Fumar em Esplanadas - Para quando Proibição

SilverArrow

Moderador
Com o bom tempo e a pandemia, cada vez mais se procuram esplanadas.
Mas ultimamente as minhas experiências das esplanadas têm sido completamente destruídas por fumadores.

No outro dia num shopping com zona de comer em esplanada. Fui buscar a comida, sentei-me na esplanada e só eu e outra pessoa estávamos a comer, as dezenas de outras pessoas foram à esplanada só fumar, encostados ás mesas, em pé ou sentados.
Ou seja um local onde se pode comer, e sim onde é permitido fumar, fica completamente ocupado por fumadores, fazendo com que as outras pessoas não se sintam bem no espaço.

Já ontem num restaurante, também fui para a esplanada, na mesa do lado um casal com uma criança, quando na 3ª mesa, 6 pessoas, já todas acima dos 60 anos fumavam sem parar. Tornando a refeição num suplício. Ao ponto que os casal com a criança abandonou o espaço sem consumir.

Para quando regras de fumadores mais restritas nestes espaços, ainda mais escassos em termos de pandemia?

Para ontem.

Eu quando fumava ficava constrangido quando o fumo do meu tabaco incomodava terceiros.
Resultado, ou apagava o cigarro ou ia fumar para longe.

Referi o fumo, porque o cheiro é muito mais complicado de se resolver.

Na verdade quem fuma já é escorraçado do interior dos restaurantes, dos cinemas e dos transportes públicos e é obrigado a ter de ir para o exterior, se nem no exterior já pode fumar é matar de vez as pessoas do espaço publico quer no interior quer no exterior. Sobre o fumo o dos carros e motas tambem são poluição, sem contar com o das fabricas e dos aviões que poluiem bem mais que o tabaco.
Seja como for não estou a defender o tabaco pois há varios anos que deixei de fumar, mas lembro-me de o tabaco ser algo importante, hoje parece-me algo hipócrita eu exigir um mundo sem fumadores se fumei no passado... mas reconheço o mal do tabaco e que nada trás de bom.

E já agora não nos podermos esquecer que o tabaco tem venda exclusiva com um imposto brutal o que faz os fumadores serem uns contribuintes ativos que devem ser respeitados nem que seja pelo direito de liberdade e da brutal carga de impostos que pagam.

Com o bom tempo e a pandemia, cada vez mais se procuram esplanadas.
Mas ultimamente as minhas experiências das esplanadas têm sido completamente destruídas por fumadores.

No outro dia num shopping com zona de comer em esplanada. Fui buscar a comida, sentei-me na esplanada e só eu e outra pessoa estávamos a comer, as dezenas de outras pessoas foram à esplanada só fumar, encostados ás mesas, em pé ou sentados.
Ou seja um local onde se pode comer, e sim onde é permitido fumar, fica completamente ocupado por fumadores, fazendo com que as outras pessoas não se sintam bem no espaço.

Já ontem num restaurante, também fui para a esplanada, na mesa do lado um casal com uma criança, quando na 3ª mesa, 6 pessoas, já todas acima dos 60 anos fumavam sem parar. Tornando a refeição num suplício. Ao ponto que os casal com a criança abandonou o espaço sem consumir.

Para quando regras de fumadores mais restritas nestes espaços, ainda mais escassos em termos de pandemia?
Não interessa nada proibir enquanto as pessoas não tiverem 2 dedos de testa e um pingo de educação...

Das coisas que mais me chateiam são as beatas em tudo quanto é passeio e enfiadas na areia da praia... É simplesmente nojento!!!

Acho que proibir o fumo em espaços de refeição e espaços desportivos é algo que já deveria ter sido feito logo que avançaram com as proibições em espaços fechados.

Não interessa nada proibir enquanto as pessoas não tiverem 2 dedos de testa e um pingo de educação...

Das coisas que mais me chateiam são as beatas em tudo quanto é passeio e enfiadas na areia da praia... É simplesmente nojento!!!

E as beatas que vêm parar à minha varanda e de outros, atiradas pelos porcos que vivem nos andares superiores do edifício...? [:vm)][:vm)][:vm)][8b][8b]:sh)

desde as restrições indoor que todos esses espaços abertos nos centros comerciais se tornaram lugares inutilizáveis por não-fumadores.

a única forma de resolver a coisa será criar espaços exclusivos designados para fumadores como vemos nos aeroportos, por exemplo.

pessoalmente o mais irritante nessas situações nas esplanadas é que os fumadores esticam os bracinhos e estão sentados mais longe do fumo do que muitas vezes quem está ao lado e leva com o bracinho esticado...na sua direcção.

