Fumo de escape

Mouselik

New member
Boas,

Sendo este o meu primeiro post apresento-me de seguida!

Sou de Lisboa, tenho 29, amante incondicional de carros, orgulhoso dono de uma V50 2.0D.

Neste momento estou com um pequeno problema (espero...) de ter a carrinha a "fumar" demais. O fumo é escuro (parece-me gasóleo a mais que não é queimado) e propuseram-me fazer uma limpeza de injectores na Norauto (promoção que fica a 30 e qq coisa euros). Não desmontam e fazem apenas um bypass da alimentação e metem um produto qq.

Será que vale a pena? Será que será melhor ir directamente à solução de desmontar e levar à maquina de limpeza? E será que isso, sem ser acompanhado de uma limpeza dos colectores e mudança do filtro de gasóleo fará muita diferença?

Como tenho de a levar à inspecção no próximo mês, queria ver se começava a tratar disso por agora.

Muito obrigado!

Cumprimentos

Se queres uma limpeza só de nome, vai á Norauto, se queres uma limpeza a serio e também uma recalibração dos injectores, vai a uma casa especializada (e tens de tirar os injectores)

Irás notar depois muito menos fumo e mais força no motor.

Convêm também mudar o filtro de gasóleo. [;)]

Pois confirma completamente o que me disseram. Eu em termos de performance não noto diferença nenhuma desde que a comprei. (levava 120.000Km na altura e agora leva 180.000Km).
Alguma recomendação de sítio para a levar na zona de Lisboa?

Muito obrigado pela rápida resposta!

Pois confirma completamente o que me disseram. Eu em termos de performance não noto diferença nenhuma desde que a comprei. (levava 120.000Km na altura e agora leva 180.000Km).
Alguma recomendação de sítio para a levar na zona de Lisboa?

Muito obrigado pela rápida resposta!

Tens a Centraldiesel, na zona industrial de Massamá, por exemplo.
Mas existem muito mais casas. Em geral as Bosch Car Service fazem este tipo de trabalhos.

Norauto, Roadys e Feuverts não mexem nos meus carros.

Eles não são mecânicos são trocadores de peças.

Uma vez fui lá com um carro trocar as velas (porque eu não tinha a chave de velas senão trocava-as em casa) e o mecânico a dizer-me que aquele motor levava 5 velas. O motor é um 4 cilindros. [:D]

Depois disse que ia demorar pelo menos 2h a trocar porque tinha que desapertar os colectores de admissão. [:D]

O pior de tudo, ao apontar-me onde seria a colocação das velas (eu sabia mas fiz-me de desentendido) aponta-me para os injectores em vez das velas. [:)]

Pedi-lhe a chave e mostrei-lhe como se tirava uma. Escusado será dizer que comprei as velas, passei num amigo e pedi a chave de velas e troquei eu mesmo em casa.

Não metas o teu carro nesses artistas. Essa limpeza que te vão fazer é uma treta, não vai resolver nada.

Além disso, verifica primeiro se os tubos do intercooler estão todos bem ligados e se o próprio intercooler não tem fuga.

O motor faz algum "soprar" diferente?

Tens a Centraldiesel, na zona industrial de Massamá, por exemplo.
Mas existem muito mais casas. Em geral as Bosch Car Service fazem este tipo de trabalhos.

Falei agora com a Bosch, e só o teste já me parece puxado de preço (mas não sei se será o normal ou não). Apontam a 125€ testar, sendo que se não tiver nos parâmetros que a probabilidade de ter de levar peças novas é grande.

Falaram-me agora também de um aditivo que reduz significativamente o fumo (dando para "safar" esta inspecção e pegar no assunto com mais folga para a carteira). Será que funciona?

Falei agora com a Bosch, e só o teste já me parece puxado de preço (mas não sei se será o normal ou não). Apontam a 125€ testar, sendo que se não tiver nos parâmetros que a probabilidade de ter de levar peças novas é grande.

Falaram-me agora também de um aditivo que reduz significativamente o fumo (dando para "safar" esta inspecção e pegar no assunto com mais folga para a carteira). Será que funciona?

Não vás em cantigas, de onde és?

Norauto, Roadys e Feuverts não mexem nos meus carros.

Eles não são mecânicos são trocadores de peças.

Uma vez fui lá com um carro trocar as velas (porque eu não tinha a chave de velas senão trocava-as em casa) e o mecânico a dizer-me que aquele motor levava 5 velas. O motor é um 4 cilindros. [:D]

Depois disse que ia demorar pelo menos 2h a trocar porque tinha que desapertar os colectores de admissão. [:D]

O pior de tudo, ao apontar-me onde seria a colocação das velas (eu sabia mas fiz-me de desentendido) aponta-me para os injectores em vez das velas. [:)]

Pedi-lhe a chave e mostrei-lhe como se tirava uma. Escusado será dizer que comprei as velas, passei num amigo e pedi a chave de velas e troquei eu mesmo em casa.

