eu à esquadra apresentar a dita carta verde (era branca) que o banco me enviou por e-mail... a outra não se sabe quando chega[8b], resposta dos agentes que la estavam!
(agente)- O quê? este animal multou-o porque não tinha carta verde?, mas ele verificou que tinha o seguro em vigor?
(eu)- sim, exactamente!, após ter verificado que eu tinha o seguro multou-me na mesma.
(agente)- Pois estes gajos são uns bichos...., nós não gostamos nada deles, aliás nem policias são, são fiscais da câmara com farda de policia, zona de Sintra(Lisboa, Porto e Coimbra, já não é bem assim).
(eu)- como assim fiscais? não são policias como os senhores?
(agente)- Não! eu então nem posso com eles!!! e elas???, com o cabelo solto, unhas postiças compridas e pintadas de vermelho...., nós aqui na PSP, não admitimos isso!, nem pensar...
(eu)- Olhe não sabia, aliás eles até andam armados, tal como uma outra qualquer força policial.
(agente)- Sim, mas é uma 6.35 como qualquer cidadão pode ter, é uma arma de defesa pessoal, não é igual à nossa!!!!
(eu) - Bom e para pagar isto, tem MB?
(agente)- Pagar?, Agora não paga nada, veio fazer a apresentação dos doc. em falta, depois recebe a multa em casa.
(um colega da PSP)_deixa la ver quem foi o artista!, oh!!! só tem três meses de curso..., realmente, devia de estar a querer mostrar serviço.... da forma como isto anda multar as pessoas por isto.... olhe teve azar, eu não o multava, obrigava a vir a esquadra mostrar os doc. mas não multava.
(outro agente)- eu já multei varias vezes, mas depende da situação neste caso talvez não multasse. não sei...

e pronto lá vim eu embora e agora tenho de esperar que a multa me chegue a casa.

Bom pessoal, vamos lá ver se nos entendemos.... Até parece que cometi um crime..., fico feliz por saber que vocês são todos cumpridores exímios das leis e do CE, eu também sou, apenas neste caso não tinha em minha posse um documento. Repito o banco não enviou o raio da carta verde e nós cá em casa, não reparámos nisso, é que em todos os outros veículos cá de casa está tudo certinho com excepção do comercial (é o único que tem o seguro através do banco)

Posto isto lá fui eu à esquadra apresentar a dita carta verde (era branca) que o banco me enviou por e-mail... a outra não se sabe quando chega[8b], resposta dos agentes que la estavam!
(agente)- O quê? este animal multou-o porque não tinha carta verde?, mas ele verificou que tinha o seguro em vigor?
(eu)- sim, exactamente!, após ter verificado que eu tinha o seguro multou-me na mesma.
(agente)- Pois estes gajos são uns bichos...., nós não gostamos nada deles, aliás nem policias são, são fiscais da câmara com farda de policia, zona de Sintra(Lisboa, Porto e Coimbra, já não é bem assim).
(agente)- Não! eu então nem posso com eles!!! e elas???, com o cabelo solto, unhas postiças compridas e pintadas de vermelho...., nós aqui na PSP, não admitimos isso!, nem pensar...
(eu)- Olhe não sabia, aliás eles até andam armados, tal como uma outra qualquer força policial.
(agente)- Sim, mas é uma 6.35 como qualquer cidadão pode ter, é uma arma de defesa pessoal, não é igual à nossa!!!!
(agente)- Pagar?, Agora não paga nada, veio fazer a apresentação dos doc. em falta, depois recebe a multa em casa.
(um colega da PSP)_deixa la ver quem foi o artista!, oh!!! só tem três meses de curso..., realmente, devia de estar a querer mostrar serviço.... da forma como isto anda multar as pessoas por isto.... olhe teve azar, eu não o multava, obrigava a vir a esquadra mostrar os doc. mas não multava.
(outro agente)- eu já multei varias vezes, mas depende da situação neste caso talvez não multasse. não sei...

e pronto lá vim eu embora e agora tenho de esperar que a multa me chegue a casa.

