Fumo de escape

Amigo Mouselik, primeiro faz aquilo que eu te disse (se quizeres, claro). Se não resultar, aí sim, tira os injectores para testar e limpar se necessário.

Além disso, acho que um turbo manhoso e/ou uma EGR entupida também não ajuda nada na fumarada. (Penso eu)

Amigo Mouselik, primeiro faz aquilo que eu te disse (se quizeres, claro). Se não resultar, aí sim, tira os injectores para testar e limpar se necessário.

Além disso, acho que um turbo manhoso e/ou uma EGR entupida também não ajuda nada na fumarada. (Penso eu)

Sim claro, esse passo vou sempre dar. Ainda por cima estou prestes a entrar na reserva por isso até calha bem...

Não, o que interessa é a rotação/injecção, ou seja, podes ir para a auto-estrada (ou uma estrada aberta) andar a 140km/h mas em vez de andares em sexta, mete uma quarta. E também fazeres umas recuperações dos 80Km/h até aos 120 ou 140km/h em terceira ou quarta.

NÃO o faças com o carro parado, ou seja, não dês acereladelas com o carro parado que não ganhas nada com isso, só fazes montes de barulho e intoxicas o bairro todo !!!

Última edição:
Após 2 dias de "tratamento" o fumo baixou. Hoje de noite (quando é mais fácil de ver, com farois a iluminar por trás) confirmo os resultados mas já estou satisfeito com o primeiro resultado.

Usei gasóleo da Repsol (o 10+), pus 20€ e como trabalho fora de Lisboa e tenho de fazer auto-estrada, usei muito a 4ª entre as 3.000 e as 4.500RPM. Fiquei foi com uma dúvida... O ter o carro às 4.000RPM em 3ª ou 4ª faz o efeito desejado (sendo que não vou nem por sombras a fundo) ou é preciso ir mesmo no prego?

Muito obrigado desde já pela ajuda, parece-me que pelo menos a saga da inspecção pode ser ultrapassada com este método.

Isso de andar a puxar pelo carro em 3ª ou 4ª, na auto-estrada é só para não andares a velocidades proibitivas. Podes ir prego a fundo mas não há necessidade de andares a 200km/h ou mais. Se com 20€ já notas diferenças, imagina com um depósito cheio.

Isso de andar a puxar pelo carro em 3ª ou 4ª, na auto-estrada é só para não andares a velocidades proibitivas. Podes ir prego a fundo mas não há necessidade de andares a 200km/h ou mais. Se com 20€ já notas diferenças, imagina com um depósito cheio.

Sim, ainda por cima como faço a A1 que tá pejada de radares tenho mesmo de ter cuidado....

Um dos problemas comuns dessas unidades (tanto 1.6d como 2.0d) é a FAP... deve ser trocada aos 120.000km (sim, trocada! Não é inspeccionada) e, por experiência de trabalhar numa gestora de frotas, sei que ou não o faziam ou hoje em dia já é possível limpar (quando dá) filtros de particulas.

E claro, "largar" uns 1000 e tal euros só para isso custa a muitos. Como a compraste com 120.000km, lembrei-me disso: se calhar o antigo proprietário não o fez.

Valida na marca se foi trocada (ou mesmo no manual de revisões programadas, vê se tens carimbo dessa revisão).

Depois dá feedback.
Cumpts

Um dos problemas comuns dessas unidades (tanto 1.6d como 2.0d) é a FAP... deve ser trocada aos 120.000km (sim, trocada! Não é inspeccionada) e, por experiência de trabalhar numa gestora de frotas, sei que ou não o faziam ou hoje em dia já é possível limpar (quando dá) filtros de particulas.

E claro, "largar" uns 1000 e tal euros só para isso custa a muitos. Como a compraste com 120.000km, lembrei-me disso: se calhar o antigo proprietário não o fez.

Valida na marca se foi trocada (ou mesmo no manual de revisões programadas, vê se tens carimbo dessa revisão).

Depois dá feedback.
Cumpts

Olha, achava que a minha nem tinha FAP... Vou ver então. Primeiro ver se tá carimbado, e se tiver, ver na Volvo se têm lá esse registo.

Obrigado pela dica!

Confirma-se que o gasóleo bom + auto-estrada em 4ª às 4.000 RPM fizeram maravilhas... De noite e com faróis por trás já não se vê fumo! Impressionante a diferença...

Pelo menos esta inspecção ela passa tranquilamente...

P.S. Na Volvo fizeram o orçamento de €358 + IVA para trocar os injectores. Fiquei surpreendido com o preço... Achei que seria muito mais!

Óptimo! Mas não deixes de ver o que te fomos falando por aqui.

Relativamente ao orçamento, aparentemente não me parece caro. Também apontaria para cima.

Óptimo! Mas não deixes de ver o que te fomos falando por aqui.

Relativamente ao orçamento, aparentemente não me parece caro. Também apontaria para cima.

Sim, já arranjei uma oficina de confiança que me vão fazer um checkup completo.

Há coisas que são até estranhas (acho eu) como o AC que não é carregado à tempos e ainda está como novo e a embraiagem que tá de origem e ainda pega bem...

Mas a ver o que me dizem.. Queria era ter já uma lista de pontos a ver, que fossem comuns de estar a dar o berro aos 180.000Km, para "direccionar" a oficina para não se porem a inventar (de confiança mas nunca fiando hehe)

Parece a gozar mas... disseram-me agora mesmo que aquele preço é POR INJECTOR! Ou seja, mais de €1.700!

Será possível??

Sim, e não te queixes. Há uns tempos cobraram 1000 € na Audi para trocar 1 injector a um A3 2.0 Tdi de 170, a um amigo meu. Ele achou muito e pediu o injector "velho" de volta, ao que lhe respondem que seria mais 500 €, se o quisesse.[8b]

Sim, e não te queixes. Há uns tempos cobraram 1000 € na Audi para trocar 1 injector a um A3 2.0 Tdi de 170, a um amigo meu. Ele achou muito e pediu o injector "velho" de volta, ao que lhe respondem que seria mais 500 €, se o quisesse.[8b]

É de loucos... Ainda bem que isto se "resolveu" com um aperto e 20€ de pinga!

Voltar
Superior