Fumaça preta

AntonioRei

New member
Boas pessoal :)

Gostava de saber se me podem ajudar no seguinte:

A minha VW Passat 1.9 TDI 115cv começou ontem a largar nuvens de fumaça preta, que os desgraçados atrás de mim deixam de ver, e nas subidas parece que lhe falta força, mas nunca antes tinha tido estes dois sintomas.
Ela esteve parada durante 7 ou 8 dias seguidos e só ontem a meti a trabalhar. Poderá o facto de ter estado muito tempo parada ter sido a causa destes sintomas?

Cumprimentos

Não sei mesmo o que possa ser o sintoma que causa isso.

Mas o meu pai já teve um PD130 e aquilo esteve parado bastante tempo e depois quando voltamos a pegar nela não se passava nada.

Pergunta inocente: Tens o carro reprogramado?

Não, encontra-se totalmente original.
Já ouvi dizer que pode ser filtro de ar ou intercooler sujos, ou entao o turbo pode estar nas lonas.. não faço mesmo ideia..

Andas na moda , ignora os sintomas que agora na estrada vão te respeitar muito mais !
vais ser o King fumarento da rua , não mandes reparar PF :S

Deves ter algum tubo do intercooler solto ou com fuga.

Se esteve tanto tempo parado sabes lá se algum rato ou bicho não roeu um tubo. Ou a pressão agora desencaixou um deles.

Se é fumo negro quase de certeza que é isso, até parece que o motor está reprogramado.

Já aconteceu o mesmo ao meu Leon e de facto foi um tubo que se soltou, porque os apoios (3 de 4) acabaram por ficar desgastados...o tubo em si estava impecável. Nada de problemas com turbo, maf, etc...e é de fácil acesso e troca.

Mas o curioso é que apenas mandou o fumo negro durante a viagem de 200 e tal kilometros que fez ontem, hoje já circulou durante o dia todo, fez mais uns 100 km hoje e não mandou mais fumo nenhum, apenas teve uma ligeira quebra na potência durante um bocado.

Cheira-me a MAF, vai a uma oficina e expoem o caso, e o melhor, mas estou muito inclinado que seja mesmo a MAF que nesses carros nao duram muitos (possivelmente tens a de origem, estarei certo?).

Pa nao custa nada, abre o capot e procura algum tubo danificado junto ao Turbo e Intercooler, pode ser que seja coisa simples [;)]

Voltar
Superior