Artigo 85.º do CE
Documentos de que o condutor deve ser portador

1 - Sempre que um veículo a motor transite na via pública o seu condutor deve ser portador dos seguintes documentos:
a) ...;
b) ...;
c) Certificado de seguro;
d) ....
2 - ...:
a) ...;
4 - O condutor que se não fizer acompanhar de um ou mais documentos referidos nos n.os 1 e 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300, salvo se os apresentar no prazo de oito dias à autoridade indicada pelo agente de fiscalização, caso em que é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150.

Portanto, conforme o Art.º do CE acima, a falta do certificado do seguro é passível de coima e o agente da PM agiu em conformidade.
A descrição dos diálogos com os agentes da PSP (a ter existido, existe gravação?), parecem-me um abuso inconsciente de divulgação duma conversa privada e além disso, a linguagem utilizada deveria parecer mais cuidada.

Pela apresentação deste caso parece-me que o user
MrVuszi é daquele tipo de pessoa que considera que os outros é que estão errados quando o chamam a atenção para os erros que ele próprio comete.

desculpa que te diga, mas não acho normal esse tipo de dialogo, não digo que seja mentira, mas caso seja verdade, isso nunca se deve dizer a pessoas fora da instituição.
por duas razões:
- nunca se sabe com quem está a falar, até pode estar a falar com alguém da PM e de certeza que quem ouve esse tipo de conversa fica com ideia errada dos agentes de autoridade e até pode apresentar queixa contra o elemento que disse isso.
- acho de muito mau gosto, dizer mal das outras policias, além disso a pm está equipada com pistolas 7,65 e não 6,35 como te disseram, e que eu saiba todas as pistolas/revolveres são armas de defesa pessoal, incluindo aerossóis de gás pimenta.

Uma coisa é não darmos a atenção devida aos documentos e escapar algum, outra é ficar-se escandalizado por ser multado por falta do documento do seguro. Eu quase fui multado por não ter a folha da IPO (apesar do selo estar no devido local, que no caso do teu seguro, nem isso tinhas).

Agora quanto a essa anedota de diálogo, podes contar essa história por aí e depois faz uma estatística de quantos acreditaram nisso [:D]

O agente da PSP esquece-se que também já teve em tempos 3 meses de curso, que também já foi maçarico, que já teve quem estivesse sempre em cima dele a verificar se ele cumpria o que estava escrito.
Isso de ridicularizar os outros por vezes é sinónimo de dor de cotovelo (horários/regalias/etc). Esse agente da PSP devia ser mais moderado nos comentários sobre terceiros.
Em relação à arma é como a outra, não interessa o calibre interessa conhece-la bem, saber utilizá-la adequadamente e ter o treino adequado.
Quanto à postura e uso do uniforme...tem piada que já vi PSP que cabelo vermelho, unhas de gel e não era por isso que no tiro de shotgun não se safava bem.
O agente que te atendeu tinha perfil para secretária ou para operacional no terreno?

penso que o que o agente se referia era relativamente ao Agente da PM ter tirado o curso de "fiscalização rodoviária" ou lá como se chama, apenas há 3 meses, e não que era PM há três meses.. (peço desculpa se induzi em erro)

de qualquer maneira peço a moderação para fechar o tópico

obrigado

O agente da PSP esquece-se que também já teve em tempos 3 meses de curso, que também já foi maçarico, que já teve quem estivesse sempre em cima dele a verificar se ele cumpria o que estava escrito.
Isso de ridicularizar os outros por vezes é sinónimo de dor de cotovelo (horários/regalias/etc). Esse agente da PSP devia ser mais moderado nos comentários sobre terceiros.
Em relação à arma é como a outra, não interessa o calibre interessa conhece-la bem, saber utilizá-la adequadamente e ter o treino adequado.
Quanto à postura e uso do uniforme...tem piada que já vi PSP que cabelo vermelho, unhas de gel e não era por isso que no tiro de shotgun não se safava bem.
O agente que te atendeu tinha perfil para secretária ou para operacional no terreno?
6 meses seguidos de curso, que depois passou para um ano lectivo.
sabe-se que existe uma certa "rivalidade" entre as forças de segurança, mas caso o dialogo tenha sido mesmo como o user contou, o que eu não acredito, quem o atendeu não devia ter dito nada disso.
fazia o que lhe competia, que era tratar dos papeis.
depois até podia comentar essa situação com os colegas, mas não saia dali...

desculpa que te diga, mas não acho normal esse tipo de dialogo, não digo que seja mentira, mas caso seja verdade, isso nunca se deve dizer a pessoas fora da instituição.
por duas razões:
- nunca se sabe com quem está a falar, até pode estar a falar com alguém da PM e de certeza que quem ouve esse tipo de conversa fica com ideia errada dos agentes de autoridade e até pode apresentar queixa contra o elemento que disse isso.