é uma falta de respeito inacreditável.

nem falo nos tansos que continuam a fumar nas discotecas e que usam o cigarro com total despreocupação para avançarem por entre a multidão ou acabarem a queimar quem está ao lado enquanto dançam com uma beata móvel a descrever circunferências numa bolha imaginária.

(oh mundo pré-covid como eras bom, saudades [:)]).

Última edição:
Acima de tudo é falta de noção.

Aqui há um mês atrás estávamos sozinhos numa esplanada daquelas de madeira de apoio à praia. Mas relativamente grande.

Vieram duas raparigas e foram sentar-se precisamente ao nosso lado a fumar.

Isto em pleno covid num estabelecimento relativamente grande e vazio ao dispor.

Isto não se inventa... Nem vai lá com legislação.

De qualquer modo, eu ex-fumador a quem hoje faz muita confusão o fumo, digo sinceramente:

O tabaco vai acabar e um dia vamos olhar para trás e achar que foi ridiculo. E ainda vai ser no nosso tempo

Já agora façam tambem uma lei para quem manda os sacos de lixo para o chão quando so contentores já estão cheios [8b]

Por acaso nas esplanadas não me incomoda minimamente.
É opcional ir para lá.
Pensando bem...talvez não, porque para aceder ao interior tenho de passar por lá, tal como nas entradas das torres de escritórios.

Anyway, essa é mais uma das razões pelas quais detesto esplanadas, ou é fumo dos cigarros, ou dos carros e autocarros em casos que tais, ou o vento, ou o sol...meh [:blush:]

Aqui há um mês atrás estávamos sozinhos numa esplanada daquelas de madeira de apoio à praia. Mas relativamente grande.

De qualquer modo, eu ex-fumador a quem hoje faz muita confusão o fumo, digo sinceramente:

O tabaco vai acabar e um dia vamos olhar para trás e achar que foi ridiculo. E ainda vai ser no nosso tempo
O tabaco, o álcool, as drogas, mas não.

Se há quem beba com moderação e respeito, tambem há quem possa fumar com respeito sem incomodar ninguém.

E eu nem fumo nem bebo portanto sou isento.

Se há quem beba com moderação e respeito, tambem há quem possa fumar com respeito sem incomodar ninguém.

Não és nada!

Tinhas de beber e fumar para ver a diferença!

[:D][:D][:D]

Estou a brincar...

Se fosse um chamon com aquele aroma frutado...ficava tudo legalize...a minha maria mudou para tabaco aquecido e aquilo é quase imperceptivel em termos de cheiro..

Esta pandemia com as restrições veio tornar as pessoas ainda mais amargas e individualistas...só interessa o bem próprio...esses cotas que o silverarrow mencionou mereciam uma descarga de extintor...mas isso era no mundo idilico.

pera lá, por mim podem acabar com o tabaco e eu reconheço que fumar o fumo pode incomodar os outros, agora já se fala de alcool, eu não fumo mas bebo, e não entendi essa comparação, quer dizer que eu beber vinho também incomoda os outros? deve haver um equivoco , não entendi a comparação, se é que exista comparação possivel em comparar fumo com um produto alimentar.

Aconteceu-me parecido há uns dias atrás. Estávamos numa parque urbano, e fomos a uma esplanada com os putos. Esplanada vazia, passados 5 minutos, chega um grupo de 6, aquilo com umas 10 mesas vazias, e onde as bestas se sentam? Mesmo na mesa ao lado! 3 puxam de cigarro, e nós levantámo-nos e viemos acabar o gelado para a rua. Portanto sim, concordo acabarem com o tabaco nas esplanadas

Basta estabelecer proibição de fumar a menos de 10 metros de outras pessoas.

Se não consegue cumprir, não fuma...

Se quer fumar, que se afaste...

O mais rapidamente possível.

Mesmo o fumo no exterior é uma coisa bem manhosa quando é feito coladinho aos estabelecimentos.
Ainda ontem estava a almoçar num restaurante em que uma das paredes é composta por janelas de cima a baixo. Agora no verão em dias que a temperatura também não seja infernal (ainda por cima com a atual situação da pandemia) é claro que as janelas estava abertas para arejar e refrescar.
Para onde é que ia o pessoal fumar no fim da sua refeição: claro está, lá para fora encostado à parede (janelas). Para onde ia o fumo e o cheiro? [8b][8b][8b][8b]

Era para ontem

Fumem tabaco aquecido que chateia menos

Realmente tenho pena que essas modernices só tenham aparecido depois de eu ter deixado de fumar, no meu tempo o tabaco era ou com filtro ou sem filtro, ou e de enrolar...aquecido era quando ia no bolso de trás das calças ou adormeciamos na praia com o pacote do tabaco ao sol.[:D]

Voltar
Superior