Fumo - Renault 1.5 Dci

JSM

New member
Boas,
Utilizei a pesquisa não encontrei resposta para o que procuro, daí ter criado este tópico.
Possuo um Renault Modus 1.5 Dci de 2005 com cerca de 170 000km, o carro tem as revisões todas em dia. De há uns tempos para cá, tenho notado que o carro faz mais fumo que o desejado, especialmente quando está em baixa rotação e subo até meia rotação. Já fui à oficina, fizeram uma revisão à bomba injetora e injetores e disseram que estava tudo bem com o motor, que precisava era de puxar mais pelo carro. Embora eu puxe razoavelmente pelo carro, passei a puxar um bocadinho mais pelas mudanças e não tenho notado diferença.

Alguém tem alguma ideia do que está causando o fumo ou teve um problema semelhante?

Mais um voto para a EGR suja ou presa!

Também não será de enjeitar um qualquer problema no sistema de admissão que altere a riqueza da mistura...

Já agora, houve alteração nos consumos?

Boas,
Utilizei a pesquisa não encontrei resposta para o que procuro, daí ter criado este tópico.
Possuo um Renault Modus 1.5 Dci de 2005 com cerca de 170 000km, o carro tem as revisões todas em dia. De há uns tempos para cá, tenho notado que o carro faz mais fumo que o desejado, especialmente quando está em baixa rotação e subo até meia rotação. Já fui à oficina, fizeram uma revisão à bomba injetora e injetores e disseram que estava tudo bem com o motor, que precisava era de puxar mais pelo carro. Embora eu puxe razoavelmente pelo carro, passei a puxar um bocadinho mais pelas mudanças e não tenho notado diferença.

Alguém tem alguma ideia do que está causando o fumo ou teve um problema semelhante?[/QUOTE/]

Tive um problema igual só que num clio dci, que tem o mesmo motor que teu carro. Era o turbo que não estava a fazer a pressão correta, ou seja em vez de fazer 1 bar, só estava a fazer de pressão maxim 0,7 bar, por isso quando puxava pelo carro largava fumo preto.
Verifica o turbo?

Obrigado a todos pelas respostas.

Na minha mão, o carro nunca levou limpeza da EGR, mas foi comprado com cerca de 140 000km, não faço ideia se já tinham feito alguma limpeza até lá.

Quanto aos consumos, o consumo mantém-se estável, a média está nos 4.7L/100Km.

Mais um reparo, o carro é conduzido pela minha namorada a maioria do tempo, e no outro dia, ao apanhar daquelas subidas bem empinadas no pára arranca, reparei que o turbo não estava a atuar na 1ª velocidade. Ou seja, saia em 1ª, carregava no acelerador e o carro não desenvolvia muito, ao meter a 2ª o carro lá caminhava com vontade. Esta subida era bem empinada, daquelas que se fazem em 2ª.

Obrigado a todos pelas respostas.

Na minha mão, o carro nunca levou limpeza da EGR, mas foi comprado com cerca de 140 000km, não faço ideia se já tinham feito alguma limpeza até lá.

Quanto aos consumos, o consumo mantém-se estável, a média está nos 4.7L/100Km.

Mais um reparo, o carro é conduzido pela minha namorada a maioria do tempo, e no outro dia, ao apanhar daquelas subidas bem empinadas no pára arranca, reparei que o turbo não estava a atuar na 1ª velocidade. Ou seja, saia em 1ª, carregava no acelerador e o carro não desenvolvia muito, ao meter a 2ª o carro lá caminhava com vontade. Esta subida era bem empinada, daquelas que se fazem em 2ª.
Amigo um turbo está sempre "a actuar", até mesmo depois de desligar ele continua a rodar por alguns segundos, podes é não sentir muito o turbo por causa da quantidade dos gases de escape que é o que faz "actuar o turbo" fazendo o ter uma disponibilidade óptima em determinada faixa de rotação, e mesmo porque em 1ª o carro tem "muita força", e pouco se nota o turbo, só em mudanças mais altas é que se nota bem...digo eu....

Boas
Na minha opinião o problema pode estar no sensor de massa de ar que não está a informar o E.C.M. corretamente do fluxo do ar.
O turbo também podemos considerar que não esteja com a pressão exata ....tens que ir á oficina para medirem a pressão do turbo .

Boas,
Após mais uma ida à oficina o mecânico percebeu que era o turbo que estava rachado e a perder óleo.
Após instalar um novo turbo, limpar a admissão o carro está novo, não.faz fumo, tem mais força e o consumo baixou de 4.6 para 4.0 L aos 100.

Boas,
Após mais uma ida à oficina o mecânico percebeu que era o turbo que estava rachado e a perder óleo.
Após instalar um novo turbo, limpar a admissão o carro está novo, não.faz fumo, tem mais força e o consumo baixou de 4.6 para 4.0 L aos 100.
Está encontrado o causador.

Isso ainda te ficou caro?

Voltar
Superior