Não metas o teu carro nesses artistas. Essa limpeza que te vão fazer é uma treta, não vai resolver nada.

Além disso, verifica primeiro se os tubos do intercooler estão todos bem ligados e se o próprio intercooler não tem fuga.

O motor faz algum "soprar" diferente?

Pois, a questão da Norauto é por ter um bom amigo que lá trabalha e faz o desconto. Não noto soprar diferente.

E também não noto nem consumo a mais nem andar a menos (a velocidade de ponta subiu um bocadinho na última vez que experimentei e tudo).

Mas em relação à Bosch car service e ao preço dado pelo teste? Parece dentro do normal?

Lisboa. O aditivo cheira-me a treta, mas quem me falou disso usou para o mesmo fim que eu usaria (inspecção a fumar menos) e disse-me que fez mesmo diferença..

Não ajuda eu ser um nabo em mecânica lol.

Há um aditivo Diesel muito usado em Mercedes que se chama Stanadyne.

Olha por exemplo o deste anúncio:

http://portocity.olx.pt/stanadyne-performance-formula-iid-61141635

A usares alguma coisa experimenta este. Os STP e afins vendidos nos hipermercados não valem nada.

Não custa nada experimentares o Stanadyne e veres os resultados, se melhorar alguma coisa porreiro. Caso contrário tens que avançar para outras soluções mais dispendiosas.

http://portocity.olx.pt/stanadyne-performance-formula-iid-61141635

A usares alguma coisa experimenta este. Os STP e afins vendidos nos hipermercados não valem nada.

Não custa nada experimentares o Stanadyne e veres os resultados, se melhorar alguma coisa porreiro. Caso contrário tens que avançar para outras soluções mais dispendiosas.

Obrigado pela dica.

Em relação às soluções mais dispendiosas será a tal limpeza completa?

Stanadyne performance formula - Porto - Peças e acessórios - variados motores

Há á venda na Centraldiesel, se quiseres.

Onde se vende não sei, procurei e só encontrei esse anúncio por isso é que o coloquei. [:D]

Eu mando vir um dos USA, o nome agora não sei ao certo, mas é bastante bom.

Mas o Stanadyne pelo feedback que vou lendo é bom produto.

Já lá comprei, não foi barato e também não posso dizer que tenha notado algo de relevante.
Mas pode ser de o motor também não fazer demasiado fumo.

Enche o depósito com gasóleo caro (BP Ultimate, Galp Gfoce, Repsol e+10) e depois vai dar umas voltas compridas com uns valentes esticões à mistura e vais ver que o fumo diminui bastante.

um conselho que resulta e só faz bem, mete 30e gasóleo especial, 2.5euros de gasolina e 300ml de óleo 2t(não te preocupes que não estraga nada), depois de quente vai para a autoestrada e puxa-a bem por uns quilómetros.. e problema resolvido.abc

Enche o depósito com gasóleo caro (BP Ultimate, Galp Gfoce, Repsol e+10) e depois vai dar umas voltas compridas com uns valentes esticões à mistura e vais ver que o fumo diminui bastante.

Hehe. Já fiz o esticar mas sem grandes resultados (aliás foi aí que vi que estranhamente aumentou em 5Km/h o máximo que alguma vez tinha dado...)

Mas vou deixar este que lá tenho acabar e dps faço uns bons Km's com o gasóleo bom. Eu ponho sempre de marca mas não do especial (até doi ver o preço...)

um conselho que resulta e só faz bem, mete 30e gasóleo especial, 2.5euros de gasolina e 300ml de óleo 2t(não te preocupes que não estraga nada), depois de quente vai para a autoestrada e puxa-a bem por uns quilómetros.. e problema resolvido.abc

Neste motor não é muito boa ideia fazer isso. Já é common rail e portanto sensível como tudo.

O que vou fazer então em principio será:
- Testar os injectores para ver se há algum com débito fora dos parâmetros.
- Se se confirmar alguma anomalia, vejo se compensa trocar os expressores (nem verifiquei ainda se os meus dão para trocar ou se tem de levar injector completo)

Aparte disto vou tentar verificar se haverá alguma fuga de ar no circuito.

O que vou fazer então em principio será:
- Testar os injectores para ver se há algum com débito fora dos parâmetros.
- Se se confirmar alguma anomalia, vejo se compensa trocar os expressores (nem verifiquei ainda se os meus dão para trocar ou se tem de levar injector completo)

Aparte disto vou tentar verificar se haverá alguma fuga de ar no circuito.

Deves querer dizer "bicos" dos injectores. É assim que os mecânicos comummente chamam.

Voltar
Superior