Pois...também me parece exagerado...

Não acredito nesse diálogo, até pq é demasiado longo, e o forista só o saberia todo se tivesse levado uma caneta consigo. É pagar o auto qd o mesmo chegar a casa e deixar-se de cantigas.

O condutor tem que andar sempre com os documentos da viatura (e com os seus) sempre que circula na via pública (excepção ao IUC que é da competência das Finanças), sendo que, obrigatório afixar no canto inferior direito do pára-brisas, apenas é a vinheta do seguro.

Em algumas câmaras municipais os pm são efetivamente agentes da psp e logo tem toda a competência de um órgão de polícia criminal, nomeadamente em Lisboa e no Porto. Noutras cidades a maioria destes pm são simples funcionários públicos e que só pidem atuar dentro da área do município.

Estes pm funcionários públicos logicamente que não tem uso e porte de arma no exercício das suas funções.

(continuando em modo off-topic)

Salvo melhor opinião; como resultando da letra da lei, a Polícia Municipal não está elencada como sendo um Orgão de Polícia Criminal (OPC):

Lei n.º 49/2008
Artigo 3.º
Órgãos de polícia criminal
1 - São órgãos de polícia criminal de competência genérica:
a) A Polícia Judiciária;
b) A Guarda Nacional Republicana;
c) A Polícia de Segurança Pública.

Cumprimentos

Última edição:
(continuando em modo off-topic)

Salvo melhor opinião; como resultando da letra da lei, a Polícia Municipal não está elencada como sendo um Orgão de Polícia Criminal (OPC):
Lei n.º 49/2008
Artigo 3.º
Órgãos de polícia criminal
1 - São órgãos de polícia criminal de competência genérica:
a) A Polícia Judiciária;
b) A Guarda Nacional Republicana;
c) A Polícia de Segurança Pública.
Como disse inicialmente e alguém aqui não concorda, sabe-se lá o porquê?

Mas de facto as Policias Municipais não são nem podem ser mais um Órgão de Polícia Criminal (já bastam os 21 existentes) e 10 já são a mais do que em qualquer país da CE.

Os funcionários da Policia Municipal não fazem o Curso normal da PSP (Torres Novas) fazem um curso sim, mas nada sobre o Policiamento normal existente na PJ, PSP ou GNR. Usam arma como qualquer Guarda Nocturno usa, as coimas levantadas são canalizadas para os serviços ou departamentos da Câmara Municipal respectiva. Essa Policia Municipal está condicionada a regras extra PSP.

Qual o motivo que leva alguém a pretender que essas PM sejam Policia com poderes de Órgão de Policia Criminal?

Como disse inicialmente e alguém aqui não concorda, sabe-se lá o porquê?

Tu é que parece não quereres perceber que nem todas as PMs são ''iguais''.

Volto a frisar, que há PMs, cujos ''agentes'' são Agentes da PSP em serviço na PM.

Por estarem destacados na PM, deixam de ser PSP's?

Última edição:
Não acredito nesse diálogo, até pq é demasiado longo, e o forista só o saberia todo se tivesse levado uma caneta consigo. É pagar o auto qd o mesmo chegar a casa e deixar-se de cantigas.

E qual seria o interesse do user em postar algo com discurso "imaginário", para pintar a situação? Vai deixar de pagar a multa por convencer utilizadores do forum autohoje?

Enfim...

Mesmo assim, não me parece relevante, e acho toda esta discussão de diferenças entre PM e PSP um tanto ou quanto inconsequente para o caso em questão.

O user foi multado, e segundo a lei, a multa está bem fundamentada. É pagar... e para a próxima, andar sempre com a papelada toda, para evitar multas futuras.

Voltar
Superior