Fumo preto em segunda

jaaf

New member
Boas,
hoje peguei no carro do meu tio e reparei que o carro deita fumo preto mas só na segunda velocidade
O carro é um audi A4 1.9 tdi de 2001 e tem 100 mil km o carro não é muito puxado faz viagens curtas diárias e nunca passa os 65 km/h
o que acham que pode ser o problema?

Boas,
hoje peguei no carro do meu tio e reparei que o carro deita fumo preto mas só na segunda velocidade
O carro é um audi A4 1.9 tdi de 2001 e tem 100 mil km o carro não é muito puxado faz viagens curtas diárias e nunca passa os 65 km/h
o que acham que pode ser o problema?

Como indicado, não terá problema algum.

Só mesmo a falta de uso.

o que eu estranhei foi o facto do fumo só aparecer na segunda velocidade, obrigado

Porque muito provavelmente acima de 2.ª , 3.ª ou mais, como a velocidade é superior, logo também o tal fumo se dispersa mais, não sendo possível a sua percepção pelo retrovisor. Espero não estar a dizer nenhuma parolice [:D] .

Boas!

Tenho um alfa GT 1.9 JTD de 2004 com 300000km, sem filtro de partículas, carro está original em termos de reprogramações, não consome oleo.
Deita algum fumo preto quando acelero
Já limpei injetores, coletor de admissao, EGR.
O que poderá ser? Será normal para os kms?

Nota-se mais quando acelero a fundo, para ganhar velocidade rápido, normalmente começa quando entra o turbo e o carro começa a "comer" a rotação.

Faço cerca de 40 km por dia, 20 para cada lado quase sempre a andar a 60-100kmh

Há carros mais antigos que não deitam fumo quando aceleram

Nota-se mais quando acelero a fundo, para ganhar velocidade rápido, normalmente começa quando entra o turbo e o carro começa a "comer" a rotação.

Faço cerca de 40 km por dia, 20 para cada lado quase sempre a andar a 60-100kmh

Há carros mais antigos que não deitam fumo quando aceleram
É normal. Maior débito resulta em mais gases que fazem o turbo encher mais rapidamente.

essa egr e essas geometrias devem ter mais carvão que uma saca de carvão vegetal de 5 kg :P

limpeza bem merecida

A geometria geralmente não costuma de fazer fumo porque costuma de travar em posição fechada. Acaba por fazer pressão a mais ... mais ar ... menos fumo. Há tantos turbos a partir por isso ... Apenas nos 1.9 TDI, nos 2.0 mudaram isso inclusivé meteram um sensor de posição da geometria no topo do diafragma actuador por vacuo para controlar a cena.

EGR sim, filtro de ar por trocar, motor a aspirar oleo a mais pelo respiro e a juntar ao carvão que vem da EGR, fica aquele manteiga preta bonita.

Boas!

Tenho um alfa GT 1.9 JTD de 2004 com 300000km, sem filtro de partículas, carro está original em termos de reprogramações, não consome oleo.

Procura por babas de oleo em tubagens de intercooler, podes ter uma fuga e escapar algum ar que já foi contabilizado pela MAF.

Boas!

Fuga tubagens IC
Sensor MAP sujo (no colector de admissão)

Tenho um motor desses em casa com 350.000km e fuma qualquer coisa nos primeiros arranques do dia, mas também não é alvo de limpezas há uns 175.000km.

se bem me lembro o meu jtd 115cv, que até tem um sistema de injeção mas arcaico, só fumava ligeiramente nas primeiras puxadelas após andar vários dias em ritmos citadinos calmos, e não o fazia numa mudança especifica[;)]
assim que limpava esse carvão acumulado deixava logo de fumar.

Voltar
Superior