Fumo Branco e soluços no carro..

ft10

New member
Boas companheiros!

Tenho um Fiat Punto 1.2 16V mk2, e tenho notado que ele fica instável e soluça/engasga-se em mudanças baixas (1ª, 2ª e 3ª..)
E hoje reparei que deitava muiiiiito fumo branco!! E não era de estar frio, dei uma volta bem grande com ele e continuou assim.. Mesmo sem acelerar sai fumo, mas acelerando sai mesmo muito! E não é azulado, é mesmo branco.

No entanto, isto faz-me confusão pois há cerca de 3 meses levou uma reparação geral no motor: junta, válvulas, segmentos, correia, foi retificado, etc.. Levou tudo o que tinha a levar no motor. E há cerca de mês e meio levou também uma sonda lambda nova.

O que poderá ser isto?

Obrigado desde já pela ajuda :)

O meu era assim, era com cada nuvem branca, uma autêntica vergonha andar com ele [:D] e ficou bom com a troca dos segmentos.

Em relação aos engasgos, com a limpeza na EGR ficou impec. Escusado será dizer que o turbo também contribuiu para estes sintomas todos.

Se o teu motor está novinho, não sei então... :(

Gasta água? Verifica o estado das velas..

As velas também foram trocadas. E o carro não tem turbo.

Quanto a gastar muita àgua não reparei..mas parece-me andar a gastar muita gasolina.. mas é algo que tenho de reparar com mais atenção.

Acham mesmo que o trabalho ficou mal feito? Poderá ser a junta/segmentos? :(

Mas verifica na mesma o estado delas. Está então com atenção ao nivel da água.

Vou fazer isso, obrigado :)

Em todo o caso devo passar no mecânico esta semana.. a reparação não foi nada barata como devem imaginar e tem 3 meses! Não posso mesmo pagar outra reparação assim :( Não há nenhuma "garantia" por lei que os mecânicos têm de dar, nestas reparações? É mesmo inacreditável se tiver de fazer tudo de novo passado 3 meses..

Em todo o caso devo passar no mecânico esta semana.. a reparação não foi nada barata como devem imaginar e tem 3 meses! Não posso mesmo pagar outra reparação assim :( Não há nenhuma "garantia" por lei que os mecânicos têm de dar, nestas reparações? É mesmo inacreditável se tiver de fazer tudo de novo passado 3 meses..
Isso é fácil de resolver, a reparação tem que ter 6 meses de garantia, se tens fatura da ultima reparação vais á oficina e reclamas, agora se foi sem faturas e o dono da oficina começar a fugir com o rabo a seringa pagas com a mesma moeda, mandas reparar e quando estiver pronto vais buscar o carro e mandas apontar numa folha de couve.
Mas a conversar é que a gente se entende, nada como uma boa conversa com os responsáveis, pois tu também podes ter sido negligente e não ter respeitado o período de rodagem obrigatório a quando de uma reparação desse género.[;)]

Engasgar e muito fumo branco parece mesmo água a entrar nos cilindros. O fumo branco é quase de certeza vapor de água, porque a junta ficou mal.

1 Ano salvo erro.

Isso é fácil de resolver, a reparação tem que ter 6 meses de garantia, se tens fatura da ultima reparação vais á oficina e reclamas, agora se foi sem faturas e o dono da oficina começar a fugir com o rabo a seringa pagas com a mesma moeda, mandas reparar e quando estiver pronto vais buscar o carro e mandas apontar numa folha de couve.
Mas a conversar é que a gente se entende, nada como uma boa conversa com os responsáveis, pois tu também podes ter sido negligente e não ter respeitado o período de rodagem obrigatório a quando de uma reparação desse género.[;)]

Qual é o período de rodagem "mínimo/aceitável"?

Não sou mecânico, mas conheço vários e sou picuinhas com os carros.

Partindo do princípio que os sintomas/avarias que mencionas são muito perto de uma intervenção realizada por ele e por isso devem estar relacionados com algo que não ficou bem nessa reparação, o que te recomendo é:

Vai directo ao assunto com ele (de forma calma):

- lembra que esses sintomas do carro estão cronológicamente muito perto da reparação;
- diz-lhe que sabes que depois de uma reparação dessas, o carro não te deveria chatear mais até ao fim da sua vida útil;
- lembra-o que lhe pagaste "bem" pela reparação e não estás nada satisfeito;

- dá-lhe a entender que o que quer que não tenha ficado bem reparado, é melhor ele reparar já mesmo que seja caro, pois enquanto o carro não estiver bem, vais estar lá sempre;

(isto para ele não pensar sequer em "remediar", apenas substituindo pecitas baratas; velas, etc. quando por exemplo o motor pode precisar de nova reparação de juntas; segmentos; etc.)

E sim, mesmo a "oficina da esquina" tem que assumir responsabilidades pelos trabalhos efectuados.

Não sou mecânico, mas conheço vários e sou picuinhas com os carros.

Partindo do princípio que os sintomas/avarias que mencionas são muito perto de uma intervenção realizada por ele e por isso devem estar relacionados com algo que não ficou bem nessa reparação, o que te recomendo é:

Vai directo ao assunto com ele (de forma calma):

- lembra que esses sintomas do carro estão cronológicamente muito perto da reparação;
- diz-lhe que sabes que depois de uma reparação dessas, o carro não te deveria chatear mais até ao fim da sua vida útil;
- lembra-o que lhe pagaste "bem" pela reparação e não estás nada satisfeito;

- dá-lhe a entender que o que quer que não tenha ficado bem reparado, é melhor ele reparar já mesmo que seja caro, pois enquanto o carro não estiver bem, vais estar lá sempre;

(isto para ele não pensar sequer em "remediar", apenas substituindo pecitas baratas; velas, etc. quando por exemplo o motor pode precisar de nova reparação de juntas; segmentos; etc.)

E sim, mesmo a "oficina da esquina" tem que assumir responsabilidades pelos trabalhos efectuados.

Se calhar nem fatura passou e, com isso, vão-se as provas de que o carro foi lá reparado.

Não confundir circuito de refrigeração com a propensão para queimar juntas de cabeça.

O 1º pode levar à 2º. Neste caso é mais um problema de (falta de) manutenção que concepção. [;)]

A água pode passar por outro lado que não apenas e só na zona da junta.

E os motores FIRE da FIAT não são nada melindrosos com o circuito de refrigeração nem nada. Lá agora... [;)]

Tens razão! Se fosse num Rover ainda podia ser pela junta de admissão que, estando velha, pode dar origem a essa passagem (e que normalmente nos vãos de esquina implica logo mudar a junta da cabeça e facear mesmo que não seja preciso... mas eles só conhecem uma receita!), nos Fire e Zetec... eu começaria logo por despistar essa hipótese da cabeça. Até pode nem ser, mas...

Voltar
Superior